Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana, o Itaú Cultural exibe filmes que foram produzidos sem recursos em vários lugares do Brasil; o Cinusp faz uma mostra com animes, produções japonesas que conquistaram o mundo; e o MIShomenageia um dos maiores produtores da boca do lixo, Antonio Polo Galante. Confira!


Mostra Anime
Até 09 de agosto, o Cinusp faz uma mostra com longas e curtas-metragens de animes, os famosos desenhos animados produzidos no Japão. Entre os destaques está o trabalho de Makoto Shinkai, que pode ser conferido nos premiados 5 Centímetros Por Segundo e O Lugar Prometido em Nossa Juventude.

Cinema de Bordas
Quarta-feira estreia a mostra Cinema de Bordas, no Itaú Cultural. Em sua 4ª edição, o evento exibe 23 filmes de diretores brasileiros que, mesmo sem recursos e estrutura, realizaram produções simples e improvisadas. Um dos destaques é A Maudição da Casa de Vanirim, de Manoel Loreno, conhecido no meio como Seu Manoelzinho.

A Boca da Boca
Nesta quarta começa a mostra A Boca da Boca, no MIS. A programação faz uma homenagem a Antonio Polo Galante, um dos maiores produtores da boca do lixo de São Paulo, e exibe 14 longas-metragens, além de trailers raros da época, e um debate com o próprio Galante e Inácio Araújo, na abertura do evento.



Reserva Cultural
A programação do Reserva Cultural está bacana nesta semana. Destaque para On the Road, de Walter Salles; para os franceses A Delicadeza do Amor, com a atriz Audrey Tautou; e Bem Amadas, musical interpretado por Catherine Deneuve e Chiara Mastroianni, mãe e filha na vida real e no filme, que mostra o relacionamento das duas mulheres com os homens que aparecem em suas vidas.


Tadeu Jungle
Esta é a última semana para ir à Cinemateca conferir a retrospectiva da obra do cineasta e artista multimídia Tadeu Jungle. A programação reúne vídeos, programas de televisão, debate e os longas Evoé, retrato de um antropófago e Amanhã Nunca Mais, entre outros.

A Boca em Roterdã
Também em seus últimos dias, a mostra exibe, na Cinemateca, os filmes que foram destaque no festival de cinema de Roterdã. Com longas da boca do lixo rodados entre as décadas de 1960 e 1980, a programação traz títulos como Fuk Fuk à Brasileira, Anjo Loiro e Império do Desejo. Além disso, há uma homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach, falecido recentemente, e a exibição de documentários sobre a história do cinema marginal na mostra paralela, Curta Cinemateca.

Rock Cinema Clube
Ainda no clima do dia do rock - celebrado em 13 de julho -, o Cine Olido reúne 21 filmes com histórias musicais até 02 de agosto. Entre os títulos estão The Rolling Stones: Shine a Light, George Harrison: Living in the Material World e Jovens, Loucos e Rebeldes.

Atualizado em 3 Ago 2012.