Guia da Semana

Guia do cinema em SP - 04 a 09/06

Confira um roteiro com o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico. 

>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana
>> Veja os filmes que estão em cartaz na cidade
>> Festival de Cannes 2012

Nesta semana, tem o festival In-Edit, dedicado a documentários musicais; ainda acontecem duas mostras bacanas, uma de cinema argentino e outra com produções israelenses. Também vale passar noCineSESC ver Adorável Pivellina e conferir a última semana das mostras África Hoje e Douglas Sirk. Confira! 

In-Edit
Começou o In-Edit, o festival de documentários musicais que acontece em seis salas de cinema da cidade, como MISCineSESC eCinemateca. Até 10 de junho é possível mergulhar no mundo da música com filmes sobre a Tropicália, Lira Paulistana, sobre a vida do Beatle George Harrison, as bandas Queen, Libertines e Clash, entre outros. 

 

Festival de Cinema Argentino 
De 01 a 06 de junho, o Cinemark do Shopping Cidade Jardim exibe cinco longas-metragens do cinema argentino contemporâneo. A primeira edição do festival celebra os 15 anos da rede e traz na programação títulos como o premiado Las Acacias, de Pablo Giorgelli, eJuntos para Sempre


 

Ciclo Cinema e Psicanálise 
Todo domingo a Cinemateca faz um encontro entre o público e psicanalistas e exibe um filme sobre o tema. Nesta semana é a vez deImagens do Inconsciente – a barca do sol e debate com Plínio Montagna e Nilde Parada Franch, com mediação de Ines Sucar, sempre às 18h. 


 

Tela para todos 
Projeto do CCBB, o Tela para Todos traz um filme brasileiro por mês que é exibido de quinta a domingo, sempre às 13h. Em junho é a vez de Deserto Feliz, de Paulo Caldas, que mostra uma adolescente que se entrega à prostituição, no Recife. 




5ª Mostra do Cinema Israelense  
Até 10 de junho quatro salas de São Paulo (Cinusp, Clube A HebraicaCentro de Cultura Judaica  Cinemark) exibem produções israelenses de sucesso, como o premiado Invisível, e ainda conta com uma seleção com os chamados “borekas filmes”, parecidos com as chanchadas brasileiras, comoSallah Shabati, de 1964. Todas as sessões são gratuitas, exceto as do Cinemark que custam R$ 8. 
 

CineSESC 
Quarta-feira é dia de Cinema da Vela e Sessão Comodoro, no CineSESC. No primeiro, às 19h30, Cunha Jr, Ricardo Calil e Marcelo Andrade fazem um bate-papo sobre a noite e o samba paulista com a duração do tempo de queima de uma vela. Às 21h30, o cineasta Carlos Reichenbach comenta e exibe em versão original o filme Banho de Sangue(1971), do mestre do horror italiano Mario Bava. Nos demais dias da semana, vale pegar uma sessão do italianoAdorável Pivellina.

Douglas sirk
Esta é a última semana para conferir a mostra dedicada à obra do diretor alemão Douglas Sirk, no CCBB. São exibidos filmes como Recomeçar a VidaEmboscada e Amar e Morrer. Sirk foi um dos principais autores do gênero melodrama e uma inspiração para cineastas como Rainer Werner Fassbinder e Pedro Almodóvar.  




África Hoje
A mostra África Hoje também está em suas últimas sessões, na Caixa Cultural São Paulo. Até 10 de junho acontecem debates e são exibidos 24 documentários africanos realizados no Brasil. Além de discutir questões do continente, é uma boa oportunidade para conhecer o que tem sido produzido lá!

Atualizado em 8 Jun 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Filmes exibidos em Cannes têm desconto no streaming no mês de maio

Now e ITunes fazem promoção cinéfila para acompanhar o festival

26 remakes ou reboots que você nem acredita que estão nos planos de Hollywood

"Os Pássaros", "A Mosca" e "Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado" estão entre os filmes que podem ganhar novas versões nos cinemas

“Corra!” – terror sobre preconceito racial é uma das melhores coisas que você verá nos cinemas neste ano

Filme de Jordan Peele estreia no dia 18 de maio nos cinemas

7 Filmes imperdíveis que chegam aos cinemas em maio

"Corra!" e "Alien: Covenant" chegam aos cinemas neste mês

“Gostosas, Lindas e Sexies” – Sex and the City à brasileira chega aos cinemas com elenco plus-size

Filme estreia nesta quinta, 20 de abril

Será? Will Smith pode ser o Gênio no live-action de "Aladdin"

Segundo o Deadline, ator está em negociações com a Disney