Guia da Semana

por Marcur Oliveira

Muitas vezes, os filmes são marca registrada de muitos casais. Alguns tiveram o primeiro encontro em uma sala de cinema, outros lembram de uma cena que marcou uma época, uma música que represente algo para ambos. Vários fatores ligam a sétima arte ao clima de romance.

O primeiro beijo no cinema foi dado por May Irvin e John Rice em 1895 no longa O Beijo de May Irvin e John C. Rice e causou muita polêmica na época. Hoje, eles acontecem de cabeça para baixo, na chuva, embaixo d´água, após uma luta de boxe, só para citar os mais clássicos, e deixam comprometidos e solteiros com vontade de testar todos os tipos.

O Guia da Semana promoveu uma enquete com os usuários que elegeram as cinco melhores cenas românticas do cinema. Veja a lista e prepare-se para celebrar a data, acompanhando, ou não!

1- Diário de Uma Paixão

O clássico conflito do amor entre uma moça rica e um homem pobre dá o tom ao longa. Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling) são dois jovens que se apaixonam na década de 1940, enquanto a garota havia ido passar o verão com a família. Diante dos pais ricos totalmente contra o enlace, Allie se separa de Noah, e o rapaz vai para a guerra. Ele continua a enviar cartas à amada, que eram confiscadas pela mãe da jovem, fazendo com que ela nunca mais tivesse notícias dele. Quando ele retorna da batalha, não a encontra mais.

Depois de anos afastados, mas ligados emocionalmente, Allie retorna à cidade onde se conheceram, porém, noiva de um outro homem. Ao se reencontrarem, não resistem e se rendem à paixão, protagonizando uma das cenas de beijo mais marcantes do cinema romântico, embaixo da chuva. O nome do filme vem do fato de a história do casal ser contada por um homem já de idade avançada que lê para uma senhora com Mal de Alzheimer a história de amor, escrita em um diário.



Título original: The Notebook
Lançamento: 2004
Direção: Nick Cassavetes
Atores: James Garner, Gena Rowlands (Allie Hamilton) Rachel McAdams, Ryan Gosling, Heather Wahlquist.
Duração: 121 min



2 - Cidade dos Anjos

Los Angeles é o cenário para esse romance, literalmente, espiritual. A cirurgiã Maggie Rice (Meg Ryan) é totalmente dedicada à carreira e fica muito abalada depois de perder um paciente. Seth (Nicolas Cage) é um anjo encarregado de tomar conta da cidade, e passa a se interessar pela médica depois de presenciar o fato que a decepcionou. Apaixonado por ela, começa a aparecer para a amada com frequencia, se passando por um paciente do hospital onde ela trabalha.

Como é um anjo, Seth não tem sensibilidade e não pode sentir tato, olfato, paladar e principalmente, viver esse amor. Para isso é preciso que ele abra mão do cargo celeste em nome de sua paixão. Depois de passar por um ritual, o anjo descobre os prazeres com a médica e os dois vivem uma noite que ficou registrada nas telonas e na memória dos amantes de filmes românticos.



Título original: City of Angels
Lançamento: 1998
Direção: Brad Silberling
Atores: Nicolas Cage, Meg Ryan, Andre Braugher, Dennis Franz.
Duração: 114 min




3 - Uma Linda Mulher

A história da garota de programa Vivian Ward ganhou repercussão mundial e levou a atriz Julia Roberts ao estrelato. O longa mostra o milionário Edward, interpretado por Richard Gere, que contrata os serviços da prostituta para acompanhá-lo durante uma semana em eventos sociais. Neste tempo, ela se transforma em uma mulher elegante e aos poucos ele se apaixona pelo jeito desencanado da jovem, até que o contato, até então profissional, se transforma em uma relação calorosa entre os dois.

Depois de se distanciarem devido às diferenças entre seus mundos, Edward se arrepende de ter ofendido Vivian, que havia o deixado, e vai ao seu encontro, levando um buquê de flores. Ele escala as escadas de incêndio em direção ao seu amor e, claro, protagonizam um beijo apaixonado de dar inveja aos espectadores.



Título original: Pretty Woman
Lançamento: 1990
Direção: Garry Marshall
Atores: Richard Gere, Julia Roberts, Ralph Bellamy, Jason Alexander.
Duração: 119 min




4 - Dez Coisas que Eu Odeio em Você

A temática adolescente ganhou também o gosto dos adultos. Baseado em uma obra de Shakespeare (The Taming of the Shrew), o longa levou às telonas a história da jovem Bianca (Larisa Oleynik), que já no primeiro dia de aula desperta uma paixão arrebatadora em Cameron (Joseph Gordon-Levitt). Com um pai totalmente controlador, a jovem só pode se envolver com o rapaz caso sua irmã mais velha Katharina (Julia Stiles), uma menina totalmente rabugenta e sem amigos, comece a namorar também.

Para que os dois possam viver um relacionamento, Cameron procura o bad boy da escola Patrick Verona (Heath Ledger), para que ele seduza a irmã de sua amada. Em meio a essa conquista, o galã faz uma declaração de amor aberta e canta em meio ao campo de futebol do colégio o hit Can't Take My Eyes Off You e impressiona de vez a jovem - e as fãs do ator.



Título original: 10 Things I Hate About You
Lançamento: 1997
Direção: Gil Junger
Atores: Heath Ledger, Julia Stiles, Joseph Gordon-Levitt, Larisa Oleynik.
Duração: 97 min




5 - As Pontes de Madison

O romance maduro entre Francesca Johnson (Meryl Streep) e Robert Kincaid, (Clint Eastwood) é o mote do longa. Casada e vivendo com sua pacata família na cidade de Madison, a mulher fica sozinha em casa quando o marido vai com os filhos participar de um festival em outra cidade. Seguindo sua rotina, se depara com um homem perdido, que lhe pede informações sobre as famosas pontes da região. Ele é um fotógrafo e os dois manifestam interesse pela arte e vão juntos até os locais que pretende fotografar.

Em meio à relação de amizade que em pouco tempo estabelecem, os dois se veem completamente atraídos. Ainda com receio de se render ao amor que sente por Robert, aos poucos o contato fica mais próximo e o casal protagoniza cenas de um puro romance. Porém, ambos sabem que essa história tem seus dias contados, até que a família de Francesca retorne e tudo volte ao normal. Então, os dois pretendem viver cada segundo dos momentos que estão juntos como se fossem os últimos.



Título original: The Bridges of Madison County
Lançamento: 1995
Direção: Clinton Eastwood
Atores: Meryl Streep, Annie Corley, Victor Slezak, Jim Haynie.
Duração: 135 min

Atualizado em 30 Mai 2012.