Guia da Semana

Foi divulgada nesta segunda-feira, 6 de janeiro, a lista com nove longas-metragens estrangeiros elegíveis para o Oscar 2014. “O Som ao Redor”, candidato brasileiro à vaga, não conseguiu garantir seu lugar entre italianos, dinamarqueses ou palestinos. Os cinco finalistas serão revelados no dia 16 deste mês.

+ Saiba como assistir à transmissão dos indicados ao Oscar 2014
+ Fique por dentro de todas as novidades do Oscar 2014
+ Confira as apostas do Guia para o Oscar 2014

Além do filme de Kléber Mendonça Filho, outras produções notáveis ficaram de fora da disputa, como o francês “Azul é a Cor Mais Quente”. O romance foi desclassificado ao estrear domesticamente em outubro – e não em setembro, como é exigido pela Academia. Quem também fará falta na cerimônia do dia 2 de março é o saudita O Sonho de Wadjda, de importância histórica por ser o primeiro filme do país dirigido por uma mulher.

Adéle Exarchopoulos e Léa Seydoux em cena de Azul é a Cor Mais Quente

Entre os pré-indicados, destacam-se o cambojano “L’Image Manquante”, vencedor do prêmio Un Certain Regard em Cannes, e o italiano “A Grande Beleza”, muito elogiado pela crítica internacional e indicado ao Globo de Ouro. “A Caça”, da Dinamarca, também levou troféus em Cannes, em 2012, e o belga “The Broken Circle Breakdown” foi destaque em Berlim.

Confira os pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2014:

The Broken Circle Breakdown (Bélgica)

An Episode in the Life of an Iron Picker (Bosnia e Herzegovina)

O Grande Mestre (Hong Kong)

A Grande Beleza (Itália)

A Caça (Dinamarca)

L’Image Manquante (Camboja)

The Notebook (Hungria)

Omar (Palestina)

Two Lives (Alemanha)

Por Juliana Varella

Atualizado em 10 Jan 2014.