Guia da Semana

Faça você mesmo

Luz, câmera e ação... Exposição transforma visitante em diretor ou estrela de cinema

Fotos: Marco Hovnavian
Cenário da exposição

Que tal juntar um grupo de amigos para montar e dirigir o seu próprio filme, usando cenários feitos, por ninguém menos, que o diretor Michel Gondry? Essa é a proposta da mostra Rebobine, Por Favor - A Exposição, baseada no filme homônimo e que acontece no MIS (Museu da Imagem e do Som), até 11 de janeiro.

Segundo Lia Vissotto, idealizadora e realizadora da exposição no Brasil, a mostra é um complemento da idéia do filme, que tem como objetivo explorar a criatividade de cada um. "Queremos mostrar que existe como fazer algo extremamente criativo, sem ter que gastar muito dinheiro, uma junção rara nos dias atuais. Não tenho dúvidas de que as pessoas que visitarem a exposição se surpreenderão tanto quanto eu, quando tive o primeiro contato com ela, em Nova Iorque".

A Exposição

No enredo do longa que inspirou a mostra (com estréia prevista para o dia 12 de dezembro), dois amigos apagam todas as fitas VHS de uma locadora. Para consertar o erro, eles decidem recriar os clássicos perdidos, como O Rei Leão, De Volta Para o Futuro, Os Caça-Fantasmas e RoboCop, sem qualquer tipo de recurso.

Assim como na película, onde as novas versões acabam fazendo mais sucesso que as cópias originais, Gondry afirma que às vezes o melhor filme é aquele que inventamos. Seguindo este conceito, ele criou a mostra, ficou mais de dez meses em cartaz nos Estados Unidos, em Nova Iorque.

São 13 cenários customizáveis, que permitem que os visitantes se reúnam em grupos e, após participarem de um workshop de planejamento básico de filmagem, recebem uma câmera e podem realizar seu próprio vídeo. Ao final da produção, eles podem assistir ao material em uma televisão montada no local.

Até o fechamento desta matéria, os workshops já contavam com mais de 700 inscritos. Eles acontecem diariamente em dois horários fixos (das 14h às 17h e das 15h30 às 18h30). Interessados podem se insecrever no site oficial da mostra). A exposição é gratuita e os vídeos realizados estarão disponíveis para serem vistos na locadora, um dos cenários expostos do prórpio filme.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Sesc Santana exibe óperas europeias na tela de cinema

“A Flauta Mágica” e “Aida” têm exibições em janeiro

10 Filmes sul-coreanos que você precisa conhecer

Filmes como “A Criada” e “Invasão Zumbi” são exemplos do crescimento do cinema comercial no país

Michael Fassbender fala sobre a adaptação de “Assassin’s Creed” para os cinemas

Filme estreia no Brasil no dia 12 de janeiro

Natalie Portman encarna a Sra. Kennedy no pesado e surpreendente “Jackie”

Filme reconta o assassinato do presidente americano sob o ponto de vista da primeira-dama

Andrew Garfield fala sobre selinho em Ryan Reynolds no Globo de Ouro - e repete a dose em apresentador!

Ao falar sobre o assunto, Garfield beijou Stephen Colbert

“Moonlight” chega aos cinemas brasileiros às vésperas do Oscar 2017

Filme narra a história de um garoto negro que se descobre gay numa comunidade preconceituosa e violenta