Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana, acontecem várias mostras bacanas. No MIS tem uma exposição com o universo fantástico do francês Georges Méliès; noSESC Pinheiros, outra sobre o italiano Federico Fellini e,naCinemateca duas mostras paralelas sobre cinema marginal e da boca do lixo. Confira!

Georges Méliès
Quem já assistiu ao filme A Invenção de Hugo Cabret pode ver um pouco sobre os últimos momentos de Georges Méliès, conhecido como o “pai dos efeitos especiais”. Outra oportunidade de saber mais sobre o artista é na exposição que acontece até setembro, oMIS, que traz cartazes, desenhos, figurinos originais e a exibição de 11 de seus filmes.

A Boca em Roterdã
A partir desta terça, a Cinemateca mostra o que foi destaque no festival de cinema de Roterdã com filmes da boca do lixo rodados entre as décadas de 1960 e 1980, como Fuk Fuk à Brasileira, Anjo Loiro e Império do Desejo. Além disso, há uma homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach, falecido recentemente, e a exibição de documentários sobre a história do cinema marginal na mostra paralela, Curta Cinemateca.

Tutto Fellini
Já começou a exposição Tutto Fellini, no SESC Pinheiros. Até setembro, a mostra revisita a obra do cineasta italiano Federico Fellini trazendo cerca de 400 itens entre fotografias de bastidores, desenhos feitos pelo próprio diretor, revistas de época, cartazes, entrevistas, trechos de filmes e vários documentos inéditos, revelando outro lado do autor dos clássicos A Doce Vida e Oito e Meio.

Ziraldo 80
Criador do Menino Maluquinho e tantos outros personagens, Ziraldo completa 80 anos em outubro. Por isso, o CineSESC faz uma homenagem ao autor durante todo o mês de julho. A programação traz exposição fotográfica e a exibição de filmes com seus personagens.

Tela Para Todos
O projeto Tela Para Todos exibe uma produção brasileira por mês, no CCBB, de quinta a domingo, sempre às 13h. Em julho é a vez do longa Eu me Lembro, de Edgard Navarro, que narra a história de um personagem que viveu as grandes revoluções de costume do século XX.

100 anos de Keisuke Kinoshita
Esses são os últimos dias, até quinta-feira (12), para conferir a mostra que homenageia o cineasta japonês Keisuke Kinoshita, que completaria cem anos se estivesse vivo. Nesta semana é possível assistir filmes como Uma Tragédia Japonesa, Flor e Incenso e Rikugun, no SESC Pinheiros. Kinoshita ficou conhecido por ser pioneiro ao fazer filmes coloridos e ao tocar em temas do cotidiano japonês.

Bergman
Também em seus últimos dias, a mostra em homenagem ao cineasta sueco Ingmar Bergman continua no CCBB até 15 de julho. Com mais de 50 filmes na programação, nesta semana, são exibidos Fanny e Alexander, Sonhos de Mulheres e Monika e o Desejo.

Atualizado em 13 Jul 2012.