Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana, a Cinemateca faz uma homenagem ao centenário de Nelson Rodrigues e exibe filmes baseados em sua obra. Já o CCBB e oCinusp fazem uma retrospectiva da obra do cineasta francês Louis Malle. Confira!

Centenário Nelson Rodrigues
Nesta quarta, a Cinemateca estreia a programação de filmes baseados na obra de Nelson Rodrigues, em homenagem ao seu centenário. Boa oportunidade de assistir a raridade Engraçadinha Depois dos 30, em versão restaurada pela própria Cinemateca, eMeu destino é pecar, de Manuel Peluffo, primeiro filme adaptado de um texto do escritor.

O Cinema de Louis Malle: Versátil e Polêmico
A mostra em homenagem aos 80 anos do nascimento do cineasta francês Louis Malle começa nesta semana no CCBB e no Cinusp. Na programação, títulos como Os Amantes e Trinta Anos Esta Noite, além de debate sobre a sexualidade em sua obra.

Ciclo de Filmes Alemães
Todas as quartas-feiras, às 20h, o Club Transatlântico faz sessões gratuitas com o melhor do cinema alemão contemporâneo, em parceria com o Goethe-Institut e apoio da Estapar. Nesta semana rola Kirschblüten – Hanami (Flor de Cerejeira), com direção Doris Dörri.

Cineastas de Nosso Tempo
Até quinta-feira, o Cine Olido apresenta filmes sobre grandes cineastas como Luis Buñuel, Jean-Luc Godard e Jean Vigo, com produções feitas para a TV francesa na série de grandes entrevistas Cineastas de Nosso Tempo. Além disso, são exibidos outros filmes dirigidos por esses diretores, casos de Luis Buñuel: um Cineasta do Nosso Tempo, O Dinossauro e o Bebê: Diálogo em Oito Partes entre Fritz Lang e Jean-Luc Godard, filmado por Labarthe, e O Desprezo, com direção de Godard.

Os Musicais
Para quem gosta de musicais, a Biblioteca Pública Roberto Santos traz uma programação com clássicos do gênero comoDirty Dancing, Amor, Estranho Amor e A Baronesa Transviada, com Dercy Gonçalves; e alguns mais recentes como Todos Dizem Eu Te Amo, de Woody Allen. As sessões são gratuitas.

Atualizado em 8 Nov 2012.