Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana, o CineSESC exibe filmes de John Carpenter e documentários que foram destaque no Festival do Rio 2012. Confira!

John Carpenter
Em parceria com o Festival do Rio, o CineSESC faz uma retrospectiva com 14 obras do cineasta americano John Carpenter, até domingo. Na programação, filmes como Fuga de Nova York, Assalto ao 13º DP e O Enigma de Outro Mundo.


Joaquim Pedro de Andrade
Até quinta-feira o Cine Olido faz uma retrospectiva da obra de um dos mais importantes representantes do Cinema Novo brasileiro Joaquim Pedro de Andrade. A programação contempla toda a obra do autor que completaria 80 anos se estivesse vivo. Entre os títulos estão Macunaíma, O Aleijadinho, Os Inconfidentes e Garrincha, a alegria do povo.

Docs. SESC
Também em parceria com o Festival do Rio, o CineSESC exibe os documentários que foram destaque na mostra de cinema carioca. Entre os títulos estão documentários sobre Roman Polansky, Woody Allen e o filme de Spike Lee sobre o disco Bad, de Michael Jackson.


O Surrealismo de Luis Buñuel
Todas as sextas e domingos de outubro, a Biblioteca Pública Roberto Santos exibe gratuitamente um clássico do diretor espanhol Luis Buñuel. Na programação, filmes como O Anjo Exterminador, A Via Láctea e Os Esquecidos.


Delicadas Relações – O Cinema das Relações Humanas
O CCBB fez uma seleção de filmes nacionais e internacionais que tratam de relações humanas como amizade, amor, família e até do homem com Deus. Com títulos que falam tanto com o público adulto e infantil, a mostra traz filmes como O Pequeno Nicolau, Cinema, Aspirinas e Urubus e Ponyo.

Os Múltiplos Lugares De Roberto Farias
Depois do CCBB, agora é a vez da Cinemateca exibir a programação da mostra em homenagem ao cineasta Roberto Farias, no ano em que ele completa 80 anos. Até 14 de outubro são exibidos filmes produzidos e/ou dirigidos por ele, dos quais 16 são cópias novas, como Pra Frente Brasil (1982) e Assalto ao Trem Pagador(1962).

Atualizado em 11 Out 2012.