Guia da Semana

Grandes Vilões do Batman

Em 'O Cavaleiro das Trevas Ressurge', Bane é o grande rival de Batman. Relembre outros vilões que deram trabalho ao herói

No último filme da trilogia de Christopher Nolan sobre o Homem-Mrcego, O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Bruce Wayne volta a vestir a fantasia de Batman para salvar Gotham City de mais um vilão. Dessa vez, quem quer destruir a cidade é o terrorista brutamontes Bane, interpretado por Tom Hardy.

>> Veja quais são as melhores salas de cinema para ver Batman
>> 5 motivos para ver O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>> Relembre os atores que viveram o Batman no cinema
>> Confira as HQ que inspiraram a trilogia do Batman de Nolan
>> Veja os atores que trabalharam com Nolan em outras produções

Antes dele, o super-herói já enfrentou Coringa, Mulher-Gato, Pinguim, Espantalho e outros vilões. Alguna, aliás, acabaram roubando a cena com suas atuações convincentes, como é o caso dos coringas de Heath Leadger e Jack Nocholson.

Para relembrar esses personagens que deram trabalho ao super-herói, o Guia da Semana selecionou 10 grandes inimigos do Batman. Confira!

 

CORINGA
Jack Nicholson, em Batman (1989)

Na versão de Tim Burton para as aventuras do super-herói, Jack Nicholson roubou a cena no papel de Coringa. O vilão, um líder criminoso que assassinou os pais de Bruce Wayne, recebeu um nome pela primeira vez nesse longa: Jack Napier.

Nicholson aceitou o papel sob condições estritas, que incluíram um alto salário, parcela dos lucros de bilheteria, e o poder de montar seu próprio cronograma de filmagem.

Heath Ledger, em O Cavaleiro das Trevas (2008)

Com um visual mais realista, psicótico e sombrio, e uma atuação muito convincente, o Coringa de Heath Ledger foi o grande destaque do segundo filme de Nolan.

O desempenho foi premiado pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que concederam ao ator tanto o Globo de Ouro como o Oscar de melhor ator coadjuvante, em 2009 -prêmios recebidos postumamente.

 

SELINA KYLE / MULHER-GATO
Michelle Pfeiffer, em Batman: O Retorno (1992)

No segundo filme do Homem-Morcego assinado por Tim Burton, Michelle Pfiffer interpreta uma Mulher-Gato perversa e sensual, lembrada por muitos homens pela roupa justa e olhares marcantes.

Na trama, a tímida secretaria Selina Kyle se transforma na sexy Mulher-Gato, um interesse romântico para Bruce Wayne e uma adversária mortal para Batman.

 

PINGUIM
Danny DeVito, em Batman: O Retorno (1992)

Um dos vilões mais tradicionais das histórias de Batman, o Pinguim foi interpretado por Danny DeVito no filme de Tim Burton.

O personagem foi abandonado por seus pais no nascimento, devido à sua aparência horrível. Assim, ele passa sua vida vivendo nos esgotos de Gotham City.

 

CHARADA
Jim Carrey, em Batman Para Sempre (1995)

Ao lado de Tommy Lee Jones, como Duas Caras, Jim Carrey, no papel de Charada, tem um plano de drenar as informações de todos os cérebros de Gotham City.

Com expressões faciais bem características, Jim Carrey foi escalado para ser o vilão da versão de Batman que tinha como missão resgatar o lado mais leve e familiar das histórias do super-heróis.

 

HARVEY DENT / DUAS CARAS
Tommy Lee Jones,  em Batman Para Sempre (1995)

Tommy Lee Jones é Harvey Dent, o bom promotor público de Gotham City que tem metade do rosto marcado com ácido. Enlouquecido, ele se torna o criminoso Duas-Caras e se une ao Charada de Jim Carrey.

Aaron Eckhart, em Batman Begins (2005)

Na versão de Christopher Nolan, quem interpreta o revoltado Duas Caras é Aaron Eckhart.

Antes de Eckhart ser escolhido em fevereiro de 2007, Liev Schreiber, Josh Lucas e Ryan Phillippe tinham expressado interesse no papel. 

 

MR. FREEZE
Arnold Schwarzenegger, em Batman & Robin (1997)

No filme mais bizarro sobre super-heróis dos últimos tempos, os vilões não poderiam receber qualidades muito diferentes. O Homem de Gelo de Schwarzenegger não foi nada convincente, o que foi piorado pelo fato de a produção ter sido bem fraca.

 

HERA VENENOSA
Uma Thurman, em Batman & Robin (1997)

Uma Thurman interpretou outra vilã do fraco Batman & Robin. Seu personagem é Hera Venenosa, uma dedicada cientista botânica que sofre um inesperado acidente químico envolta pelas plantas exóticas que estudava. Surge, assim, uma mulher sedutora, com beijos mortais e um desejo incontrolável de vingança.

 

RA’S AL GHUL 
Liam Neeson, em Batman Begins (2005)

O Ra's Al Ghul de Liam Neeson surgiu em Batman Begins como o antagonista mais realista das histórias de Batman, refletindo uma das características típicas da trilogia de Nolan.

Líder de uma organização criminosa internacional (chamada Liga das Sombras), Ra's Al Ghul é um homem aparentemente da etnia árabe, chegando a ser comparado com Bin Laden.

 

JONATHAN CRANE/ESPANTALHO
Cillian Murphy, em Batman Begins (2005) e O Cavaleiro das Trevas (2008)

Interpretado pelo ator irlandês Cillian Murphy nos dois primeiros filmes de Nolan, o Espantalho é o alter ego do mentalmente perturbado Jonathan Crane, um cientista e professor de psicologia.

Sua especialidade é a natureza do medo, de forma que o Espantalho se utiliza de técnicas, armas e equipamentos especiais cujo objetivo é aterrorizar seus oponentes. Sua marca registrada é o gás do medo.

 

BANE
Tom Hardy, em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

O último vilão da trilogia de Christopher Nolan é Bane, um brutamontes terrorista, com uma máscara aterrorizante e uma voz sombria. Seu objetivo é destruir Gotham City após promover o pânico e o anarquismo.

O personagem é interpretado por Tom Hardy, um dos grandes destaques do filme.

Atualizado em 30 Jul 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Após polêmica, Bernardo Bertolucci desmente estupro em "Último Tango em Paris"

Diretor julgou repercussão como um "mal-entendido ridículo"

"Guardiões da Galáxia Vol. 2" tem o trailer mais assistido da história da Marvel

Continuação do longa de 2014 chega aos cinemas em abril de 2017

"Sully - O Herói do Rio Hudson" ganha nova data de estreia no Brasil

Filme em que Tom Hanks evita acidente aéreo teve lançamento adiado após tragédia com Chapecoense

Apresentador Jimmy Kimmel comandará o Oscar 2017

Notícia foi confirmada pela revista Variety

Assista à nova prévia de "Tamo Junto", comédia estrelada por Sophie Charlotte

Longa apresenta humor repleto de referências da cultura pop

Bertolucci revela que houve estupro em cena de "Último Tango em Paris" e revolta Hollywood

"Queria sua reação como garota, não como atriz", disse o diretor