Guia da Semana

Foto: Site Oficial Kinoforum


Com o objetivo de promover o cinema brasileiro, incentivar e democratizar a produção audiovisual e os novos talentos, organizações da sociedade civil e entidades governamentais criam projetos para viabilizar a realização de filmes. A ampliação destas ações é possível graças à popularização de filmes em formato digital, que são mais baratos que a película e mais fáceis de operar. Informe-se sobre algumas iniciativas e vá pensando no roteiro do seu primeiro curta!

Concurso Filma Brasil

O Concurso Filma Brasil realiza um concurso de roteiro, com tema determinado, para produção de filmes. O corpo de jurados elege um projeto de curta e um de média-metragem que receberão respectivamente R$ 40.000,00 e R$ 70.000,00, valores que serão revertidos para a realização dos vídeos.

Os ganhadores têm à disposição ainda estúdios BurtiHD, que contam com estrutura de ponta para captação de imagens digitais. Depois de finalizados, os vídeos serão exibidos na grade de programação do canal Futura.

Os vencedores do Filma Brasil 2009, Douglas Siqueira, autor de Inquietude (curta), e Mariana Luiza Macedo, responsável por A, B, Ser (média), já iniciaram a produção de seus filmes.

O documentário A, B, Ser abordará a importância da leitura na qualidade de vida. Os personagens são alunos da turma de alfabetização para idosos do Grupo Amor e Fraternidade, com idades entre 50 e 74 anos, que compartilham diariamente o prazer em aprender a escrever uma nova palavra.

A carioca Mariana, de 28 anos, está em fase de produção e agendamento das entrevistas. "Sem dúvida é uma realização poder retratar a história de pessoas especiais que eu convivo", afirma ela.

O vencedor da categoria curta metragem, Douglas Siqueira, paulistano de 25 anos, contará a história de um jovem diabético que nega a doença em Inquietude. "Tenho um amigo diabético e convivência com ele despertou minha atenção para a importância do tema. Quero que meu filme cumpra o papel de informar e alertar para o tratamento da doença", afirma ele.

Além do Filma Brasil, a Muzy Corp, consultoria especializada em ações culturais, também promove os projetos Criação Audiovisual e Visões da Vida. O primeiro, ainda em curso, capacita jovens para o mercado por meio de oficinas de cinema que resultam na produção de cinco curtas-metragem sobre qualidade de vida. O segundo é um cinema itinerante que exibe as obras produzidas durante o Criação Audiovisual e o Filma Brasil em comunidades de baixa renda.

Para Jorge Muzy, presidente da Muzy Corp, o Filma Brasil atingiu seus objetivos. "Além de abrir espaço para o surgimento de novos talentos no cinema nacional por meio de realização de concursos inteligentes, nossa ideia sempre foi trazer a qualidade de vida por meio da sétima arte", afirma. "Os roteiros foram surpreendentes, agora estamos ansiosos para assistir aos filmes", conclui Muzy.

Kinoforum

Criada em 1995, a Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos, promove diversas ações de incentivo a produção e exibição audiovisual, como as Oficinas Kinoforum que, desde 2001, atenderam a 816 jovens de baixa renda, que produziram juntos mais de 185 vídeos.

O projeto oferece 20 vagas para pessoas entre 16 e 26 anos interessadas em produzir seus primeiros vídeos, sem necessidade de experiência prévia na área. As aulas acontecem em seis dias, geralmente aos fins de semana, em período integral. No primeiro fim semana, os participantes têm aulas teóricas sobre história e linguagem audiovisual, aulas práticas com exercícios de câmera e é o momento em que ocorre a divisão dos grupos que escreverão os roteiros dos quatro vídeos. O segundo fim de semana é de captação do material, com a ajuda de monitores que participaram de outras edições do projeto. Nos últimos dois dias, os vídeos são editados. Prontos, os curtas são exibidos nas comunidades onde as oficinas foram realizadas.

De junho a agosto, os alunos que cursaram a oficina de vídeo em 2009, realizada no bairro Lajeado, zona leste de São Paulo, participarão do segundo módulo, com aulas de áreas cinematográficas específicas, como edição, fotografia e roteiro. Os vídeos realizados no ano passado serão apresentados durante o 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, que será realizado entre 19 e 27 de agosto, em diversos espaços da cidade.

Além de incentivar a produção de curtas, o Kinoforum promove oficinas de programação e exibição nas comunidades como forma de divulgar os trabalhos produzidos e aproximar a população, que não têm acesso aos circuitos de produção e exibição do cinema, da cultura audiovisual.

Petrobras Cultural

O Programa Petrobras Cultural - PPC lança anualmente editais para produção de longas e curtas-metragem, difusão em salas de cinema, festivais em todas as regiões do país, entre outras iniciativas de estímulo à produção cinematográfica brasileira. Em 10 de fevereiro foram divulgados os projetos contemplados na seleção pública do PPC 2008/2009 e, em abril, a empresa lançará o edital de seleção de 2010.

Os projetos inscritos são analisados por comissões de seleção externas à companhia formadas por representantes da sociedade civil e especialistas em cultura. Mais informações no site http://www.hotsitespetrobras.com.br/ppc/.

Atualizado em 6 Set 2011.