Guia da Semana

Entre super-heróis, animações e comédias, um filme se destaca entre as estreias mais esperadas de junho, com um tema incomum e um diretor cheio de surpresas: A Espuma dos Dias, de Michel Gondry. O filme é baseado num clássico da literatura francesa e traz Audrey Tatou no papel principal – receita certeira para agradar aos românticos de plantão.

+ Assista ao primeiro trailer da cinebiografia de Steve Jobs
+ Confira as estreias da semana
+ Conheça as principais mostras de cinema em São Paulo

Para entender o surrealismo de A Espuma dos Dias, vale a pena olhar para trás e rever alguns dos trabalhos mais importantes do diretor, como o inesquecível Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças ou os videoclipes que fez para Björk e Daft Punk no início dos anos 2000.

Conheça os principais trabalhos de Michel Gondry:

Videoclipes

O que Björk, Daft Punk e Chemical Brothers têm em comum? Além de exóticos no som e no visual, todos tiveram videoclipes dirigidos por Michel Gondry, entre o final dos anos 90 e início dos 2000. Um dos singles mais famosos da cantora islandesa, Human Behaviour, ficou célebre ao aparecer na TV exibindo fantasias de ursos e uma rica mistura de animação e realidade. Já em Around The World, do Daft Punk, múmias, esqueletos e astronautas dançam em sincronia numa coreografia bem-humorada.

Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças (2004)

O trabalho mais conhecido de Gondry é também um dos mais intrigantes: como, afinal, um filme de nome tão extenso, narrativa não-linear e história cheia de nós como Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças conseguiu ganhar a simpatia do público? Talvez a resposta esteja na interpretação de Kate Winslet e Jim Carrey, talvez na proposta (tão tentadora) de que pudesse existir um tratamento capaz de apagar memórias... Seja como for, o complicado caso de amor entre Clementine (Winslet) e Joel (Carrey) alavancou a carreira do diretor, depois que os dois pombinhos decidiram apagar as lembranças um do outro. Assista ao trailer.

Sonhando Acordado (2006)

Gael García Bernal é Stéphane Miroux, um jovem que vive misturando seus sonhos com a realidade. À noite, em seu mundo particular, ele é um importante apresentador de televisão; de dia, trabalha numa editora em Paris. Quando se apaixona pela vizinha (Charlotte Gainsbourg), Stephane começa a buscar coragem nos sonhos, alimentando esperanças de que um dia poderá conquistá-la na vida real. Assista ao trailer.

Rebobine, Por Favor (2008)

Gondry faz uma homenagem ao cinema e às tecnologias obsoletas na comédia Rebobine, Por Favor. Jack Black vive o funcionário de uma videolocadora, que um dia descobre estar magnetizado - depois de apagar todas as fitas VHS da loja. Para corrigir o estrago, ele e seu parceiro Mike (Mos Def) decidem refilmar cada obra, tendo a si mesmos como atores e nenhum orçamento. Assista ao trailer.

Tokyo! – segmento Interior Design (2008)

Tokyo! é um filme composto por três curtas-metragens, todos com alto teor de fantasia e crítica social. Michel Gondry dirige o episódio "Interior Design", em que conta a história de uma moça que se muda para a cidade grande (Tóquio) com o namorado e mora de favor enquanto procura emprego. À medida que os dias passam, porém, Hiroko (Ayako Fujitani) percebe como está sozinha, impotente e invisível, até sofrer uma transformação que mudará sua vida. Assista ao trailer.

O Besouro Verde (2011)

Como Stéphane em Sonhando Acordado, Britt (Seth Rogen) é um homem comum e entediado, que cria ao seu redor um mundo de sonhos para transformar a rotina. Obrigado a assumir os negócios da família após a morte do pai, Britt se une ao funcionário Kato (Jay Chou) para combater o crime nas horas vagas, mascarados e munidos de apetrechos tecnológicos. Logo, os dois cruzarão o caminho do criminoso Chudnofsky (Christoph Waltz). Assista ao trailer.

The We And the I (2012)

Desviando-se um pouco do caminho dos sonhos, Gondry retrata a realidade dos jovens da periferia de Nova York neste "road-movie" alternativo. Aqui, um ônibus é o palco de encontros, intrigas e expectativas, quando um grupo de adolescentes se encontra diariamente após a escola, até o último dia de aula. Assista ao trailer.

Is The Man Who Is Tall Happy? (2013)

Além de A Espuma dos Dias, Gondry lançou neste ano um pequeno documentário animado, ilustrando uma conversa com o filósofo Noam Chomsky. O filme foi exibido no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), mas não chegou ao circuito comercial. Os desenhos que compõem a obra foram desenhados à mão pelo próprio diretor, que parece ter encontrado pontos de convergência entre seu trabalho e o do cientista, especialmente no que diz respeito à linguagem: para Chomsky, a capacidade de se comunicar é inata e tem uma estrutura lógica comum a todos os povos, que se utilizam dela de formas diferentes. Para Gondry, talvez o que une a humanidade sejam os sonhos, incontroláveis e irresistíveis. Assista ao trailer.

Por Juliana Varella

Atualizado em 26 Jun 2013.