Guia da Semana

Guia do cinema em SP - 04 a 09/06

Confira um roteiro com o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico. 

>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana
>> Veja os filmes que estão em cartaz na cidade
>> Festival de Cannes 2012

Nesta semana, tem o festival In-Edit, dedicado a documentários musicais; ainda acontecem duas mostras bacanas, uma de cinema argentino e outra com produções israelenses. Também vale passar noCineSESC ver Adorável Pivellina e conferir a última semana das mostras África Hoje e Douglas Sirk. Confira! 

In-Edit
Começou o In-Edit, o festival de documentários musicais que acontece em seis salas de cinema da cidade, como MISCineSESC eCinemateca. Até 10 de junho é possível mergulhar no mundo da música com filmes sobre a Tropicália, Lira Paulistana, sobre a vida do Beatle George Harrison, as bandas Queen, Libertines e Clash, entre outros. 

 

Festival de Cinema Argentino 
De 01 a 06 de junho, o Cinemark do Shopping Cidade Jardim exibe cinco longas-metragens do cinema argentino contemporâneo. A primeira edição do festival celebra os 15 anos da rede e traz na programação títulos como o premiado Las Acacias, de Pablo Giorgelli, eJuntos para Sempre


 

Ciclo Cinema e Psicanálise 
Todo domingo a Cinemateca faz um encontro entre o público e psicanalistas e exibe um filme sobre o tema. Nesta semana é a vez deImagens do Inconsciente – a barca do sol e debate com Plínio Montagna e Nilde Parada Franch, com mediação de Ines Sucar, sempre às 18h. 


 

Tela para todos 
Projeto do CCBB, o Tela para Todos traz um filme brasileiro por mês que é exibido de quinta a domingo, sempre às 13h. Em junho é a vez de Deserto Feliz, de Paulo Caldas, que mostra uma adolescente que se entrega à prostituição, no Recife. 




5ª Mostra do Cinema Israelense  
Até 10 de junho quatro salas de São Paulo (Cinusp, Clube A HebraicaCentro de Cultura Judaica  Cinemark) exibem produções israelenses de sucesso, como o premiado Invisível, e ainda conta com uma seleção com os chamados “borekas filmes”, parecidos com as chanchadas brasileiras, comoSallah Shabati, de 1964. Todas as sessões são gratuitas, exceto as do Cinemark que custam R$ 8. 
 

CineSESC 
Quarta-feira é dia de Cinema da Vela e Sessão Comodoro, no CineSESC. No primeiro, às 19h30, Cunha Jr, Ricardo Calil e Marcelo Andrade fazem um bate-papo sobre a noite e o samba paulista com a duração do tempo de queima de uma vela. Às 21h30, o cineasta Carlos Reichenbach comenta e exibe em versão original o filme Banho de Sangue(1971), do mestre do horror italiano Mario Bava. Nos demais dias da semana, vale pegar uma sessão do italianoAdorável Pivellina.

Douglas sirk
Esta é a última semana para conferir a mostra dedicada à obra do diretor alemão Douglas Sirk, no CCBB. São exibidos filmes como Recomeçar a VidaEmboscada e Amar e Morrer. Sirk foi um dos principais autores do gênero melodrama e uma inspiração para cineastas como Rainer Werner Fassbinder e Pedro Almodóvar.  




África Hoje
A mostra África Hoje também está em suas últimas sessões, na Caixa Cultural São Paulo. Até 10 de junho acontecem debates e são exibidos 24 documentários africanos realizados no Brasil. Além de discutir questões do continente, é uma boa oportunidade para conhecer o que tem sido produzido lá!

Atualizado em 8 Jun 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Apresentadores erram e dão Oscar para o filme errado; confira os vencedores

“Moonlight” vence e mostra reação do Oscar às polêmicas de 2016 e a Trump

17 filmes para assistir no NOW durante o feriado de Carnaval

De terror a animação, confira filmes que vão te entreter nesse feriado

Logan: "filme definitivo" do Wolverine chega aos cinemas

Longa marca a despedida de Hugh Jackman do personagem que viveu por 17 anos

Um Limite Entre Nós: filme indicado ao Oscar chega ao Brasil em cima da hora

Longa traz Denzel Washington e Viola Davis em atuações singulares

13 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir em casa agora mesmo

Do premiado “A Chegada” ao emocionante “Fogo no Mar”, veja quais são os filmes do Oscar para assistir no NOW

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil