Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana são exibidos os filmes que foram destaque no festival de cinema argentino BAFICI e o Espaço Itaú de Cinema Augusta começa uma programação para comemorar seus 20 anos. Também é a última semana para ver as mostras do Fellini e do Georges Méliès. Confira!

Mostra Espaço Ano 20
O Espaço Itaú de Cinema Augusta começa as comemorações de seus 20 anos exibindo 23 filmes nacionais que passaram pela casa desde sua inauguração. Até quinta-feira, a programação traz títulos como Amarelo Manga,Bicho de Sete Cabeças, O Cheiro do Ralo e a pré-estreia do relançamento de Cabra Marcado Pra Morrer, de Eduardo Coutinho.

BAFICI
Até quinta-feira o CineSESC exibe os filmes que foram destaque no BAFICI, um dos mais importantes festivais de cinema da Argentina. A programação reúne filmes de diretores consagrados e novos talentos como Ausente, de Marco Berguer, vencedor do prêmio Teddy do Festival de Berlin; e El Rati Horror Show, de Enrique Piñeyro.


Os Múltiplos Lugares de Roberto Farias
O cineasta e produtor Roberto Farias completa 80 anos em 2012 e ganha homenagem noCCBB até dia 16 de setembro. Na programação, 25 filmes produzidos e/ou dirigidos por ele, dos quais 16 são cópias novas. Entre os títulos estão filmes clássicos, como Pra Frente Brasil (1982), Assalto ao Trem Pagador (1962) e a trilogia pop estrelada pelo “Rei” Roberto Carlos entre 1968 e 1971.

Alain Resnais
A Cinemateca Brasileira apresenta ao longo do mês de setembro uma retrospectiva em homenagem ao cineasta francês Alain Resnais, que completou recentemente 90 anos de idade. A programação traz boa parte de sua carreira, apresentando desde seus primeiros trabalhos, como os curtas Van Gogh (1948) e Noite e neblina (1955), a clássicos como Hiroshima meu amor, Muriel e A guerra acabou.

Cinema da Boca: Clery Cunha
O diretor e ator Clery Cunha é um dos remanescentes do cinema da Boca do Lixo e tem sua obra revisitada, no Cine Olido, até dia 13 de setembro. Com mais de cinco décadas de carreira, a programação exibe filmes do autor como Joelma 23º andar, com Beth Goulart, e Eu faço... elas sentem, com Antônio Fagundes.

Diversidade em Cena - Agora é que são elas
O Cinusp recebe, durante o mês de setembro, uma mostra só com filmes voltados ao universo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Diversidade em Cena mergulha no universo homossexual feminino através de diferentes histórias afetivas entre mulheres. Na programação, filmes como Tomboy, Minhas Mães e Meu Pai e Infâmia.

Georges Méliès
Quem já assistiu ao filme A Invenção de Hugo Cabret pode ver um pouco sobre os últimos momentos de Georges Méliès, conhecido como o “pai dos efeitos especiais”. Outra oportunidade de saber mais sobre o artista é na exposição que acontece até 16 de setembro, no MIS, que traz cartazes, desenhos, figurinos originais e a exibição de 11 de seus filmes.

Tutto Fellini
A mostra Tutto Fellini continua no SESC Pinheiros. Quem passar por lá confere um panorama da obra do cineasta italiano, conhecido pelo seu genial trabalho em clássicos como Oito e Meio e A Doce Vida.Estão expostos fotografias de bastidores, desenhos feitos pelo diretor, entrevistas, trechos de filmes e vários documentos inéditos até 16 de setembro.

Atualizado em 13 Set 2012.