Guia da Semana


O pugilismo é um dos esportes que mais se deu bem na transposição para as grandes telas. O público e a crítica parecem se encantar pela fórmula que transmite os sonhos e dramas dos personagens disputando, literalmente a socos, cada vitória. Seja a narrativa fictícia ou não, a dedicação, a conquista e a frustração dos lutadores transformam o que acontece dentro do ringue em uma bela metáfora para a vida.

Treine seus jabs, copie os movimentos e torça pelo seu personagem favorito das telonas!

1 - Rocky - O Lutador (1976)

Um dos pioneiros na temática a conquistar o grande público, o drama escrito e interpretado por Sylvester Stallone apresenta Rocky Balboa, o boxeador desconhecido e humilde da Filadélfia. Ele nunca teve chance no esporte até ter sua vida transformada ao receber do campeão peso-pesado Apollo Doutrinador a oportunidade de disputar o título máximo do esporte. Vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Filme, Diretor e Edição, Stallone escreveu o roteiro em apenas três dias, após assistir uma luta de boxe em que o desconhecido Chuck Wepner conseguiu aguentar os 15 rounds contra o campeão Muhammad Ali, chegando até a derrubá-lo em determinado momento. O filme teve cinco continuações: Rocky II, III, IV, V e Rocky Balboa.




Ficha Técnica
Rocky - O Lutador

Título original: Rocky

Direção: John G. Avildsen

Elenco: Sylvester Stallone, Talia Shire e Burt Young

Tempo de duração: 119 min

Ano de lançamento: 1976



2 - Touro Indomável (1980)



Touro Indomável, 1980

Filme obrigatório para essa temática, Martin Scorsese faz Robert De Niro dar vida à história do pugilista Jake La Motta, filho de imigrantes italianos e atleta tão talentoso quanto temperamental. Para o papel que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator, De Niro emagreceu e engordou rapidamente para encarnar o desregrado personagem. A fotografia é um ponto alto da película, retratando com brutalidade e frieza o que acontecia em cima do ringue e refletia no modo como La Motta encarava a vida.



Ficha Técnica

Touro Indomável

Título original: Raging Bull

Direção: Martin Scorsese

Elenco: Robert De Niro, Cathy Moriarty e Joe Pesci

Tempo de duração: 129 min

Ano de lançamento: 1980



3 - Quando Éramos Reis (1996)

Após três anos sem lutar e depois de tirarem seu título de pesos pesados por se negar a comparecer à Guerra do Vietnã, o veterano Muhammad Ali encontra chance de redenção diante do fenômeno George Foreman, em uma disputa marcado por Don King no Zaire, em 1974. O documentário de Leon Gast ganhou o Oscar na categoria e ainda reúne B.B. King e James Brown, que participaram de um grande festival de música no país. A película mostrou a fusão perfeita entre o esporte e a política, apresentando a cultura negra americana dos anos 70.



Ficha Técnica

Quando Éramos Reis

Título original: When we were kings

Direção: Leon Gast

Elenco: Muhammad Ali, George Foreman e Don King

Tempo de duração: 89 min

Ano de lançamento: 1996



4 - Olhos de Serpente (1998)


Rick Santoro (Nicolas Cage) é um policial corrupto de Atlantic City que assiste ao assassinato de um político famoso em uma arena de boxe, na noite da disputa pelo cinturão de peso-pesado. Na tentativa de encontrar o responsável pelo crime e livrar a pele de um velho amigo, Rick acaba se envolvendo com uma perigosa máfia de boxe. Dirigido por Brian de Palma, o filme passa quase todo dentro de um ginásio e revela o mundo de intrigas do esporte até então preferido de Hollywood.




Ficha Técnica

Olhos de Serpente

Título original: Snake Eyes

Direção: Brian De Palma

Elenco: Nicolas Cage, Gary Sinise e John Heard

Tempo de duração: 98 min
Ano de lançamento: 1998



5 - Hurricane
- O Furação (1999)

Denzel Washington revive o drama baseado na história real de Rubin 'Hurricane' Carter, pugilista que estava para disputar o título mundial de boxe de 66, mas vê seu sonho não se concretizar quando o confundem com um assassino. Apesar de não apresentar muitas cenas de boxe, o filme dirigido por Norman Jewison atrai por misturar itens próprios do esporte, como racismo, política e superação. Bob Dylan se impressionou tanto com o lutador que, na época do crime, fez uma música em sua em homenagem (Hurricane).



Ficha Técnica

Hurricane - O Furacão

Título original: The Hurricane

Direção: Norman Jewison

Elenco: Denzel Washington, Vicellous Reon Shannon e Deborah Kara Unger

Tempo de duração: 146 min

Ano de lançamento: 1999



6 - Ali (2001)

Grande lutador nos ringues e uma personalidade inteligente e polêmica fora delas, Cassius Clay logo se tornou um dos principais pugilistas americano dos anos 60. Após se converter ao islamismo, trocar seu nome para Muhammad Ali e se recusar a lutar na Guerra do Vietnã, perdeu o título e virou um ícone negro mundial. Retratando sua vida e adotando os trejeitos de falastrão do lutador, Will Smith dá vida a esse personagem, que se recusou a entrar no exército dos EUA e lutou contra George Foreman no Zaire, em 1974.



Ficha Técnica

Ali

Título original: Ali

Direção: Michael Mann

Elenco: Will Smith, Jamie Foxx e Jon Voight

Tempo de duração: 157 min

Ano de lançamento: 2001




7 - Menina de Ouro
(2004)


Menina de Ouro, 2004

Afastado de sua filha, Frankie (Clint Eastwood) é um treinador que foge do convívio social e tem como amigo apenas um ex-lutador de boxe. Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) entra em cena e, depois de muita insistência, ele aceita transformá-la em uma grande pugilista. O destino acaba levando os dois personagens a escolhas angustiantes tanto dentro como fora do ringue. Com ótima atuação do elenco, o filme aborda a questão da eutanásia e levou o Oscar de Melhor Filme, Diretor (Clint Eastwood), Atriz (Hilary Swank) e Coadjuvante (Morgan Freeman).



Ficha Técnica

Menina de Ouro

Título original: Million Dollar Baby

Direção: Clint Eastwood

Elenco: Hilary Swank, Clint Eastwood e Morgan Freeman

Tempo de duração: 132 min

Ano de lançamento: 2004



8 - A Luta pela Esperança (2005)


Russel Crowe interpreta o pugilista Jim Braddock, conhecido como Cinderella Man, aposentado prematuramente por conta de uma sequência de derrotas que, para sustentar a família, aceita substituir um lutador na última hora. Durante a luta ele surpreende, ganha, retoma a carreira e briga pelo título mundial. Com a direção de Ron Howard (Uma Mente Brilhante), o drama tem como plano de fundo a Grande Depressão dos EUA e recebeu três indicações ao Oscar.



Ficha Técnica

A Luta pela Esperança

Título original: Cinderella Man

Direção: Ron Howard

Elenco: Russell Crowe, Renée Zellweger e Craig Bierko

Tempo de duração: 144 min

Ano de lançamento: 2005



9 - Tyson
(2008)

Campeão dos pesos pesados mais jovem da história e de personalidade agressiva, Mike Tyson foi por muito tempo o ídolo de uma geração, até entrar em diversas polêmicas cair dentro e fora do ringue. O documentário de James Toback apresenta ao público o retrato íntimo de um ex-pugilista abatido, fazendo um exame de sua vida, a infância nas ruas violentas do Brooklyn, a condenação por estupro e a mordida na orelha de Evander Holyfield.




Ficha Técnica

Tyson

Título original: Tyson

Direção: James Toback

Elenco: Mike Tyson, Mills Lane e Trevor Berbick

Tempo de duração: 90 min

Ano de lançamento: 2008




10 - O vencedor (2011)


Dirigido por David O. Russell, o filme traz o boxe para a narrativa baseada em fatos reais de Micky Ward (Mark Wahlberg), um boxeador com problemas familiares que perde todas as lutas que disputa. Para superar esse estigma e melhorar sua vida, ele precisa optar entre os ensinamentos de seu irmão e treinador Dicky Ecklund (Christian Bale) - uma lenda do boxe que desperdiçou seu talento com bebidas e drogas - ou os conselhos de sua namorada Charlene (Amy Adams).

O longa disputa em seis categorias o prêmio da Academia, entre elas Melhor Filme, Diretor, Atrizes Coajuvantes (Amy Adams e Melissa Leo) e Ator Coadjuvante, com a incrível atuação de Christian Bale (de Batman - O Cavaleiro das Trevas), que teve que perder 10 quilos para viver um viciado em crack e é um dos franco favoritos na categoria.



Ficha Técnica

O Vencedor

Título original: The Fighter

Direção: David O. Russell

Elenco: Mark Wahlberg, Christian Bale e Amy Adams

Tempo de duração: 114 min

Ano de lançamento: 2011



*Fotos: Imdb

Atualizado em 1 Dez 2011.