Guia da Semana

Dos vermelhos sapatinhos de Dorothy até uma maluca viagem de balão, as aventuras do Mágico de Oz participam do imaginário das pessoas há mais de cem anos, quando foi publicado o primeiro livro do inglês L. Frank Baum, em 1901, dando sequência a uma série de histórias ocorridas na Terra de Oz.

+ Saiba quais filmes estreiam na semana
+ Conheça as adaptações de Anna Karenina no cinema
+ Musical O Mágico de Oz está em cartaz em SP

Depois de uma saga de livros lançados no século 20, a história foi para o cinema pela primeira vez em 1939, e ganhou, também, várias adaptações para o teatro. Agora, o mágico mais querido da literatura volta às telonas sob o título de Oz: Mágico e Poderoso, com direção de Sam Reimi, o mesmo da trilogia Homem Aranha, com estreia marcada para 8 de março.

Dessa vez, o famoso mágico é vivido por James Franco e o filme mostra um prelúdio da história conhecida pelo musical da década de 30. Em Oz: Mágico e Poderoso, Oscar Diggs ainda é um mágico de circo de ética duvidosa que é levado para a Terra de Oz, onde encontra três feiticeiras que não acreditam em seu trabalho - Mila Kunis, Rachel Weisz e Michelle Williams. Lá, ele precisa descobrir quem são as pessoas boas e más e lutar para realmente se tornar um mágico poderoso.

Conheça as outras versões do Mágico de Oz para o cinema abaixo:

O Mágico de Oz (1939)

O Mágico de Oz 1939

Do mesmo diretor de clássicos como E o Vento Levou e O Médico e o Monstro, Victor Fleming, a primeira adaptação da história do Mágico de Oz para o cinema foi lançada em 1939 e eternizou a canção "Somewhere Over the Rainbow". No musical, a garota Dorothy (Jude Garland) é levada por um furacão quando foge para salvar seu perseguido cachorrinho e vai parar na Terra de Oz. Sem saber como voltar para casa, ela conhece no caminho um espantalho que quer um cérebro, um homem lata que quer um coração e um leão covarde que quer ter coragem. Por isso, eles se unem para encontrar o famoso mágico para ajudá-los a realizar esses desejos. Neste filme, o mágico de Oz é vivido pelo ator Frank Morgan e aparece no final já velho.

O Mágico Inesquecível (1978)

O Mágico Inesquecível

Com direção de Sidney Lumet (12 Homens e Uma Sentença), na versão de O Mágico Inesquecível, a história ganha a Nova York dos anos 70 como cenário e astros da música no elenco. Não parece na foto, mas a Dorothy é a cantora Diana Ross e o espantalho é ninguém menos que Michael Jackson. Nesta versão urbana da história, Dorothy é uma professora de 24 anos que nunca saiu do bairro do Harlem e que viaja em busca do mágico de Oz ao lado de seus companheiros em uma aventura que resgata a cultura afro americana.

O Mundo Fantástico de Oz (1985)

O Mundo Fantástico de Oz

Com a atriz Fairuza Balk (Jovens Bruxas) ainda criança na pele de Dorothy, nesta versão a garota não consegue dormir de tanto pensar em seus amigos da Terra de Oz, onde esteve seis anos antes. Preocupada, a tia a leva ao médico e ela acaba escapando de um sanatório. Dessa fuga, Dorothy acorda na Terra de Oz novamente e encontra o local em ruínas com seus amigos homem lata e leão covarde transformados em pedra por um malvado rei que ela precisa enfrentar.


Os Muppets e o Mágico de Oz (2005)

Os Muppets e o Mágico de Oz

No filme dirigido por Kirk R. Tatcher, a garota Dorothy sonha em ser uma cantora famosa. Com a reprovação dos seus tios, ela vai chateada descansar em seu quarto que fica em um trailer. Levado por um ciclone, ela vai parar na Terra de Oz e encontra os companheiros homem lata, espantalho e leão covarde que são interpretados pelos Muppets Gonzo, o sapo Caco e o urso Fozzie. No elenco humano, as cantoras Queen Latifah e Ashanti, na pele da tia e de Dorothy, respectivamente, e o diretor Quentin Tarantino interpretando ele mesmo.

Por Mariana Morais

Atualizado em 7 Mar 2013.