Guia da Semana

Com trama confusa, "Antes de Dormir" pode não agradar

Estrelado por Nicole Kidman e Colin Firth, o filme estreia em 22 de janeiro

Imagine acordar a cada dia e não se lembrar de quem você é. Imagine, também, precisar que alguém lhe explique aonde você está e quem é o estranho ao seu lado. Poderíamos estar falando dos cultuados "Amnésia" e "Cidade dos Sonhos", ou até o divertido "Como Se Fosse a Primeira Vez". Entretanto, o enredo citado acima faz parte de "Antes de Dormir", suspense estrelado por Nicole Kidman e Colin Firth.

No filme, quem vive o esse drama é Christine (Kidman) que, ao sofrer um terrível acidente, desenvolve um raro tipo de amnésia, passando a encarar uma realidade que mal consegue assimilar. Desde então, todas as suas lembranças são armazenadas durante o período de um único dia - na manhã seguinte, ao acordar, revive um infinito e traiçoeiro círculo de revelações.

É claro que ela não conseguiria tal proeza sem o marido, Ben (Firth). Com extrema paciência e fidelidade, é ele o responsável por contextualizar a mulher dia após dia, espalhando fotos do casal e lembretes pela casa. Assim, acompanhamos a rotina de Christine e suas diferentes reações a cada descoberta. 

A trama pode parecer monótona, mas o que o filme mostra é o contrário. Os acontecimentos vão ganhando fôlego, principalmente após o surgimento do Dr. Nash, que se mostra disposto a entrar no jogo e ajudar a sua paciente. Com a condição de que Ben não pode saber de nada, percebemos que o cuidadoso companheiro pode não ser exatamente o que aparenta.

Flashbacks entram em cena e propõem pistas para a solução do enigma. Cada segundo é uma nova pergunta, porém as respostas estão longe de serem compreendias. No final, as tantas reviravoltas do roteiro, por mais eletrizantes que sejam, confundem o espectador tanto quanto a sua protagonista. Dentro ou fora da tela, é impossível dizer em o que (e em quem) confiar.

"Antes de Dormir" é, de fato, um suspense intrigante. Entre altos e baixos, o filme cumpre a missão de nos entreter - e nada mais.  

Atualizado em 20 Jan 2015.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Diretor de “Fragmentado” revela que o filme será parte de uma trilogia; confira a entrevista completa

M. Night Shyamalan veio ao Brasil divulgar o suspense que estreia no dia 23 de março

Robert Downey Jr. será "Doutor Dolittle" em novo filme do personagem

"The Voyage of Doctor Dolittle" ainda não tem data de estreia

Novo “Power Rangers” equilibra nostalgia e modernidade e foca no público adolescente

Filme aposta no desenvolvimento dos personagens e trabalha a diversidade

"A Bela e a Fera" é a maior estreia do ano - e a sétima da história dos EUA!

Filme estreou na última quinta-feira soma faturamento de US$ 350 mi ao redor do mundo

“T2 Trainspotting” – como o original, sequência também é um espelho do seu tempo

Longa se passa 20 anos depois do clássico e traz de volta o mesmo elenco

"Viva - a Vida é uma Festa", nova animação da Pixar, ganha primeiro trailer

Com dublagem de Gael García Bernal, filme estreia em janeiro de 2018