Guia da Semana

Setembro será o mês das biografias nos cinemas. Além da esperadíssima história de Steve Jobs (Jobs), gênio da Apple falecido em 2011, chega às telas a vida dos pilotos rivais de Fórmula 1 Niki Lauda e James Hunt (Rush – No Limite da Emoção), além da estrela do cinema pornô Linda Lovelace (Lovelace).

+ Confiras as estreias da semana nos cinemas
+ Saiba quais são os filmes mais esperados de 2014

Também merece destaque a adaptação livre de Jean-Pierre Améris para o romance O Homem Que Ri, de Victor Hugo, história do personagem que inspirou o vilão Coringa nos quadrinhos do Batman. Para os fãs de terror, a dica é Invocação do Mal, longa que arrecadou mais de US$ 130 milhões nos Estados Unidos e foi quase unanimemente elogiado pela crítica.

Para os brasileiros, as expectativas são elevadas para a chegada de Elysium, primeira produção hollywoodiana com a participação de Wagner Moura, que recentemente ganhou reconhecimento internacional por Tropa de Elite. Na outra ponta está É O Fim, comédia de Seth Rogen que reúne dezenas celebridades americanas numa paródia de filmes apocalípticos.

Confira as principais estreias de setembro nos cinemas:

Jobs (dia 6)

Antes de criar Lisa, o Mackintosh ou o Ipod, Steve Jobs largou a faculdade e viajou o mundo com seus pés descalços, abrindo a mente para vislumbrar um conceito novo de futuro, que ninguém em seu tempo parecia capaz de compreender: o computador. O co-fundador da Apple e principal mente criativa por trás dos produtos da marca tem sua história recontada na pele de Ashton Kutcher, no longa de Joshua Michael Stern.

O Homem Que Ri (dia 13)

Gwynplaine teve o rosto marcado quando ainda era um menino e, pouco depois, foi abandonado por um homem que se intitulava seu “criador”. Sozinho, ele se une à pequena Déa, uma garota cega, e ao rabugento Ursus, para formar uma família e se tornar a principal atração de sua trupe circense. O conto de Victor Hugo ganhou uma tradução macabra e exuberante pelo diretor Jean-Pierre Améris e promete emocionar.

Invocação do Mal (dia 13)

O longa de terror de James Wan vem sendo considerado um dos filmes mais assustadores do ano pelas revistas americanas. Supostamente inspirado por uma história real, Invocação do Mal mostra um casal de investigadores de fenômenos paranormais que são chamados para ajudar uma família no maior desafio de suas carreiras.

Rush – No Limite da Emoção (dia 13)

Rush conta a história real do piloto de Fórmula 1 austríaco Niki Lauda, com foco em sua rivalidade com o inglês James Hunt. Dirigida por Ron Howard (Frost/Nixon), a biografia traz Daniel Brühl no papel principal, como o piloto que sofre um acidente quase fatal e volta à competição, motivado pela competição pessoal com Hunt (Chris Hemsworth). Um presente para os fãs de corridas e de carros.

Elysium (dia 20)

Wagner Moura estreia em Hollywood com uma ficção científica futurista, tendência do ano nos cinemas americanos. Ele vive Spider, um fora-da-lei que ajuda os pobres (moradores da Terra) a chegarem ao território dos ricos (a estação espacial Elysium). Matt Damon é um dos seus “clientes”, um criminoso cuja vida depende dessa viagem. Do diretor de Distrito 9, Elysium volta a enfocar as desigualdades sociais com uma perspectiva fantasiosa.

Lovelace (dia 20)

Amanda Seyfried rompe o rótulo de “boa moça” e encara o papel da atriz pornô Linda Lovelace, famosa nos anos 70 por protagonizar o filme “Garganta Profunda” por influência do marido Chuck Traynor. Anos depois, Linda se tornaria uma das principais militantes contra a indústria pornográfica.

É O Fim (dia 27)

Dirigido por Evan Goldberg e Seth Rogen, “É o Fim” faz uma paródia do gênero de “fim do mundo” com a ajuda de um time de atores interpretando a si mesmos. Tudo começa, por exemplo, com uma grande festa na casa de James Franco. Antes de a noite acabar, a destruição começa a acontecer do lado de fora, incluindo explosões, tremores e até ataques de zumbis.

Por Juliana Varella

Atualizado em 3 Out 2013.