Guia da Semana

Guia do cinema em SP - 9 a 14/07

Confira um roteiro com o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico. 

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana, acontecem várias mostras bacanas. No MIS tem uma exposição com o universo fantástico do francês Georges Méliès; noSESC Pinheiros, outra sobre o italiano Federico Fellini e,naCinemateca duas mostras paralelas sobre cinema marginal e da boca do lixo. Confira!

Georges Méliès 
Quem já assistiu ao filme A Invenção de Hugo Cabret pode ver um pouco sobre os últimos momentos de Georges Méliès, conhecido como o “pai dos efeitos especiais”. Outra oportunidade de saber mais sobre o artista é na exposição que acontece até setembro, oMIS, que traz cartazes, desenhos, figurinos originais e a exibição de 11 de seus filmes.

  

A Boca em Roterdã
A partir desta terça, a Cinemateca mostra o que foi destaque no festival de cinema de Roterdã com filmes da boca do lixo rodados entre as décadas de 1960 e 1980, como Fuk Fuk à BrasileiraAnjo Loiro e Império do Desejo. Além disso, há uma homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach, falecido recentemente, e a exibição de documentários sobre a história do cinema marginal na mostra paralela, Curta Cinemateca

Tutto Fellini 
Já começou a exposição Tutto Fellini, no SESC Pinheiros. Até setembro, a mostra revisita a obra do cineasta italiano Federico Fellini trazendo cerca de 400 itens entre fotografias de bastidores, desenhos feitos pelo próprio diretor, revistas de época, cartazes, entrevistas, trechos de filmes e vários documentos inéditos, revelando outro lado do autor dos clássicos A Doce Vida e Oito e Meio

Ziraldo 80
Criador do Menino Maluquinho e tantos outros personagens, Ziraldo completa 80 anos em outubro. Por isso, o CineSESC faz uma homenagem ao autor durante todo o mês de julho. A programação traz exposição fotográfica e a exibição de filmes com seus personagens.

 

Tela Para Todos
O projeto Tela Para Todos exibe uma produção brasileira por mês, no CCBB, de quinta a domingo, sempre às 13h. Em julho é a vez do longa  Eu me Lembro, de Edgard Navarro, que narra a história de um personagem que viveu as grandes revoluções de costume do século XX.  

 

100 anos de Keisuke Kinoshita 
Esses são os últimos dias, até quinta-feira (12), para conferir a mostra que homenageia o cineasta japonês Keisuke Kinoshita, que completaria cem anos se estivesse vivo. Nesta semana é possível assistir filmes como Uma Tragédia JaponesaFlor e Incenso e Rikugun, no SESC Pinheiros.  Kinoshita ficou conhecido por ser pioneiro ao fazer filmes coloridos e ao tocar em temas do cotidiano japonês.

Bergman 
Também em seus últimos dias, a mostra em homenagem ao cineasta sueco Ingmar Bergman continua no CCBB até 15 de julho. Com mais de 50 filmes na programação, nesta semana, são exibidos Fanny e Alexander, Sonhos de Mulheres e Monika e o Desejo

Atualizado em 13 Jul 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

17 filmes para assistir no NOW durante o feriado de Carnaval

De terror a animação, confira filmes que vão te entreter nesse feriado

Logan: "filme definitivo" do Wolverine chega aos cinemas

Longa marca a despedida de Hugh Jackman do personagem que viveu por 17 anos

Um Limite Entre Nós: filme indicado ao Oscar chega ao Brasil em cima da hora

Longa traz Denzel Washington e Viola Davis em atuações singulares

13 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir em casa agora mesmo

Do premiado “A Chegada” ao emocionante “Fogo no Mar”, veja quais são os filmes do Oscar para assistir no NOW

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil

“Silêncio”: 3 motivos para ver o novo filme de Scorsese (e 3 para pensar duas vezes)

Longa traz Andrew Garfield e Adam Driver como padres jesuítas