Guia da Semana


O anti-herói Comediante, vivido pelo ator Jeffrey Dean Morgan

Homem-Aranha, Batman, Superman, X-Men... Após habitar a infância de todo mundo nos gibis, esses heróis também fizeram sucesso nas telas de cinema, formando um gênero bastante popular em Hollywood. Afinal de contas, quem nunca leu uma história em quadrinhos? Talvez seja esse o segredo de público de longas como Watchmen, que lidera as bilheterias mundiais há mais de três semanas consecutivas.

A história, escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, foi publicada originalmente em doze edições mensais, pela tradicional DC Comics, na década de 80. Vinte anos após a série no papel, o diretor Zack Snyder assumiu a responsabilidade de adaptar os traços para o cinema, em 156 minutos de muita ação. O orçamento: U$ 130 milhões. O resultado: U$ 55 milhões na primeira semana. Os números impressionam. Mas será que o longa vai entrar para a história das adaptações? A concorrência é forte, como você pode ver abaixo.

Na teia do Aranha


Homem-Aranha foi o filme mais visto em 2002

Durante a década de 90, alguns filmes baseados em graphic novels foram considerados fracos e de pouca qualidade, principalmente pelos fãs, que salvo raras exceções, achavam difícil de engolir o super-herói predileto trajando um collant tosco em tramas sem fundamento. Essa história encontrou uma mudança radical em meados de 2002, com a chegada de um garoto introvertido, que recebe poderes de um inseto mutante.

Homem-Aranha, idealizado por Stan Lee e Steve Ditko, sempre foi um dos personagens mais queridos do público. Para o cinema, além do orçamento altíssimo e dos efeitos especiais, inovou ao abordar o lado mais humano do protagonista. A combinação rendeu a maior bilheteria de 2002, com uma arrecadação mundial de cerca de US$ 822 milhões. Para filmar sua terceira seqüência, a Sony Pictures liberou US$ 250 milhões - o mais caro filme já produzido, até então.

Que fim levou o Robin?


Heath Ledger ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo excelente trabalho em Batman - O Cavaleiro das Trevas

O Homem-Morcego deu as caras a primeira vez em 1932, pelas mãos do desenhista Bob Kane e o escritor Bill Finger (embora apenas Kane receba oficialmente os créditos). Mas foi a versão do nova-iorquino Frank Foster, na década de 30 que o consagrou. Batman é o alter-ego de Bruce Wayne, bilionário, empresário, playboy e filantropo. Diferente de seus colegas da DC, ele conta apenas com suas habilidades físicas e intelectuais para combater o crime.

Entre 89 e 97, quatro filmes do morcegão obtiveram grande sucesso, com elencos que incluíam nomes como Jack Nicholson, George Clooney e Nicole Kidman. Mas apenas em 2005, ele ganhou o que é considerada sua versão definitiva nos cinemas, em Batman Begins, no qual Christian Bale sente na pele os dramas pessoais de Wayne, sob a direção de Christopher Nolan. Em 2008, a dupla voltou com O Cavaleiro das Trevas, no qual o heroi e o Coringa aparecem como personalidades dependentes. Pelo bom papel como o vilão, Heath Ledger recebeu o Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante.

É um pássaro? É um avião?


Mesmo sendo um dos maiores heróis de todos os tempos, o filme "Superman O Retorno" foi considerado um fracasso

Criado em 1938, pela dupla Joe Shuster e Jerry Siegel, o Superman é um dos mais importantes personagens da cultura pop ocidental. A primeira adaptação para o cinema surgiu em 1978, com inesquecível Christopher Reeve no papel de Clark Kent, em uma sequência de três filmes. Quase 30 anos após esta versão, a Warner lançou Superman - o Retorno, com direção Bryan Singer. Quem assumiu o papel de homem de aço dessa vez, foi o novato Brandon Routh.

O filme foi lançado em 2006, sob grande expectativa, mas ficou longe de ser uma unanimidade. Mesmo assim, arrecadou cerca de U$ 391 milhões de dólares, o que não foi suficiente para o estúdio, que desapontado com a mixaria, declarou não possuir interesse na produção de continuações. Os fãs mais esperançosos talvez possam contar com um reinício da série.

Adolescentes mutantes


Com o sucesso da trilogia de X-Men, Wolverine vai ganhar um filme solo

Mais um filho de Stan Lee, ao lado de Jack Kirby desta vez, os X-Men apareceram pela primeira vez em 1963. São mutantes de um súbito salto evolucionário, com habilidades especiais. As histórias contam com personagens de diversas etnias mundiais, sendo talvez, a revista em quadrinhos mais multicultural já publicada pela Marvel.

O ano 2000 viu a estreia bem-sucedida de X-Men, dirigido por Bryan Singer. Sua seqüência, X-Men 2, foi lançada em 2003, sob mesma direção. Já X-Men - O Confronto Final, foi assinado por Brett Ratner, em 2006. Todos eles sucesso de público e crítica (nesse caso, geeks de quadrinhos), com destaque para o Wolverine, vivido por Hugh Jackman, que ganhará uma trama só para ele: Wolverine - A Origem, com estreia prevista para maio de 2009.

Preto e branco


O longa baseado Sin City é considerado uma das melhores adaptações dos quadrinhos para o cinema

Sin City é o mundo idealizado nas graphic novels de Frank Miller, em 1991, com o primeiro volume dividido em 13 partes. Revolucionou o gênero nos cinemas por ser a a primeira adaptação baseada em um tema adulto, que mistura sexo, drogas e violência. Os fieis seguidores de Miller aplaudiram de pé a obra, considerada uma das melhores traduções dos gibis para o cinema, em conteúdo e visual.

Para não perder a essência noir das páginas, o diretor Robert Rodriguez dividiu o longa em três partes: Cidade do Pecado, A Grande matança e Aquele Bastardo Amarelo. Miller já garantiu que quer filmar todas as histórias. A sequência ainda não tem data de estreia prevista, mas boatos já apontam Angelina Jolie na pele de uma das personagens. É aguardar para ver.




Atualizado em 6 Set 2011.