Guia da Semana

O ano está chegando ao fim e os próximos lançamentos de 2015 começam a estampar os cartazes dos cinemas Brasil adentro. Nos últimos meses, o cinema nacional avançou de forma gigantesca. O maior incentivo do governo e o aumento do patrocínio, além do talento vigente dos nossos cineastas, proporcionou ao público grandes histórias. No âmbito independente, o êxito é claro; já nas salas comerciais, o resultado, muitas vezes, não foi assim tão bom. Entretanto, "Loucas Pra Casar" chega para mostrar que a comédia nacional pode, sim, satisfazer os mais exigentes espectadores. Com Ingrid Guimarães, Tatá Werneck, Suzana Pires e Márcio Garcia, o filme inspira-se nos clássicos roteiros do pastelão americano. Os clichês são óbvios, porém, as ótimas atuações colocam o filme como uma das melhores comédias do ano - nacional, ou não. "Loucas Pra Casar" estreia só em 8 de janeiro, mas já é bom ficar de olho!

Malu (Ingrid Guimarães) tem 40 anos e trabalha como secretária de Samuel (Márcio Garcia), o homem de sua vida. Apesar de estarem namorando há três anos, não há o menor indício de que um pedido de casamento esteja por vir. Um dia, Malu percebe que faltam algumas camisinhas no estoque pessoal de Samuel e logo deduz que ele tem uma amante. Após contratar um detetive particular, logo descobre que há mais duas mulheres na vida do namorado: a dançarina de boate Lúcia (Suzana Pires) e a fanática religiosa Maria (Tatá Werneck). A disputa pela preferência do amado é a grande aventura do roteiro, recheado de momentos para morrer de rir.

Roberto Santucci é figurinha carimbada na comédia brasileira. O diretor é responsável pelo sucesso de filmes, como "Até que a Sorte nos Separe" e "Odeio o Dia dos Namorados". Depois de arrancar boas risadas do público com "De Pernas pro Ar", o cineasta convoca, mais uma vez, Ingrid Guimarães. Se você assistiu à dupla de filmes da atriz, notará a semelhança das personagens. Ingrid Guimarães vive a mulher poderosa que tanto adora, sem deixar de lado as suas fraquezas. E é justamente o que acontece em "Loucas Pra Casar". Você vai perceber que os tantos loops do roteiro (que chegam a parecer bizarros!), conduzem a superação das personagens. Nada diferente do que vivemos nas nossas vidas.

A comparação de "Loucas Pra Casar" com as clássicas comédias hollywoodianas é inevitável. Se você assistiu "Mulheres ao Ataque", estrelado por Cameron Diaz, vai notar as semelhanças gritantes. Mas isso não é necessariamente um problema, já que a experiência de Santucci leva o cineasta a saber exatamente o que o público brasileiro quer assistir.

Tatá Verneck é um caso à parte. A humorista nos conquistou com suas hilárias esquetes na MTV e, a partir daí, sua carreira apenas alavancou. Sua participação em "Avenida Brasil" e na última edição do "Big Brother" levou a atriz a ter a sua chance nas telonas. No filme, porém, seu talento é ofuscado pelo brilho de Guimarães, devido ao papel secundário que lhe foi oferecido. Não é por isso que a atriz, com suas atuações já caricatas, deixa de entreter. Aliás, ficamos até com vontade de vê-la como protagonista. Quem sabe na próxima? Não podemos deixar de lado Suzana Pires que, ao interpretar a típica 'piriguete', nos proporciona um dos melhores momentos do filme. No final das contas, "Loucas Pra Casar" consegue o seu lugar no posto das melhores comédias nacionais que vimos nos últimos tempos. Quer uma dica? Não perca!

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 8 Jan 2015.