Guia da Semana



Logo no início, quem vê a menina de 17 anos com camisetão e franja, dançando de forma desengonçada na webcam, se lembra da tímida Carol, da na série Confissões de Adolescente, ícone jovem dos anos 90. Aos poucos, a narrativa despe, literalmente, a atriz camaleoa, que deixa o personagem inseguro de lado para dar lugar à sexy e determinada garota de programa que ganhou fama na Internet. Com estreia nacional em 25 de fevereiro, o filme Bruna Surfistinha marca o encontro entre Raquel Pacheco e Deborah Secco, em cenas recheadas de drogas, polêmica e sexo.

O filme

Produzida pela Tv Zero, a película é o primeiro trabalho do diretor publicitário Marcus Baldini à frente de longas-metragens. Inspirado no livro autobiográfico O Doce Veneno do Escorpião - que vendeu mais de 300 mil exemplares e está em sua 15ª edição - o filme tem projeção de lançamento de 350 cópias.

A trilha sonora inclui a erótica Time of the Season, do The Zombies, a balada Fake plastic trees, do Radiohead - que pediu para assistir ao filme antes de liberar a música -, além da banda The Flaming Stars. No elenco ainda conta com Drica Moraes, Cássio Gabus Mendes, Fabíula Nascimento, Cristina Lago e Guta Ruiz, formando a produção mais esperada do ano e que pretende quebrar preconceitos e arrastar o público para as salas.

O enredo

Em uma história que se assemelha a um conto de fadas às avessas moderno, o filme narra a vida da ex-garota de programa e escritora Raquel Pacheco, adotada por uma família de classe média paulistana, que sofria hostilidade no colégio e indiferença dos pais. Revoltada e com síndrome de 'patinho feio', a adolescente descobre os prazeres do sexo e resolve sair de casa para ganhar a vida como garota programa.

"Desde a leitura do roteiro eu já tinha a visão muito clara de que existiam algumas Brunas na história e não somente uma personagem. A Raquel com a família e hostilizada no colégio; a Raquel descobrindo que os homens poderiam pagar para ter uma noite com ela; a Raquel virando Bruna Surfistinha; e ela entrando nas drogas e virando uma garota de sucesso", aponta a protagonista Deborah Secco.

Na marginal profissão, a personagem faz uma trajetória que vai da moradia precária em um bordel da periferia até o requinte ao atender os clientes em sua própria cobertura, no bairro nobre de Moema. Com o pseudônimo de Bruna Surfistinha, cria um blog relatando sua vida na Internet, entra de cabeça no mundo das drogas e vira celebridade nacional.

Preparação


Para a construção do personagem, Deborah Secco frequentou clubes masculinos e casas de suíngue

"Com a Raquel/Bruna eu tinha certeza que ela era uma personagem com o qual eu poderia mostrar um lado da Deborah que poucas pessoas conheciam", assume a atriz. Apesar de não ser a primeira opção do diretor, Deborah teve que lutar para ganhar a confiança de Baldini, que não queria uma celebridade para contar uma história por si só já polêmica. "Conversei com ela e acabamos falando a mesma língua e tendo a mesma opinião sobre alguns pontos do roteiro", ele conta. A partir daí, Baldini já não poderia tirá-la do papel principal.

Com 31 anos, 23 anos de carreira e 15 novelas no currículo, a atriz considera ser esse o papel da sua vida e pouco se lembrava da garota de programa que ganhou as páginas de jornal e TV, em 2005. Sem ler o livro, nem ao menos visitar o blog, buscou na solidão algumas respostas para a personagem. Afastou-se da família e frequentou clubes masculinos e casas de suingue. "Eu, em especial, fui conhecer garotas de programas de diversos níveis, desde a menina que atende na sua própria casa até aquelas que fazem ponto na rua".

Segundo a atriz, isso foi muito vantajoso na construção do personagem "O roteiro era a minha vida, era a minha história, era a minha verdade. Talvez se eu tivesse lido o livro, entendesse a história de uma forma diferente e o personagem não fluísse da maneira que foi", assume Deborah.

Para o papel, ela teve que engordar oito quilos e ganhou formas e curvas, ficando o mais próxima dos padrões de beleza exigidos pelo público masculino. Só nas filmagens, foram necessárias nove semanas e meia, sendo que, em quase todo dia, havia cenas de sexo para fazer. "Algumas caracterizações demoravam duas horas e tinham tudo para desconcentrar. Tive que fazer um trabalho árduo para me focar nos momentos mais adversos", revela a atriz.

Cenas picantes

E quem espera uma narrativa com uma Bruna Surfistinha light nas telonas assusta-se logo nas primeiras cenas. "Sempre tive a preocupação de que as cenas de sexo tivessem uma pertinência narrativa muito grande. Fiz a opção lá atrás de que tinha que mostrar o suficiente para impactar, dentro da narrativa que estava contando", aponta Marcus Baldini.

Com o sexo e o erotismo permeando uma história que revela os segredos mais ocultos da natureza masculina, Deborah não se intimidou e incorporou o papel em toda a sua essência. "Não tive problema em fazer as cenas, a minha maior preocupação era mostrar as vitórias e as dores que a Bruna passou para chegar nesse lugar. Contar a história sem cenas fortes não seria contar essa vida, seria inventar uma outra história".

Livro x Filme



Apesar da adaptação, Marcus Baldini preferiu se manter distante de Raquel Pacheco e fugiu um pouco do livro para compor o roteiro. O resultado são cenas ficcionais que não existiram na vida real, como as brigas com o irmão - quando na verdade ela tinha duas irmãs de criação - e a omissão dos desentendimentos com o pai adotivo - que chegou a denunciá-la para a justiça.

"É muito difícil dizer os motivos pelos quais cada mudança aconteceu. O que eu quis fazer é um roteiro coerente com a trajetória profissional da Raquel, com as dores, vontades e alegrias que sentia. Queira ou não, todo filme que tem uma adaptação faz um olhar específico sobre a história", reflete Baldini.

De acordo com Deborah, se o filme tem a intenção de passar alguma mensagem, seria a de deixar os julgamentos de lado e tentar enxergar a capacidade que as pessoas têm de viver "A vida nem sempre dá toda as possibilidades a todas as pessoas", afirma a atriz. Se você se interessou pela história, corra para os cinemas. Só não vá com preconceitos.

Ficha Técnica
Bruna Surfistinha
Direção: Marcus Baldini
Elenco: Deborah Secco, Drica Moraes, Cássio Gabus Mendes, Fabíula Nascimento, Cristina Lago e Guta Ruiz
Ano de lançamento: 2010
Duração: 109 minutos


*Fotos: Divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.