Guia da Semana

In-Edit Brasil 2013

5ª edição do festival de documentários musicais reúne 58 títulos de vários países

A quinta edição do In-Edit Brasil acontece entre 3 e 12 de maio em cinco salas de cinema de São Paulo: Cine OlidoCineSESCMatilha CulturalCinemateca e MIS o inglês Dick Fontaine, diretor do departamento de Documentário na National Film and Television School e o primeiro produtor a abrir espaço na TV para os Beatles e a introduziu o documentário para as massas popularizando o jazz e o hio hop.

+ Confira as estreias da semana
+ Veja a programação do circuito alternativo de cinema em SP

Além do panorama de Dick Fontaine com a exibição de filmes como Art Blakey – The Jazz Messenger,  Betty Carter: New All The Time e Who's Crazy - David, o In-Edit traz os brasileiros Jards, de Eryk Rocha, que mergulha no processo criativo de Jards Macalé; Música Serve Para Isso: Uma Historia Dos Mulheres Negras, de Bel Bechara e Sandro Serpa, que mostra como se formou o Mulheres Negras, dupla formada por André Abujamra e Maurício Pereira, na década de 1980. 


Searching for a Sugar Man foi premiado no Oscar 2013

Quem também aparece na programação é o premiado no Oscar 2013, Searching for Sugar Mande Malik Bendjelloul, que conta a história de Jesus “Sixto” Rodriguez que grava dois álbuns na década de 70 e desaparece. Seu trabalho misturava rock, folk e política e influenciou artistas como Bob Dylan, Beatles e Rolling Stones.

Já em A Film About Kids and Music. Sant Andreu Jazz Band, o espanhol Ramon Tort, vencedor do In-Edit Barcelona, conta a história de uma orquestra que reúne meninos e meninas entre 6 e 18 anos em um repertorio de jazz clássico que chega aos auditórios mais importantes do país. Outro destaque é Glastopia, de Julien Temple, que faz uma viagem em um dos maiores festivais de música da atualidade, o Glastonbury.


Documentário fecha trilogia sobre o músico Neil Young

Neil Young: Journeys, do aclamado diretor americano Jonathan Demme, fecha uma trilogia de documentários sobre Neil Young, que inclui “Neil Young: Heart of Gold” e “Neil Young Trunk Show”. Desta vez, ele mostra a cidade em que o astro do folk passou sua infância, Omemee, em Ontario, e acompanha as duas noites do show solo do cantor no mítico Massey Hall em Toronto. Quem gosta de hip hop vai curtir o Planet Rock: The Story of Hip Hop and the Crack Generation, de Richard Lowe e Martin Torgoff. O documentário conta com depoimentos de rappers como Snoop Dogg, RZA, Freeway Rick Ross e Ice-T, que revelam as entranhas da juventude negra americana junto com as drogas e a música. 

Confira a programação completa de cada sala:
Cine Olido 
CineSESC
Matilha Cultural
Cinemateca
MIS

Atualizado em 26 Abr 2013.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 Filmes para ver em streaming e curtir o feriado no sofá

Neste Dia do Trabalho, assista aos melhores filmes em cartaz nos serviços de streaming

“La La Land” chega ao streaming para deixar seu feriado mais perfeito

Filme com Emma Stone e Ryan Gosling estreia no Looke, Now, Vivo Play e Google Play.

10 Filmes da seleção de Cannes que você vai querer ver em 2017

Biografia de Godard e novos filmes de Michael Haneke e Roman Polanski são destaques no festival

Filmes exibidos em Cannes têm desconto no streaming no mês de maio

Now e ITunes fazem promoção cinéfila para acompanhar o festival

26 remakes ou reboots que você nem acredita que estão nos planos de Hollywood

"Os Pássaros", "A Mosca" e "Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado" estão entre os filmes que podem ganhar novas versões nos cinemas

“Corra!” – terror sobre preconceito racial é uma das melhores coisas que você verá nos cinemas neste ano

Filme de Jordan Peele estreia no dia 18 de maio nos cinemas