Guia da Semana

Eles são ótimos atores e colecionam prêmios importantes no cinema. Mas não é apenas em frente às câmeras que mostram seu talento. Entre vilões e mocinhos, algumas estrelas de Hollywood ainda arranjam tempo para soltar a voz nos microfones ou arriscar alguns acordes na guitarra. E nada de ensaios na garagem. O assunto aqui são grupos relativamente bem-sucedidos no mundo do showbiz. Já imaginou o Bruce Willis tocando gaita? E o Jared Leto nos vocais? Conheça as principais bandas comandadas por artistas famosos das telonas.

Blues e guerra

Foto: Divulgação

Bruce Willis é fã de blues e se arrisca na gaita

A paixão pelos instrumentos começou antes mesmo de Bruce Willis se consagrar como John McClane, no primeiro Duro de Matar (1988). O ator é gaitista e vocalista da banda The Accelerators, que traz um repertório de rock e blues, executado por dois guitarristas, um baixista, um baterista e um tecladista.

O grupo lançou o disco The Return of Bruno, em 87, com destaque para a regravação de Respect Yourself, clássico soul do The Staple Singers, que alcançou o 5º lugar das paradas dos EUA. O sucesso rendeu parcerias com nomes como Elton John, Bon Jovi, Phil Collins, Bee Gees, Joan Baez, Paul Stanley (Kiss), Ringo Starr e Brian Wilson (Beach Boys).

Em 1989, o The Accelerators lançou seu segundo LP, If It Don"t Kill You, It Just Makes You Stronger, sem a mesma repercussão. Desde então, não apareceu com mais nada de relevante no cenário musical, mas segue firme e forte na estrada, revivendo os hits em turnês como a de 2003, quando fizeram uma série de apresentações para as tropas combatentes no Iraque.

Tudo em família

Foto: Divulgação


Os irmãos Bacon são apaixonados pela música desde pequenos

A paixão pelo country-folk começou quando Kevin Bacon ainda era criança. Junto com o seu irmão Michael, formou o Bacon Brothers, antes mesmo de ficar famoso nas telas. Kevin optou por seguir a carreira de ator enquanto Michael se dedicou exclusivamente ao mundo música, ganhando o Emmy pela trilha sonora do documentário The Kennedys.

Mas apesar da dedicação precoce, a dupla só ganhou os olhos do público em 94, quando tocaram durante um evento de caridade em Filadélfia, sua cidade-natal. Depois disso os irmãos caíram na estrada, lançando, em 97, o disco de estreia oficial: Forosoco. Viriam ainda Getting There (1999), Can"t Complain (2001), o duplo ao vivo Live: The No Food Jokes Tour (2003) e White Nuckles (2005). A canção Chop Wood (Carry Water) está na trilha do filme O Lenhador, estrelado pelo próprio Kevin.

Vocalista por natureza

Foto: Divulgação

A paixão pela música começou quando Juliette ainda era criança

Juliette Lewis decidiu que queria ser atriz aos seis anos. Aos 12, gravou o seu primeiro filme (dos mais de 40 que integraria o elenco). Ganhou destaque em Cabo do Medo (pelo qual foi indicada ao Oscar) e Assassinos por Natureza, no qual foi eleita a melhor atriz no Festival de Veneza. Paralelamente ao sucesso no cinema, começava a despontar sua paixão pela música. Influenciada por bandas como The Who, Iron Maiden e Black Flag, a atriz formou o Juliette & The Licks, ao lado dos amigos e guitarristas Todd Morse e Kemble Walters.

A banda ficou hypada em pouco tempo, abrindo shows de nomes como Social Distortion e Courtney Love. O primeiro CD, You´re Speaking My Language, teve as faixas produzidas por ninguém menos que Linda Perry. Em 2006, lançaram o segundo trabalho, Four On The Floor, cujas baterias ficaram a cargo de Dave Grohl, do Foo Fighters. Os brasileiros já puderam conferir uma performance ao vivo do grupo, durante uma participação especial no VMB 2007.

Nas paradas

Foto: Divulgação

O Talento de Jared Leto não fica só nos cinemas

No cinema, Jared Leto ficou famoso por papeis complicados, como em Réquiem para um Sonho e Capitulo 27. No cenário musical, ganhou notoriedade ao lado do irmão Shannon, com quem formou o 30 Seconds To Mars, em 1998. A banda toca rock alternativo, com influências de Pink Floyd, Kiss e Alice Cooper. Em 2002, lançaram o primeiro CD, com a música The Kill, que concorreu ao VMA de melhor clipe de rock,ao lado de Red Hot Chilli Peppers e Green Day.

Sem síndrome do segundo disco, o trabalho seguinte fluiu naturalmente para o ator, que compôs quarenta músicas durante uma turnê pela África do Sul, em um momento de inspiração intenso. Onze delas podem ser conferidas no segundo álbum do grupo, A Beautiful Lie, lançado em 2005, com mais de dois milhões de cópias vendidas. A banda se prepara para divulgar o terceiro trabalho, que deve chegar às lojas ainda em 2009.

Escola do Rock

Foto: Divulgação

A irreverência é a marca registrada do Tenacious D, comandada por Jack Balck

Não é de se estranhar que Jack Black tenha interpretado com tanta naturalidade o professor de música de Escola do Rock, já que sua paixão pelas cordas de uma guitarra não é segredo para ninguém. Sempre envolvido com boa música e bom humor, fundou a banda Tenacious D, na qual toca baixo e guitarra, conhecida pelas suas letras irreverentes, cheias de trocadilhos e piadas.

O grupo já lançou dois álbuns e tocou em importantes festivais, como o Leeds e o Reading, ambos realizados nos EUA. As canções são compostas por Black e Kyle Gass, o guitarrista principal do grupo. O estilo musical é descrito como descompromissado e pode ser conferido em versos como os da canção Tribute, na qual um dos refrões é "Rrrigga-gyu-gyu Rrrigga-gyu-gyu", (reprodução vocal de um solo de guitarra). Os fãs agradecem.

Atualizado em 6 Set 2011.