Guia da Semana

Coadjuvantes indispensáveis


Falemos de coadjuvantes indispensáveis. Caso um professor de português resolva entrar aqui no site, vai me mandar uma gramática com todas as páginas plastificadas e o aviso: "Carol, sua ameba, se é coadjuvante não é indispensável".

Coadjuvante segundo o pai dos burros é aquele que auxilia, que ajuda que concorre para um bem comum. Sem dúvida o coadjuvante tem seu peso, mas indispensável não é bem a palavra pra definir alguém que está apenas colaborando."

Embora eu tenha escrito um expressão antagônica,acredito que existam certos coadjuvantes que são essenciais. Duvida? Vejamos apenas nos desenhos animados: O que seria da Alice sem o Gato? Aquele maravilhoso Gato sorridente e todo colorido? Não sei quanto a vocês mas se falam em Alice no País das Maravilhas eu na hora me recordo daquele incrível felino.

Cruel, ah o Cruel, o gato de Gargamel e seu miado enjoado; a Didi do Laboratório do Dexter e seu travesseirinho cor-de-rosa; o China, o gato do Hong Kong Fu sem o qual nosso arremedo de Bruce Lee nada seria; as Indústrias Acme que são o porto seguro do Coiote em sua eterna perseguição ao Papa Léguas.

O zelador dos Animaniacs que vive tentando segurar aquelas pestes sem qualquer sucesso; a menininha Orel eternamente na fila para comprar o Maguila Gorila, Batatinha, fiel escudeiro de Manda-Chuva, Snarf que eu não consigo definir bem o que é, mas era um dos Thunder Cats, Pé de Pano o cavalinho do Pica-Pau, Sapão (Mau Sapão) da Família Drácula.

E o que dizer do Gorducho, o irmão de nosso "Ayrton Senna" japonês Speed Racer; Rose a empregada robô dos Jetsons; Spike o cachorro pra quem o Jerry sempre corria para fugir de Tom; os fiéis espectadores de Tom Sem Freio que gritavam "Hey" agitando bandeirinhas na arquibancada; Simon o inimigo de Vira-Lata (- Simon diz...).

Outro coadjuvante essencial que ninguém dá valor é o narrador. Sim! Você já imaginou o desenho Os Superamigos sem a famosa frase "Enquanto isso na Sala de Justiça"? De Jambo e Ruivão sem o eterno "no último capítulo de Jambo e Ruivão"? Super Galo "assim, se você ouvir aquele grito no ar"; o narrador da Corrida Maluca dando conselhos ao Dick Vigarista e por aí vai...

Bom, melhor parar por aqui senão este texto não tem fim. E um grande viva aos coadjuvantes indispensáveis!

Fotos: Divulgação Disney e Warner Bros.

Quem é o colunista: Maria Carolina Marzagão Jimenez ( por alcunha, Carol) estuda, lê, escreve, ouve música e fala, tudo em proporções inimagináveis.

O que faz: é advogada, blogólotra, cinéfila, fotógrafa e mais um monte de coisas que nem ela sabe.

Pecado gastronômico: pipoca com manteiga (muuuuuuuita pipoca).

Melhor lugar de São Paulo: meu quarto, que, além dos amigos, tem meus discos, meus livros, meus filmes, minha gata, meu violão, eu, e nada mais.

Fale com ela: mariacar.tln@terra.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Título do novo "Star Wars" é revelado: "The Last Jedi"

Oitavo episódio da saga chega aos cinemas em dezembro

"Batman vs. Superman" lidera indicações ao Framboesa de Ouro 2017; veja lista completa

Ao contrário do Oscar, premiação elege os piores filmes do ano

J.K. Rowling desmente boato sobre filme de "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada"

"Não há verdade nos rumores sobre a trilogia", disse a escritora no Twitter

Após vídeo de supostos maus-tratos, pré-estreia de "Quatro Vidas de Um Cachorro" é cancelada

Universal Pictures divulgou comunicado oficial informando o cancelamento

Animação francesa “A Bailarina” é opção para as férias

Filme mostra uma menina que sonha em ser bailarina, mas, para isso, terá que aprender lições importantes de vida

Rede Cinesystem inaugura seu primeiro cinema em São Paulo

Com nove salas e projeção a laser, cinema promete ser o mais moderno da cidade