Guia da Semana

Com mais de 75 anos de história, o Capitão América é um dos personagens mais icônicos dos quadrinhos norte-americanos. O soldado volta aos cinemas para mais um filme em Capitão América: O Soldado Invernal.

Para ajudar os curiosos que querem saber mais sobre a história do herói e alguns dos personages que estão junto com ele no novo filme, o Guia da Semana preparou um leve resumo sobre a história deles. Confira:

Capitão América

O personagem foi criado durante a Segunda Guerra Mundial como garoto propaganda da luta dos Aliados contra o Eixo. Com o fim do conflito, sua popularidade decaiu e sua revista acabou sendo cancelada.

O Capitão voltou a ser publicada durante o anos 60, em que o famoso Stan Lee estava no controle da editor. Na trama, após uma explosão, o Capitão teria sido congelado e trazido de volta à vida pela primeira formação dos Vingadores. De lá para cá muito mudou.

Ele já esteve do lado do governo norte-americano, contra, já abandonou o uniforme para usar um outro preto e até mesmo já morreu. Confira algumas histórias obrigatórias do personagem aqui.

Primeira aparição: Captain America Comics #1 (Março de 1941)

Viúva Negra

Apesar de conhecermos a personagem como Natasha Romanoff, interpreta por Scarlet Johansson, a Viúva Negra é muito mais uma identidade do que uma personagem em si. Ou seja, três mulheres diferentes já foram chamadas pelo mesmo nome. Mas no geral, todas sempre acabando agindo como agentes secretas para operações da S.H.I.E.L.D.

Primeira aparição: Tales of Suspense #52 (Abril de 1964).

Nick Fury

Não, na sua primeira aparição, o líder da S.H.I.E.L.D. não era negro e estava longe de parecer com Samuel L. Jackson. Originalmente, o personagem era um coronel da Segunda Guerra Mundial que eventualmente se tornou líder da maior agência de espionagem do mundo. E nunca envelheceu. Quadrinhos tem essas coisas.

Primeira aparição: Sgt. Fury and his Howling Commandos #1 (Maio de 1963)

Falcão

Um dos primeiros super-heróis negros a surgir nos quadrinhos, o Falcão se tornou o parceiro e ajudante do Capitão América. Originário do Harlem, bairro com uma grande comunidade de afro-americanos em Nova York, o personagem sempre teve histórias ligadas a luta por direitos raciais.

Primeira aparição: Captain America #117 (Setembro de 1969)

Sharon Carter, Agente 13

Sharon Carter, também conhecida como Agente 13, é uma agente de elite da S.H.I.E.L.D. A personagem surgiu durante a década de 60 e com o passar dos anos chegou até mesmo a liderar a S.H.I.E.L.D. e ter um caso amoroso com o Capitão América.

Primeira aparição: Tales of Suspense #75 (Março de 1966)

Bucky

Em sua origem, Bucky era apenas o parceiro mirim do Capitão América, mais ou menos como o Robin para o Batman. Em uma revisão recente, o personagem foi atualizado como um soldado de primeira classe que executava todas as missões as quais o super herói não poderia ter sua reputação manchada.

Primeira aparição: Captain America Comics #1 (Março de 1941)

Soldado Invernal

Criado por Ed Brubaker, o vilão surgiu em uma das fases mais premiadas do heroi. Nesta fase, as histórias deixaram de lado a megalomania dos supers para algo mais parecido com filmes de espionagem.

O Soldado Invernal seria o extremo oposto do Capitão América. Um soldado sem perfeito criado pelos russos que executa suas missões de assassinato sem se preocupar com as consequências.

Primeira aparição: Captain America #1 (Janeiro de 2005)

Por Edson Castro

Atualizado em 11 Abr 2014.