Guia da Semana

Filmes para entender Michel Gondry

Conheça os filmes e clipes que marcaram a carreira do diretor de A Espuma dos Dias

Entre super-heróis, animações e comédias, um filme se destaca entre as estreias mais esperadas de junho, com um tema incomum e um diretor cheio de surpresas: A Espuma dos Dias, de Michel Gondry. O filme é baseado num clássico da literatura francesa e traz Audrey Tatou no papel principal – receita certeira para agradar aos românticos de plantão.

+ Assista ao primeiro trailer da cinebiografia de Steve Jobs
+ Confira as estreias da semana
+ Conheça as principais mostras de cinema em São Paulo

Para entender o surrealismo de A Espuma dos Dias, vale a pena olhar para trás e rever alguns dos trabalhos mais importantes do diretor, como o inesquecível Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças ou os videoclipes que fez para Björk e Daft Punk no início dos anos 2000.

Conheça os principais trabalhos de Michel Gondry:

 

Videoclipes

O que Björk, Daft Punk e Chemical Brothers têm em comum? Além de exóticos no som e no visual, todos tiveram videoclipes dirigidos por Michel Gondry, entre o final dos anos 90 e início dos 2000. Um dos singles mais famosos da cantora islandesa, Human Behaviour, ficou célebre ao aparecer na TV exibindo fantasias de ursos e uma rica mistura de animação e realidade. Já em Around The World, do Daft Punk, múmias, esqueletos e astronautas dançam em sincronia numa coreografia bem-humorada. 

 

Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças (2004)

O trabalho mais conhecido de Gondry é também um dos mais intrigantes: como, afinal, um filme de nome tão extenso, narrativa não-linear e história cheia de nós como Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças conseguiu ganhar a simpatia do público? Talvez a resposta esteja na interpretação de Kate Winslet e Jim Carrey, talvez na proposta (tão tentadora) de que pudesse existir um tratamento capaz de apagar memórias... Seja como for, o complicado caso de amor entre Clementine (Winslet) e Joel (Carrey) alavancou a carreira do diretor, depois que os dois pombinhos decidiram apagar as lembranças um do outro. Assista ao trailer.

 

Sonhando Acordado (2006)

Gael García Bernal é Stéphane Miroux, um jovem que vive misturando seus sonhos com a realidade. À noite, em seu mundo particular, ele é um importante apresentador de televisão; de dia, trabalha numa editora em Paris. Quando se apaixona pela vizinha (Charlotte Gainsbourg), Stephane começa a buscar coragem nos sonhos, alimentando esperanças de que um dia poderá conquistá-la na vida real. Assista ao trailer.

 

Rebobine, Por Favor (2008)

Gondry faz uma homenagem ao cinema e às tecnologias obsoletas na comédia Rebobine, Por Favor. Jack Black vive o funcionário de uma videolocadora, que um dia descobre estar magnetizado - depois de apagar todas as fitas VHS da loja. Para corrigir o estrago, ele e seu parceiro Mike (Mos Def) decidem refilmar cada obra, tendo a si mesmos como atores e nenhum orçamento. Assista ao trailer.

 

Tokyo! – segmento Interior Design (2008)

Tokyo! é um filme composto por três curtas-metragens, todos com alto teor de fantasia e crítica social. Michel Gondry dirige o episódio "Interior Design", em que conta a história de uma moça que se muda para a cidade grande (Tóquio) com o namorado e mora de favor enquanto procura emprego. À medida que os dias passam, porém, Hiroko (Ayako Fujitani) percebe como está sozinha, impotente e invisível, até sofrer uma transformação que mudará sua vida. Assista ao trailer.

 

O Besouro Verde (2011)

Como Stéphane em Sonhando Acordado, Britt (Seth Rogen) é um homem comum e entediado, que cria ao seu redor um mundo de sonhos para transformar a rotina. Obrigado a assumir os negócios da família após a morte do pai, Britt se une ao funcionário Kato (Jay Chou) para combater o crime nas horas vagas, mascarados e munidos de apetrechos tecnológicos. Logo, os dois cruzarão o caminho do criminoso Chudnofsky (Christoph Waltz). Assista ao trailer.

 

The We And the I (2012)

Desviando-se um pouco do caminho dos sonhos, Gondry retrata a realidade dos jovens da periferia de Nova York neste "road-movie" alternativo. Aqui, um ônibus é o palco de encontros, intrigas e expectativas, quando um grupo de adolescentes se encontra diariamente após a escola, até o último dia de aula. Assista ao trailer.

 

Is The Man Who Is Tall Happy? (2013)

Além de A Espuma dos Dias, Gondry lançou neste ano um pequeno documentário animado, ilustrando uma conversa com o filósofo Noam Chomsky. O filme foi exibido no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), mas não chegou ao circuito comercial. Os desenhos que compõem a obra foram desenhados à mão pelo próprio diretor, que parece ter encontrado pontos de convergência entre seu trabalho e o do cientista, especialmente no que diz respeito à linguagem: para Chomsky, a capacidade de se comunicar é inata e tem uma estrutura lógica comum a todos os povos, que se utilizam dela de formas diferentes. Para Gondry, talvez o que une a humanidade sejam os sonhos, incontroláveis e irresistíveis. Assista ao trailer.

 

Atualizado em 26 Jun 2013.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Título do novo "Star Wars" é revelado: "The Last Jedi"

Oitavo episódio da saga chega aos cinemas em dezembro

"Batman vs. Superman" lidera indicações ao Framboesa de Ouro 2017; veja lista completa

Ao contrário do Oscar, premiação elege os piores filmes do ano

J.K. Rowling desmente boato sobre filme de "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada"

"Não há verdade nos rumores sobre a trilogia", disse a escritora no Twitter

Após vídeo de supostos maus-tratos, pré-estreia de "Quatro Vidas de Um Cachorro" é cancelada

Universal Pictures divulgou comunicado oficial informando o cancelamento

Animação francesa “A Bailarina” é opção para as férias

Filme mostra uma menina que sonha em ser bailarina, mas, para isso, terá que aprender lições importantes de vida

Rede Cinesystem inaugura seu primeiro cinema em São Paulo

Com nove salas e projeção a laser, cinema promete ser o mais moderno da cidade