Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana rola a 20ª edição do Mix Brasil com programação de cinema, teatro e música e um dia inteiro de filmes nacionais a R$ 3 no Cinemark. Confira!

Mix Brasil
Já começou a 20ª edição do festival da cultura da diversidade que ocupa as salas do CineSESC, Cine Olido e Espaço Itaú de Cinema – Augusta, além sessões open air no Beco do Graffiti e Largo do Arouche. Entre os filmes de destaque do festival LGBT estãoTempestade na Estrada, os documentários Meu Nome é Kuchu, sobre um ativista gay de Uganda assassinado em 2011, e O Homem Invisível, que mostra gays palestinos perseguidos que se escondem ilegalmente em Tel Aviv, entre outros.

Cinema Nórdico
Nesta terça começa na Cinemateca uma mostra dedicada ao cinema sueco contemporâneo, composta por filmes produzidos entre 2009 e 2011. O ciclo apresenta uma nova geração do cinema sueco, com títulos já exibidos em festivais como Cannes e Berlim, que permaneciam inéditos no Brasil.

Centenário Nelson Rodrigues
A Cinemateca homenageia o escritor Nelson Rodrigues com uma programação de filmes baseados em sua obra. Boa oportunidade de assistir a raridade Engraçadinha Depois dos 30, em versão restaurada pela própria Cinemateca, e Meu destino é pecar, de Manuel Peluffo, primeiro filme adaptado de um texto do escritor.

Projeta Brasil
Para quem gosta de cinema brasileiro, o Cinemark faz um dia inteiro com programação nacional com ingressos a R$ 3. É só nesta segunda (12) e a grade traz 22 longas-metragens como Gonzaga – De pai para filho, Heleno, Totalmente Inocentes, Xingu, entre outros.

O Cinema de Louis Malle: Versátil e Polêmico
A mostra em homenagem aos 80 anos do nascimento do cineasta francês Louis Malle já começou no CCBB e no Cinusp. Na programação, títulos como Os Amantes e Trinta Anos Esta Noite, além de debate sobre a sexualidade em sua obra.

Ciclo de Filmes Alemães
Todas as quartas-feiras, às 20h, o Club Transatlântico faz sessões gratuitas com o melhor do cinema alemão contemporâneo, em parceria com o Goethe-Institut e apoio da Estapar. Nesta semana rola Renn, wenn du kannst (Corra se puder), com direção de Dietrich Brüggemann.

Os Musicais
Para quem gosta de musicais, a Biblioteca Pública Roberto Santos traz uma programação com clássicos do gênero como Dirty Dancing, Amor, Estranho Amor e A Baronesa Transviada, com Dercy Gonçalves; e alguns mais recentes como Todos Dizem Eu Te Amo, de Woody Allen. As sessões são gratuitas.

Atualizado em 14 Nov 2012.