Guia da Semana

Documentos sonoros

Com edições em cinco países, o In-Edit, festival dedicado aos documentários musicais, chega ao seu segundo ano no Brasil

Em 2003, Barcelona, capital da vanguarda cultural espanhola, pariu a primeira edição do festival In-Edit. Atualmente com exibições em cinco países diferentes, o evento começou com a modesta ideia de que a união entre cinema documental e música teria o seu espaço entre o público local. Em pouco tempo o In-Edit tomou corpo e hoje tem o seu lugar garantido entre os festivais dedicados a documentários musicais mundo afora.

Foto: Divulgação

Tom Zé em cena do filme sobre seu processo de criação

Além da cidade espanhola, o In-Edit acontece em Puebla, no México, em Santiago do Chile e em Buenos Aires, na Argentina. O ano passado, São Paulo e Rio de Janeiro também passaram a figurar entre os endereços aonde o In-Edit acontece. As duas capitais colocaram o Brasil no mapa do festival. E em 2010 não será diferente. Este ano, os documentários musicais voltam aos cinemas de São Paulo e do Rio de Janeiro, de 18 a 28 de março, e de 31 de março a 3 de abril, respectivamente.

Marcelo Andrade, diretor artístico do In-Edit Brasil, foi quem trouxe o festival para estas bandas. Morador de Barcelona há 15 anos, ele revela que a ideia de realizar uma edição brasileira do In-Edit surgiu quando ele foi ver um dos filmes do evento da capital catalã. "Foi por acaso", lembra.

Apesar da estrutura comum, cada localidade tem autonomia para escolher os filmes a serem exibidos em sua programação. Uma das ideias que fazem parte da gênese do festival é o incentivo às produções locais. E nesse aspecto o Brasil não deixa a desejar. "Nossa produção é muito maior do que a espanhola", revela Andrade. E essas criações vêm crescendo junto com a edição brasileira do In-Edit. Para se ter uma ideia, no ano passado 35 filmes foram inscritos, este ano o número dobrou.

Foto: Divulgação

Cena do documentário A Tiempo Real

Entre as mostras que farão parte da segunda edição do festival, destacam-se a competitiva nacional, que contará com seis filmes, a Retrospectiva Brasil, a Brasil.doc, dedicada aos independentes, e os panoramas nacional e internacional. Ao todo, mais de setenta obras diferentes serão exibidas. Entre elas, títulos como João Donato - Nasci Para Bailar, A Tiempo Real, Fita Mixada Rotação 33 - DJ KL Jay, Heavy Metal in Baghdad, Led Zeppelin Live at the Royal Albert Hall, Beyond Ipanema e Dzi Croquettes - estes dois últimos competindo entre os documentários nacionais.

Para o diretor artístico do evento, os filmes que mais devem se destacar nesta edição são Tom Zé -Astronauta Libertado, que trata do processo criativo do músico de Irará, Woodstock: Now & Then, com foco no backstage do lendário festival, Sling Shot Hip Hop, sobre o hip hop palestino, e Icons Among Us: Jazz in the Present Tense. "Se você trocar a palavra jazz por arte, esse documentário serve para os desafios a serem enfrentados por todos os gêneros artísticos da atualidade", afirma Andrade.

Foto: Divulgação

Cena de Icons Among Us: Jazz in the Present Tense

Entre os convidados internacionais, o diretor espanhol José Sanchez-Montes é um dos nomes confirmados. E uma das novidades para este ano é o fato de que a mostra competitiva nacional terá a sua primeira exibição no Auditório do Ibirapuera, com ingressos a R$ 10. Além dessa sala, em São Paulo os filmes serão exibidos no Cine Olido, MIS, CineSesc e na galeria Matilha Cultural. Em breve serão divulgados os locais e horários de cada exibição.

Para fechar com um boa notícia, durante a entrevista Andrade revelou uma surpresa que deve agradar aos amantes do indie rock. "O documentário Under Great Northern Lights, sobre o White Stripes, vai ser exibido no festival, confirmamos há pouco", revela. O filme estreou em outubro do ano passado no Canadá. Sem dúvida essa será uma das seções cuja platéia terá os cabelos mais inusitados do In-Edit Brasil.


Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

História do palhaço Bozo será contada nos cinemas; assista ao trailer de "Bingo: O Rei das Manhãs"

Elenco terá Vladimir Brichta, Leandra Leal e Pedro Bial

Ator de “Power Rangers” faz homenagem à Chapecoense durante a CCXP 2016

Elenco do filme participa da terceira edição da feira de cultura pop em São Paulo

Veja os melhores cosplays da Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Evento acontece no São Paulo Expo entre 1 e 4 de dezembro

CCXP 2016 surpreende com vídeos exclusivos no segundo dia de evento

Cena de novo “Homem-Aranha” e trailer de “Planeta dos Macacos: A Guerra” foram destaques na sexta-feira

"Jumanji" tem estreia no Brasil adiada para 2018

Anúncio foi feito pela Sony durante a CCXP

Assista à entrevista exclusiva com Fiuk e Sandy sobre a animação "Sing - Quem Canta Seus Males Espanta"

Filme estreia no dia 22 de dezembro nos cinemas