Guia da Semana

O Casamento de Rachel, com Anne Hathaway, é um dos filmes exibidos no Festival do Rio e na Mostra de SP que estréia em breve.

Tradicionalmente no mercado exibidor brasileiro, o mês de novembro se destaca com muitas estréias em relação aos meses anteriores. O motivo é bastante óbvio, o final da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do Festival do Rio. Com cerca de 400 produções cada, os dois festivais acabam esfriando o mercado durante o final de setembro e todo o mês de outubro. Porém, uma parte considerável dos filmes de destaque está nas salas comerciais logo nas semanas seguintes. Se você perdeu alguma grande produção, ou vive distante das duas capitais, confira o que já tem data de estréia marcada:

14 de novembro

Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez?, de Anand Tucker. O drama inglês conta a relação real do poeta Blake Morrison com o pai, até a morte deste.

Romance, de Guel Arraes. Em seu novo filme, o cineasta cearense critica a mídia em uma história de amor entre um diretor de teatro e uma atriz, vividos por Wagner Moura e Letícia Sabatella.

Segurando as Pontas, de David Gordon Green. A comédia produzida por Judd Apatow fala sobre um viciado em drogas e um traficante que precisam fugir após um assassinato.

Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen. Com Javier Bardem, Penélope Cruz e Scarlett Johansson, o nova-iorquino conta um cômico caso de amor entre um pintor espanhol, sua ex-mulher neurótica e duas americanas.

21 de novembro

A Duquesa, de Saul Dibb. Filme com Keira Knightley e Ralph Fiennes conta a história de Georgiana, a Duquesa de Devonshire, personagem do século XVIII comparada à Princesa Diana.

Feliz Natal, de Selton Mello. Depois de muitos anos longe da família, homem decide voltar para passar as festas de fim de ano em casa.

Vingança, de Paulo Pons. O filme brasileiro de apenas R$ 80 mil conta a história de um jovem que tenta vingar o estupro de sua namorada e acaba se envolvendo com a irmã do criminoso.

28 de novembro

A Fronteira da Alvorada, de Phillipe Garrel. Um jovem fotógrafo vivido por Louis, filho do diretor, se envolve com uma atriz. Anos depois, não consegue esquecer o romance.

Max Payne, de John Moore. Herói dos videogames, policial quer vingança pela morte de sua família, e para isso conta com a ajuda de uma assassina profissional.

O Roqueiro, de Peter Cattaneo. Vinte anos depois de ser expulso da banda em que tocava, baterista é convidado pelo sobrinho para ocupar posto em uma banda de jovens.

Queime Depois de Ler, de Joel e Ethan Coen. Dois funcionários de uma academia acham acidentalmente um cd com informações sigilosas sobre a CIA e decidem tirar proveito da situação. Com George Clooney e Brad Pitt.

05 de dezembro

Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei, de Ed Harris. Depois de sofrer com os desmandos de um rancheiro violento, cidade do Velho Oeste contrata dois pistoleiros como xerifes.

12 de dezembro

O Menino do Pijama Listrado, de Mark Herman. Durante a Segunda Guerra, garoto de nove anos precisa se mudar com a família para uma estranha região onde todos passam os dias de pijamas.

25 de dezembro

Um Conto de Natal, de Arnaud Desplechin. Família é afetada durante anos por não poder fazer nada para evitar a morte de um dos filhos, vítima de um distúrbio genético.

Um Homem Bom, de Vicente Amorim. Cineasta brasileiro filma drama sobre professor alemão contrário a Hitler que, sem perceber, vai se deixando levar pela ideologia nazista.

30 de janeiro

O Casamento de Rachel, de Jonathan Demme. Jovem deixa clínica de reabilitação para participar do casamento de sua irmã. De volta em casa, percebe que a relação com a família não será tão fácil.

06 de fevereiro

Verônica, de Maurício Farias. Professora da periferia do Rio de Janeiro descobre que os pais de um de seus alunos foram assassinados e decide enfrentar polícia e traficantes para garantir a vida do menino.

20 de fevereiro

Che, de Steven Soderbergh. Épico conta em dois filmes a ascensão de Ernesto Guevara na Revolução Cubana e sua queda na Bolívia. (Distribuidora ainda não decidiu se lança dois filmes simultaneamente ou não)

20 de março

Adoração, de Atom Egoyan. Um simples trabalho para o curso de francês faz com que um jovem canadense descubra fatos terríveis sobre o passado de sua própria família.

09 de abril

Valsa Com Bashir, de Ari Folman. Animação em que diretor tenta descobrir significado de um pesadelo recorrente de um amigo. Logo ele percebe que tem relação com uma fase da vida em que pouco se lembra, durante a guerra.

Datas de estréia divulgadas pelas distribuidoras e sujeitas a alterações.

Atualizado em 6 Set 2011.