Guia da Semana

Filmes com super-heróis

Relembre os melhores filmes do gênero lançados até agora

A Liga da Justiça pode chegar aos cinemas em breve e, com ela, uma nova leva de heróis deve ganhar filmes próprios. Depois de os personagens da Marvel dominarem as telonas – com histórias de Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico e os Vingadores – é a vez de outra gigante dos quadrinhos investir nesse ramo: a DC Comics.

As duas editoras brigam pela liderança no mercado de super-heróis há mais de 50 anos e, hoje, a disputa se estende para os cinemas (numa rivalidade também de longa data entre a Walt Disney Company, dona da Marvel, e a Time Warner, proprietária da DC Comics).

Até recentemente, a DC havia lançado apenas três de seus personagens aos cinemas: Superman, Batman (numa das franquias mais bem-sucedidas até hoje) e Lanterna Verde. Porém, com a chegada de “O Homem de Aço” (nova edição do Superman) em 2013, foi anunciado o plano de levar o "universo DC" aos cinemas nos moldes da concorrente, culminando num filme da Liga da Justiça.

Enquanto as rivais se descabelam nessa briga, selecionamos os melhores filmes com super-heróis lançados até agora. Confira: 

Superman – o Filme (1978)


A primeira versão de Superman para o cinema trouxe Christopher Reeve no papel principal e inaugurou as franquias de super-heróis (com três filmes lançados em sequência). “Superman- o Filme” conta a origem de Clark-Kent/Kal-El,enviado de seu planeta Krypton para a Terra e adotado por um casal de humanos. Do campo para a cidade, Kent se torna jornalista e desenvolve um romance com Louis Lane, ao mesmo tempo em que vive uma dupla identidade como o herói que combate Lex Luthor.

Batman (1989)


Depois de ficar famoso com uma série cômica na televisão, o homem-morcego teve sua primeira representação sombria nos cinemas graças ao olhar de Tim Burton.  O diretor partiu do trauma de infância de Bruce Wayne (a morte de seus pais) para criar um personagem duplo – esnobe e generoso, guerreiro e fugitivo, com uma personalidade pública e outra secreta – vivido por Michael Keaton. O vilão quase rouba a cena, com uma interpretação histórica de Jack Nicholson no papel de Coringa.

Batman: Begins (2005)


A franquia atual do Cavaleiro das Trevas começou com o diretor Christopher Nolan remoendo, mais uma vez, as origens do herói mascarado. Aqui, anos após presenciar a morte dos pais e a libertação do assassino, Wayne planeja vingança aliando-se à Liga das Sombras e aprendendo a lutar, mas depois se decepciona com a verdadeira intenção do bando. Entre os vilões, Nolan escolheu o Espantalho para ameaçar a cidade de Gothan.

O Homem de Ferro (2008)


No primeiro dos três filmes do Homem de Ferro (o terceiro sai em 2013), Robert Downey Jr. assume o papel de Tony Stark, quase um alter-ego da sua antiga personalidade de garoto-problema em Hollywood. Stark é dono de uma fábrica de armamentos militares e se envolve numa emboscada ao visitar o Afeganistão para o teste de um míssil. Encarcerado, ele consegue construir um protótipo da armadura que lhe dará a fama de Homem de Ferro e desenvolve também um pequeno reator que atrairá a atenção de seus inimigos.

X-Men: Primeira Classe (2011)


O quinto filme da franquia X-Men traz a história que antecede a criação do Instituto Xavier, explica a paralisia do professor e revela a infância de Magneto.  O enredo se passa nos anos 60, quando o governo dos Estados Unidos se une a alguns mutantes para defender o mundo de uma ameaça de guerra. É nesse contexto que a amizade entre os dois principais mutantes se transforma em rivalidade.

Os Vingadores (2012)


A reunião dos heróis Thor, Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra e Arqueiro rendeu à Marvel a terceira maior bilheteria de todos os tempos, atrás apenas de Avatar e Titanic. No filme, o grupo é convocado pela agência SHIELD para impedir que Loki (irmão de Thor) e os alienígenas Chitauri tenham controle sobre o Tesseract, um cubo cósmico com poderes ilimitados.

Guardiões da Galáxia

Star Lord/Peter Quill (Chris Pratt) é um caçador de recompensas que foi abduzido da Terra quando criança. Numa de suas missões, ele encontra um objeto muito procurado por pessoas perigosas. Dividido entre pegar a recompensa e proteger o artefato para que não seja usado pelo mal, ele se une a outros criminosos - Gamora (Zoe Saldana), Rocket Racoon (Bradley Cooper), Groot (Vin Diesel) e Drax (Dave Bautista) - e, juntos, eles se auto-intitulam "os Guardiões da Galáxia".

Atualizado em 17 Abr 2015.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Ator de “Power Rangers” faz homenagem à Chapecoense durante a CCXP 2016

Elenco do filme participa da terceira edição da feira de cultura pop em São Paulo

Veja os melhores cosplays da Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Evento acontece no São Paulo Expo entre 1 e 4 de dezembro

CCXP 2016 surpreende com vídeos exclusivos no segundo dia de evento

Cena de novo “Homem-Aranha” e trailer de “Planeta dos Macacos: A Guerra” foram destaques na sexta-feira

"Jumanji" tem estreia no Brasil adiada para 2018

Anúncio foi feito pela Sony durante a CCXP

Assista à entrevista exclusiva com Fiuk e Sandy sobre a animação "Sing - Quem Canta Seus Males Espanta"

Filme estreia no dia 22 de dezembro nos cinemas

"A Múmia": Remake com Tom Cruise ganha teaser e pôster

Estreia está agendada para junho de 2017