Guia da Semana

"Michael Kohlhaas – Justiça e Honra" promete ser um grande épico e desaponta

Estrelado por Mads Mikklesen, novo longa de Arnaud des Pallières não atende às expectativas

Após ser nomeado à Palma de Ouro em Cannes e ser o grande vencedor do prêmio francês César, "Michael Kohlhaas – Justiça e Honra" estreou nos EUA e Europa sem atender todas as expectativas; o filme chega ao Brasil na próxima quinta, 4 de dezembro, e o baixo ibope promete continuar o mesmo.

Baseado na novela homônima do alemão Heinrich von Kleist, o longa conta a história de um mercador que, após ser injustiçado por um nobre, começa uma revolta sangrenta em busca de vingança. Estrelado pelo ótimo Mads Mikklesen, esperou-se que "Michael Kohlhaas" fosse a próxima obra-prima do cinema - parece, entretanto, que o longa segue a velha reputação de histórias que agradam apenas os rígidos jurados de grandes festivais.

No século XVI, na região das Cévennes, o mercador de cavalos Michael Kohlhass leva uma vida feliz e próspera em família. Quando um nobre o trata injustamente, esse homem piedoso e íntegro monta um exército e põe o país a ferro e fogo para restabelecer seus direitos. 

Talvez outra expectativa nutrida pelo filme seja a grande história de ação prometida pela divulgação. Por ser um épico, espera-se, também, a grande direção de arte trazida por esse tipo de produção. Aqui, figurinos e fotografia ficam à altura de qualquer filme indie de baixo orçamento. "Michael Kohlhaas", no final das contas, deixou todos esses aspectos de lado para se concentrar em seu roteiro denso e permeado por reviravoltas psicológicas.

Falha mais uma vez por não apresentar nenhuma inovação, afinal, grande parte dos épicos tratam justamente de grandes vinganças e das relações hierárquicas de poder do contexto histórico/social da época em questão. Esteja atento às expectativas: "Michael Kohlhaas" pode agradar uns, porém o público mais exigente certamente ficará entediado. Encare se você gostar de um bom épico permeado por dramas psicológicos - e nada mais. 

Atualizado em 26 Nov 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Remake de "Rei Arthur" ganha novo trailer ao som de Led Zeppelin

Com direção de Guy Ritchie, longa chega aos cinema de maio

Emma Watson aparece cantando em novo vídeo de "A Bela e a Fera"

Atriz interpreta a canção "Belle", uma das primeiras do filme

Novos comerciais de "A Bela e a Fera" mostram cenas inéditas do filme

Live-action chega ao Brasil no dia 16 de março

Waiting for B. - documentário revela a rotina dos fãs que acamparam para ver show da Beyoncé

Filme integra a programação da Sessão Vitrine e estreia no dia 2 de março

15 Filmes imperdíveis que chegam aos cinemas em março de 2017

“A Bela e A Fera”, “Logan” e “Vigilante do Amanhã” estão entre as estreias do mês

"Mulher-Maravilha" ganha coleção de colecionáveis pela Funko

Lançamento vem para entrar no clima do novo filme da heroína