Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana, são homenageados dois cineastas franceses: Jacques Tati, no SESC Santana e, Jean Rollin, no Cine Olido. Confira!

Jean Rollin
Até quarta-feira, o Cine Olido faz uma retrospectiva da obra do cineasta e roteirista francês Jean Rollin, um dos primeiros a realizar filmes do gênero fantástico/erótico sobre vampiros. Entre os filmes selecionados estão A Vampira Nua, As Demoníacas, A Morta-Viva,Lábios de Sangue, entre outros.

O Cinema de Jacques Tati
O SESC Santana exibe filmes importantes da carreira do cineasta e ator francês Jacques Tati, em sessões gratuitas, sempre as terças-feiras. Nesta semana é a vez do filme Tempo de Diversão, de 1967. Tati ficou conhecido com seu personagem Sr. Hulot, protagonista da maior parte de seus filmes, e por tratar temas em que o homem vive um embate com o progresso.

O Surrealismo de Luis Buñuel
Todas as sextas e domingos de outubro, a Biblioteca Pública Roberto Santos exibe gratuitamente um clássico do diretor espanhol Luis Buñuel. Na programação, filmes como O Anjo Exterminador, A Via Láctea e Os Esquecidos.


Delicadas Relações – O Cinema das Relações Humanas
O CCBB fez uma seleção de filmes nacionais e internacionais que tratam de relações humanas como amizade, amor, família e até do homem com Deus. Com títulos que falam tanto com o público adulto e infantil, a mostra traz filmes como O Pequeno Nicolau, Cinema, Aspirinas e Urubus e Ponyo.

Reserva Cultural
Outra opção para esta semana é o Reserva Cultural que vem com uma programação bem bacana. Além do documentário Tropicália, é uma boa pedida o uruguaio Vida Útil ou os dramas franceses De Volta para Casa e Tudo o que Desejamos.

Atualizado em 19 Out 2012.