Guia da Semana

É Tudo Verdade

Festival de documentários chega à sua 14ª edição com programação dividida em duas partes

Foto: Getty Images

Foram selecionaos doze documentários nacionas para a competição

Os fãs do cinema realidade já podem preparar o saquinho de pipoca e o refrigerante, pois está chegando a 14º edição do Festival de Documentários É Tudo Verdade. Criado em 1996, pelo crítico de cinema Amir Labaki, o evento agora reúne doze documentários brasileiros inéditos, entre longas, médias e curtas, além de uma seleção de títulos internacionais inéditos, oferecendo mais uma vez cinema de qualidade a custo zero para o público - mesmo com a crise mundial e o orçamento reduzido do festival, as sessões continuam sendo gratuitas.

Novo formato

Após o sucesso dos anos anteriores, a novidade fica por conta de sua realização em duas partes. Diferente de suas outras 13 edições, nas quais as exibições ocorriam em dez dias corridos, entre Rio de Janeiro e São Paulo, o festival agora será complementado por uma programação extra, no segundo semestre, com o objetivo de aumentar a visibilidade dos documentários aspirantes ao prêmio.

O evento acontece entre os dias 25 de março e 5 de abril (Rio e São Paulo) e segue para Brasília de 13 a 26 de abril, reunindo cerca de 55 títulos. Já a segunda parte trará um número menor de filmes, reapresentando os favoritos do público e preciosidades que ficaram de fora. "Dividimos a programação para dar mais visibilidade aos títulos inscritos. Mas a ideia também é aumentar a presença dos documentários no calendário anual", explica Labaki.

Destaques

Entre os 115 títulos nacionais inscritos, serão exibidos doze documentários, entre os quais estão os sete inéditos selecionados para a competição de médias/longas, concorrendo ao prêmio principal de R$ 100 mil. Além deles, nove curtas representam a produção local, disputando a atenção do público entre participantes de mais de 15 países.

Foto: Getty Images

A maioria das produções exibidas abordam problemas sociais 

As apostas brazucas concentram-se em Moscou, do diretor Eduardo Coutinho, que mostra os bastidores da peça Três irmãs, de Tchecov, pelo Grupo Galpão; Garapa, um documentário sobre a fome, dirigido por José Padilha; e Corumbiara, que retrata o massacre de uma tribo indígena no sul de Rondônia, dirigido por Vicent Castelli. Segundo Amir, o Brasil está muito bem representado no festival. "A seleção deste ano reafirma que a produção documental está hoje na vanguarda do curta-metragem. Isso pode ser notado no número de inéditos que, vem mostrando um incrível aumento".

Os destaques estrangeiros vão para Perturbados, vencedor do festival de Dubai, mostra o cotidiano de uma clínica japonesa que trata de doentes mentais; René que narra a vida de um criminoso, eleito o melhor longa documental em Leipzig; e Esquecido papai, que mostra a história de Richard Minnich, pai de um dos diretores do filme, que perdeu a memória em um acidente de carro, vencedor do prêmio especial do Juri no IDFA de 2008.

Além dos filmes, diversos convidados internacionais ilustres já confirmaram presença no É Tudo Verdade. Entre eles, está o cineasta e militante israelense Avi Mograbi, que participará da mesa de encerramento do festival, quando exibirá "Z32", sua produção mais recente, que conta a história de um soldado judeu que cometeu um crime de guerra.

Confira a programação completa do É Tudo Verdade 2009

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

“Logan” e “A Bela e A Fera” são os filmes mais vistos nos cinemas em 2017; confira os números

Veja o balanço completo das bilheterias mundiais em 2017

15 Filmes que dão uma aula sobre preconceito racial

Títulos como “Moonlight” e “Estrelas Além do Tempo” têm colocado o tema no centro das atenções

Marvel Studios divulga pôsteres incríveis de "Guardiões Galáxia Vol 2"

Filme estreia nos EUA em 27 de abril

10 Filmes que você vai querer ver nos cinemas em abril

"Joaquim" e "Guardiões da Galáxia Vol. 2" estão entre os destaques do mês

Pennywise está assustador em nova foto de "It: Uma Obra-Prima do Medo"

Adaptação do livro de Stephen King estreia em setembro

Aquaman rouba a cena em novo teaser de "Liga da Justiça"; assista

Filme estreia no dia 16 de novembro