Guia da Semana

Sete filmes brasileiros estão em exibição no Festival de Berlim. O evento, também conhecido como Berlinale, tem a fama de valorizar filmes mais autorais, oferecendo uma vitrine importante a novos cineastas e artistas de países nem sempre reconhecidos por sua filmografia (em 2013, o Urso de Ouro foi para um drama romeno).

+ Confira os filmes em competição no Festival de Berlim
+ Conheça os filmes brasileiros que já concorreram ao Oscar
+ Veja o balanço do mercado de cinema nacional em 2013

São cinco longas e dois curtas-metragens brasileiros em diferentes mostras, incluindo um título em competição, “Praia do Futuro”, que concorrerá com outros 19 longas pelos prêmios principais. Conheça os filmes nacionais que estão no festival e entenda as categorias de que participam:

Terra Vermelha

(Marco Bechis, Brasil/ Itália, 2008, 108')

O drama das comunidades Guarani-Kaiowá, que tentam recuperar suas terras, é o ponto de partida para a história do encontro entre um jovem índio e a filha do fazendeiro.

Mostra da qual participa: NATIVe – cinema indígena

A cada dois anos (começando em 2013), a mostra NATIVe enfocará uma macro-região com população indígena, numa série de filmes e documentários. Este ano, apenas dois longas participam desta mostra, representando as regiões de 2013 (Oceania, Austrália, América do Norte e Ártico) e 2015 (América Latina).

Castanha

(Davi Pretto, Brasil, 2014, 95')

Um ator, que trabalha em teatros, no cinema e também em bares gays como transformista, começa a misturar sua vida real com os papéis que interpreta.

Mostra da qual participa: Forum

A mostra Forum reúne trabalhos de jovens diretores, com visões inovadoras sobre o cinema. Segundo a organização, estes são normalmente filmes de vanguarda, experimentais, observadores ou políticos.

Fernando Que Ganhou Um Pássaro do Mar

(Felipe Bragança, Helvécio Marins Jr., Portugal/ Brasil, 2013, 20’)

Nesta co-produção luso-brasileira, os estereótipos de Brasil e Portugal se encontram na imaginação de dois amigos, que se correspondem.

Mostra da qual participa: Forum

Hoje eu quero voltar sozinho

(Daniel Ribeiro, Brasil, 2014, 96')

Baseado no curta “Eu Não Quero Voltar Sozinho” (também de Daniel Ribeiro), o longa conta a história de um garoto cego, que precisa lidar com todas as transformações da adolescência ao mesmo tempo em que descobre um sentimento novo por um colega de classe.

Mostra da qual participa: Panorama

Como o nome diz, a mostra Panorama oferece uma visão geral do cinema internacional, privilegiando trabalhos autorais que normalmente teriam dificuldades para chegarem aos olhos dos investidores.O objetivo das exibições é, justamente, promover a ponte entre “compradores” e produtores.

O Homem das Multidões

(Marcelo Gomes, Cao Guimarães, Brasil, 2013, 95')

Inspirado num conto de Edgar Allan Poe, o filme acompanha um maquinista de metrô que procura nos estranhos à sua volta a cura para sua própria solidão.

Mostra da qual participa: Panorama

Eu nao digo adeus, digo até logo

(Giuliana Monteiro, Brasil 2013, 17')

O projeto do curta foi concebido durante o mestrado da diretora e autora Giuliana Monteiro. O filme mostra uma criança abandonada pelo pai, caminhoneiro, que procura incansavelmente um caminhão vermelho.

Mostra da qual participa: Generation Kplus Short Film

A mostra Generation pretende apresentar obras artísticas do cinema ao público infantil e jovem e se divide em duas categorias: Kplus (crianças pequenas) e 14plus (adolescentes acima de 14 anos).

Praia do futuro

(Karim Aïnouz, Brasil/ Alemanha, 2013, 106’)

O novo filme de Karim Aïnouz traz Wagner Moura no papel de um salva-vidas, que um dia falha no salvamento de um homem. Desolado, ele parte para a Alemanha e nunca mais dá notícias. Anos depois, seu irmão sai à sua procura.

Mostra da qual participa: Competitiva

20 filmes participam da mostra competitiva este ano, produzidos em mais de 10 países, incluindo o americano The Grand Budapest Hotel (que abriu o festival). São estes longas que concorrem ao Urso de Ouro e a outros prêmios, como de Melhor Diretor.

Por Juliana Varella

Atualizado em 11 Fev 2014.