Guia da Semana

Madagascar vem aí!

A nova animação da DreamWorks finalmente chega às telonas. Saiba mais sobre o filme e confira a entrevista com Heloísa Périssé

Por Meriane Morselli



Sucesso de público nos Estados Unidos, com arrecadação superior a US$ 100 milhões desde sua estréia, Madagascar finalmente estréia no Brasil. Com tecnologia diferente da usada nos outros longas dos estúdios DreamWorks, como O Espanta Tubarões e Shrek, a animação usa uma técnica desenvolvida recentemente. A diferença para as outras produções é que os animais mostrados em Madagascar têm pêlos, com movimentos e textura muito reais. A dificuldade é o tempo que o processo leva, pois os fios são manipulados um a um. Uma animação deste porte leva cerca de quatro anos, entre criação dos storyboards até o lançamento.

A história é sobre animais que vivem no zoológico de Nova York. Amigos de longa data, o leão Alex, a hipopótama Glória, a girafa Melman e a zebra Marty se metem numa grande confusão. Tudo começa quando o grupo de pingüins mafiosos planeja uma fuga para viver na Antártida. Isso faz com que Marty entre numa tremenda crise existencial e também queira largar tudo para voltar para a natureza. Enquanto o leão metido a celebridade tenta tirar essas idéias da cabeça do amigo, Glória tenta fazer tudo para que não haja desentendimentos, e o hipocondríaco Marty está preocupado com mais uma de suas pseudo doenças.

Cansado da vida monótona do zôo, o descolado Marty sai sozinho nas ruas de Nova York durante a madrugada. Ao se darem conta da ausência da zebra, os outros animais saem para resgatá-lo, mas acabam presos pela polícia, que decidem enviá-los de volta para seus habitats naturais. Só que um acidente durante o transporte, os leva para a paradisíaca ilha de Madagascar. A partir de então, começa uma briga entre a zebra, que está adorando ser livre e o leão, que quer voltar à sua vida de superstar no zoológico da cidade.

A adaptação do filme para a linguagem e o jeito brasileiro foi feita pela atriz e comediante Heloísa Périssé (foto), protagonista do famoso espetáculo teatral Cócegas e do seriado dominical Sob Nova Direção. Em entrevista, ela falou sobre o processo e disse que a tradução dos diálogos manteve as características de cada personagem. A atriz dubla a hipopótama Glória e contou que ficou dez horas em estúdio para gravar emprestar sua voz à personagem. "A maior dificuldade foi falar de acordo com o tempo em que o personagem mexia a boca", revela.

Foi o primeiro trabalho de dublagem e adaptação que Heloísa fez em sua carreira. Segundo ela, o problema foi o curto espaço de tempo (um mês) que teve para fazer a versão brasileira. A preocupação em trazer gírias e expressões nacionais foi a mesma que teve nos momentos adaptar a linguagem também para as crianças. A humorista também enfatiza a mensagem que o filme passa: "É uma história de amigos e a amizade é um valor que deve ser cultivado".

A próxima experiência de Heloísa Périssé no cinema será um musical sobre sua personagem Tati. Baseado em um famoso esquete apresentado por ela na peça Cócegas, que também vai virar filme, o longa tem previsão de início das filmagens para o começo o fim deste ano. A primeira versão do roteiro já está pronta, criada em cima do diário da adolescente. O lançamento deve ocorrer até julho de 2006.

Clique aqui e confira as animações que estréiam este ano.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 Filmes para ver em streaming e curtir o feriado no sofá

Neste Dia do Trabalho, assista aos melhores filmes em cartaz nos serviços de streaming

“La La Land” chega ao streaming para deixar seu feriado mais perfeito

Filme com Emma Stone e Ryan Gosling estreia no Looke, Now, Vivo Play e Google Play.

10 Filmes da seleção de Cannes que você vai querer ver em 2017

Biografia de Godard e novos filmes de Michael Haneke e Roman Polanski são destaques no festival

Filmes exibidos em Cannes têm desconto no streaming no mês de maio

Now e ITunes fazem promoção cinéfila para acompanhar o festival

26 remakes ou reboots que você nem acredita que estão nos planos de Hollywood

"Os Pássaros", "A Mosca" e "Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado" estão entre os filmes que podem ganhar novas versões nos cinemas

“Corra!” – terror sobre preconceito racial é uma das melhores coisas que você verá nos cinemas neste ano

Filme de Jordan Peele estreia no dia 18 de maio nos cinemas