Guia da Semana

De Los Angeles


Foto: Divulgação

Histórias de fantasmas, aparições e almas penadas existem desde que a humanidade passou a registrar sua passagem por esse mundo. Embora considerado assunto de gente maluca, assim como caçar extraterrestres, acreditar na existência de espíritos vagando por nosso mundo ganha tom de seriedade com as "fotografias espirituais", que registram essas almas tentando fazer contato. Esse é o tema de Imagens do Além, remake do ótimo Espíritos - A Morte Está ao seu Lado, que estréia nesta semana em circuito nacional. No elenco, Joshua Jackson, o eterno Pacey, de Dawson´s Creek.

Joshua vive Benjamin, um fotógrafo genial que é contratado por uma empresa japonesa. Por isso, logo depois de se casar com a lindíssima Jane (Rachel Taylor, de Transformers), muda-se para Tóquio. Um misterioso acidente de carro, que só a noiva presencia, a deixa com o peso na consciência por ter atropelado uma pessoa. Mas a polícia não acha nenhum corpo e tudo começa a ficar misteriosamente arrepiante.

Sem falar japonês, recém-casada, e sem amigos por perto, Jane é pressionada também pelo aspecto cultural, literalmente, um peixe fora d´água. Esse impacto torna-se maior quando o marido tem uma explosão de raiva: uma sessão inteira de fotos foi arruinada por conta de uma névoa branca presente em todas as fotografias. E ninguém sabe de onde aquilo surgiu.

Logo, ela descobre que isso é chamado de "fotografia espiritual", um fenômeno com ocorrências em diversos países, mas bastante intenso no Sudeste asiático. A história original se passa na Tailândia, onde há um verdadeiro pavor a respeito da matéria. O clima tenso permanece durante praticamente todo o filme.

O que mais surpreende o espectador ocidental é a natureza da alma penada que assombra os personagens. Diferente do conceito de fantasmas que quebram coisas, machucam pessoas, ou assombram um lugar, no Oriente, eles são ligados a desvios de conduta e a erros do passado de cada pessoa. Ou seja, aqui se faz, aqui se paga. Se você faz algo que fere, ou mata, alguém, pode apostar que o fantasma volta para puxar o seu pé durante a noite!

Muito mais um thriller do que um terror tradicional, Imagens do Além é boa opção não só para fãs do gênero. Sem apostar em cenas nojentas e sem lançar sangue pela tela, o filme mexe muito mais com a imaginação do que com o visual. Reviravoltas não faltam e, se você não viu o original, surpresas impressionantes o aguardam! O espectador pode ter certeza de que, depois desse filme, tirar fotos vai deixar de ser uma atividade 100% divertida.

  • Veja também a entrevista com a atriz Rachael Taylor


    Quem é o colunista: Fábio M. Barreto adora escrever, não dispensa uma noitada na frente do vídeo game e é apaixonado pela filha, Ariel. Entre suas esquisitices prediletas está o fanatismo por Guerra nas Estrelas e uma medalha de ouro como Campeão Paulista Universitário de Arco e Flecha.

    O que faz: Jornalista profissional há 12 anos, correspondente internacional em Los Angeles, crítico de cinema e vivendo o grande sonho de cobrir o mundo do entretenimento em Hollywood.

    Pecado gastronômico: Morango com Creme de Leite! Diretamente do Olimpo!

    Melhor lugar do Brasil: There´s no place like home. Onde quer que seja, nosso lar é sempre o melhor lugar.

  • Atualizado em 6 Set 2011.