Guia da Semana

Melhores filmes sobre músicos estrangeiros

Confira as 5 melhores cinebiografias musicais do cinema internacional

Depois de homenagear os melhores filmes sobre músicos brasileiros, é a vez de tirar do baú alguns dos clássicos internacionais: separamos um beatle, um pianista do jazz, um punk, uma francesa e até uma banda da qual você provavelmente nunca ouviu falar, mas que influenciou muita gente.

+ Confira os 5 melhores filmes sobre músicos brasileiros
+ Compare 8 filmes parecidos de Hollywood 
+ Saiba o que esperar do novo filme sobre Renato Russo 

Já adivinhou de quem estamos falando? Saiba quais são as 5 melhores cinebiografias de músicos estrangeiros:

 

O Garoto de Liverpool (2009)

Paul McCartney e John Lennon tocam juntos, ainda adolescentes

A adolescência de John Lennon, antes da primeira formação dos Beatles e da viagem histórica a Hamburgo, é o foco desta cinebiografia britânica que tem jeito de ficção. O drama pessoal do artista, criado pela tia mesmo vivendo próximo da mãe, vai construindo no jovem um sentimento ambíguo de independência e solidão, amor e amargura que vão marcar as composições do ídolo musical.

 

Anvil: The Story of Anvil (2008)

A banda Anvil se apresenta para um público animado

A história desta banda canadense lembra a da fictícia The Wonders, no filme de Tom Hanks, mas é real. Anvil é reconhecida como uma das maiores influências de bandas como Metallica e Anthrax, mas nunca alcançou o sucesso comercial. O diretor Sacha Gervasi (Hitchcock) acompanha os músicos durante uma turnê em 2006, quando os artistas já se renderam a outras vidas com empregos comuns, bem diferentes do sonho do rock.  

 

Piaf: Um Hino ao Amor (2007)

Marion Cotillard no papel de Edith Piaf

O vozeirão da francesa Edith Piaf marcou gerações de casais apaixonados, mas poucos sabiam de sua história conturbada até que a atriz Marion Cotillard a levou às telas em 2007. No filme dirigido por Olivier Dahan, descobrimos a infância da cantora – abandonada pela mãe, criada num bordel e acostumada à vida do circo, por acompanhar seu pai. Mesmo durante a bem sucedida carreira musical, Piaf não deixou de sofrer, enfrentando vícios e instabilidades até o fim.

 

Ray (2004)

Jamie Foxx no papel de Ray Charles

Jamie Foxx mergulhou no personagem e mereceu o Oscar por sua interpretação de Ray Charles – até hoje, há quem visualize seu rosto ao pensar no pianista e cantor de Hit The Road Jack e Georgia On My Mind. A história é mesmo digna de Hollywood: cego desde criança (quem não se lembra da cena em que garrafas de vidro mínguam em borrões de cor, para representar a perda de visão do garoto?). Depois, a paixão pelo sucesso e a relação de amor e ódio com as mulheres dá agilidade à trama, que também é pontuada por problemas com drogas.

 

Sid and Nancy (1986)

Chloe Webb e Gary Oldman fazem caretas na pele de Nancy e Sid Vicious

Um dos casais mais emblemáticos da história do rock (John e Yoko que se cuidem) ganhou sua retrospectiva dramática no filme de Alex Cox, com Gary Oldman no papel de Sid Vicious. Sid era o baixista da banda Sex Pistols e o símbolo de uma geração de jovens anarquistas (mesmo que bem apadrinhado pelo empresário Malcolm McLaren). Suas desavenças com o grupo começam quando ele se envolve com Nancy Spungen (Chloe Webb), mesma época em que começa a abusar das drogas e ver sua vida pública e pessoal desmoronar.

 

Atualizado em 5 Mai 2014.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Ator de “Power Rangers” faz homenagem à Chapecoense durante a CCXP 2016

Elenco do filme participa da terceira edição da feira de cultura pop em São Paulo

Veja os melhores cosplays da Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Evento acontece no São Paulo Expo entre 1 e 4 de dezembro

CCXP 2016 surpreende com vídeos exclusivos no segundo dia de evento

Cena de novo “Homem-Aranha” e trailer de “Planeta dos Macacos: A Guerra” foram destaques na sexta-feira

"Jumanji" tem estreia no Brasil adiada para 2018

Anúncio foi feito pela Sony durante a CCXP

Assista à entrevista exclusiva com Fiuk e Sandy sobre a animação "Sing - Quem Canta Seus Males Espanta"

Filme estreia no dia 22 de dezembro nos cinemas

"A Múmia": Remake com Tom Cruise ganha teaser e pôster

Estreia está agendada para junho de 2017