Guia da Semana

Luvas, cinema e ação

Confira a lista dos filmes que fizeram sucesso com as histórias narradas em cima do ringue


O pugilismo é um dos esportes que mais se deu bem na transposição para as grandes telas. O público e a crítica parecem se encantar pela fórmula que transmite os sonhos e dramas dos personagens disputando, literalmente a socos, cada vitória. Seja a narrativa fictícia ou não, a dedicação, a conquista e a frustração dos lutadores transformam o que acontece dentro do ringue em uma bela metáfora para a vida.

Treine seus jabs, copie os movimentos e torça pelo seu personagem favorito das telonas! 

1 - Rocky - O Lutador (1976)

Um dos pioneiros na temática a conquistar o grande público, o drama escrito e interpretado por Sylvester Stallone apresenta Rocky Balboa, o boxeador desconhecido e humilde da Filadélfia. Ele nunca teve chance no esporte até ter sua vida transformada ao receber do campeão peso-pesado Apollo Doutrinador a oportunidade de disputar o título máximo do esporte. Vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Filme, Diretor e Edição, Stallone escreveu o roteiro em apenas três dias, após assistir uma luta de boxe em que o desconhecido Chuck Wepner conseguiu aguentar os 15 rounds contra o campeão Muhammad Ali, chegando até a derrubá-lo em determinado momento. O filme teve cinco continuações: Rocky II, III, IV, V e Rocky Balboa.




Ficha Técnica
Rocky - O Lutador

Título original: Rocky

Direção: John G. Avildsen

Elenco: Sylvester Stallone, Talia Shire e Burt Young

Tempo de duração: 119 min

Ano de lançamento: 1976



2 - Touro Indomável (1980)



Touro Indomável, 1980

Filme obrigatório para essa temática, Martin Scorsese faz Robert De Niro dar vida à história do pugilista Jake La Motta, filho de imigrantes italianos e atleta tão talentoso quanto temperamental. Para o papel que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator, De Niro emagreceu e engordou rapidamente para encarnar o desregrado personagem. A fotografia é um ponto alto da película, retratando com brutalidade e frieza o que acontecia em cima do ringue e refletia no modo como La Motta encarava a vida.



Ficha Técnica

Touro Indomável

Título original: Raging Bull

Direção: Martin Scorsese

Elenco: Robert De Niro, Cathy Moriarty e Joe Pesci

Tempo de duração: 129 min

Ano de lançamento: 1980



3 - Quando Éramos Reis (1996)

Após três anos sem lutar e depois de tirarem seu título de pesos pesados por se negar a comparecer à Guerra do Vietnã, o veterano Muhammad Ali encontra chance de redenção diante do fenômeno George Foreman, em uma disputa marcado por Don King no Zaire, em 1974. O documentário de Leon Gast ganhou o Oscar na categoria e ainda reúne B.B. King e James Brown, que participaram de um grande festival de música no país. A película mostrou a fusão perfeita entre o esporte e a política, apresentando a cultura negra americana dos anos 70.



Ficha Técnica

Quando Éramos Reis

Título original: When we were kings

Direção: Leon Gast

Elenco: Muhammad Ali, George Foreman e Don King

Tempo de duração: 89 min

Ano de lançamento: 1996



4 - Olhos de Serpente (1998)


Rick Santoro (Nicolas Cage) é um policial corrupto de Atlantic City que assiste ao assassinato de um político famoso em uma arena de boxe, na noite da disputa pelo cinturão de peso-pesado. Na tentativa de encontrar o responsável pelo crime e livrar a pele de um velho amigo, Rick acaba se envolvendo com uma perigosa máfia de boxe. Dirigido por Brian de Palma, o filme passa quase todo dentro de um ginásio e revela o mundo de intrigas do esporte até então preferido de Hollywood.




Ficha Técnica

Olhos de Serpente

Título original: Snake Eyes

Direção: Brian De Palma

Elenco: Nicolas Cage, Gary Sinise e John Heard

Tempo de duração: 98 min
Ano de lançamento: 1998



5 - Hurricane
 - O Furação (1999)

Denzel Washington revive o drama baseado na história real de Rubin 'Hurricane' Carter, pugilista que estava para disputar o título mundial de boxe de 66, mas vê seu sonho não se concretizar quando o confundem com um assassino. Apesar de não apresentar muitas cenas de boxe, o filme dirigido por Norman Jewison atrai por misturar itens próprios do esporte, como racismo, política e superação. Bob Dylan se impressionou tanto com o lutador que, na época do crime, fez uma música em sua em homenagem (Hurricane).



Ficha Técnica

Hurricane - O Furacão

Título original: The Hurricane

Direção: Norman Jewison

Elenco: Denzel Washington, Vicellous Reon Shannon e Deborah Kara Unger

Tempo de duração: 146 min

Ano de lançamento: 1999



6 - Ali (2001)

Grande lutador nos ringues e uma personalidade inteligente e polêmica fora delas, Cassius Clay logo se tornou um dos principais pugilistas americano dos anos 60. Após se converter ao islamismo, trocar seu nome para Muhammad Ali e se recusar a lutar na Guerra do Vietnã, perdeu o título e virou um ícone negro mundial. Retratando sua vida e adotando os trejeitos de falastrão do lutador, Will Smith dá vida a esse personagem, que se recusou a entrar no exército dos EUA e lutou contra George Foreman no Zaire, em 1974.



Ficha Técnica

Ali

Título original: Ali

Direção: Michael Mann

Elenco: Will Smith, Jamie Foxx e Jon Voight

Tempo de duração: 157 min

Ano de lançamento: 2001




7 - Menina de Ouro
(2004)


Menina de Ouro, 2004

Afastado de sua filha, Frankie (Clint Eastwood) é um treinador que foge do convívio social e tem como amigo apenas um ex-lutador de boxe. Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) entra em cena e, depois de muita insistência, ele aceita transformá-la em uma grande pugilista. O destino acaba levando os dois personagens a escolhas angustiantes tanto dentro como fora do ringue. Com ótima atuação do elenco, o filme aborda a questão da eutanásia e levou o Oscar de Melhor Filme, Diretor (Clint Eastwood), Atriz (Hilary Swank) e Coadjuvante (Morgan Freeman).



Ficha Técnica

Menina de Ouro

Título original: Million Dollar Baby

Direção: Clint Eastwood

Elenco: Hilary Swank, Clint Eastwood e Morgan Freeman

Tempo de duração: 132 min

Ano de lançamento: 2004



8 - A Luta pela Esperança (2005)
 

Russel Crowe interpreta o pugilista Jim Braddock, conhecido como Cinderella Man, aposentado prematuramente por conta de uma sequência de derrotas que, para sustentar a família, aceita substituir um lutador na última hora. Durante a luta ele surpreende, ganha, retoma a carreira e briga pelo título mundial. Com a direção de Ron Howard (Uma Mente Brilhante), o drama tem como plano de fundo a Grande Depressão dos EUA e recebeu três indicações ao Oscar.



Ficha Técnica

A Luta pela Esperança

Título original: Cinderella Man

Direção: Ron Howard

Elenco: Russell Crowe, Renée Zellweger e Craig Bierko

Tempo de duração: 144 min

Ano de lançamento: 2005



9 - Tyson
 (2008)

Campeão dos pesos pesados mais jovem da história e de personalidade agressiva, Mike Tyson foi por muito tempo o ídolo de uma geração, até entrar em diversas polêmicas cair dentro e fora do ringue. O documentário de James Toback apresenta ao público o retrato íntimo de um ex-pugilista abatido, fazendo um exame de sua vida, a infância nas ruas violentas do Brooklyn, a condenação por estupro e a mordida na orelha de Evander Holyfield.




Ficha Técnica

Tyson

Título original: Tyson

Direção: James Toback

Elenco: Mike Tyson, Mills Lane e Trevor Berbick

Tempo de duração: 90 min

Ano de lançamento: 2008




10 - O vencedor (2011)


Dirigido por David O. Russell, o filme traz o boxe para a narrativa baseada em fatos reais de Micky Ward (Mark Wahlberg), um boxeador com problemas familiares que perde todas as lutas que disputa. Para superar esse estigma e melhorar sua vida, ele precisa optar entre os ensinamentos de seu irmão e treinador Dicky Ecklund (Christian Bale) - uma lenda do boxe que desperdiçou seu talento com bebidas e drogas - ou os conselhos de sua namorada Charlene (Amy Adams).

O longa disputa em seis categorias o prêmio da Academia, entre elas Melhor Filme, Diretor, Atrizes Coajuvantes (Amy Adams e Melissa Leo) e Ator Coadjuvante, com a incrível atuação de Christian Bale (de Batman - O Cavaleiro das Trevas), que teve que perder 10 quilos para viver um viciado em crack e é um dos franco favoritos na categoria.



Ficha Técnica

O Vencedor

Título original: The Fighter

Direção: David O. Russell

Elenco: Mark Wahlberg, Christian Bale e Amy Adams

Tempo de duração: 114 min

Ano de lançamento: 2011



*Fotos: Imdb

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

J.K. Rowling desmente boato sobre filme de "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada"

"Não há verdade nos rumores sobre a trilogia", disse a escritora no Twitter

Após vídeo de supostos maus-tratos, pré-estreia de "Quatro Vidas de Um Cachorro" é cancelada

Universal Pictures divulgou comunicado oficial informando o cancelamento

Animação francesa “A Bailarina” é opção para as férias

Filme mostra uma menina que sonha em ser bailarina, mas, para isso, terá que aprender lições importantes de vida

Rede Cinesystem inaugura seu primeiro cinema em São Paulo

Com nove salas e projeção a laser, cinema promete ser o mais moderno da cidade

Rita Repulsa, Zordon e Alpha 5 estão no novo trailer dos "Power Rangers"; assista

Remake da série dos anos 90 estreia em março

“xXx: Reativado” – terceiro filme da franquia estrelada por Vin Diesel estreia nesta quinta

Longa traz Nina Dobrev no elenco e tem participação de Neymar Jr.