Guia da Semana

Ray Harryhausen, criador de seres fantásticos como a Medusa no filme Fúria de Titãs (1981) ou o exército de esqueletos em Jasão e os Argonautas (1963), morreu hoje em Londres, aos 92 anos. Harryhausen é considerado por muitos artistas o mestre dos efeitos especiais no cinema, tendo influenciado diretores como Tim Burton e Steven Spielberg.

+ Conheça a primeira escola de efeitos visuais da América Latina, em São Paulo
+ Confira a programação do Fantaspoa, festival de cinema fantástico de Porto Alegre
+ Saiba como será a edição carioca do Fantaspoa

Se, hoje, a imaginação dos diretores e roteiristas ganha vida com a ajuda do Chroma Key (a famosa tela verde, ou azul) e efeitos desenvolvidos no computador, houve um tempo em que cada elemento era paupável, fosse com maquiagens e fantasias, fosse com a técnica do stop-motion – usada tanto em animações quanto em filmes com atores. Harryhausen aperfeiçoou essa técnica, já utilizada em filmes como o King Kong de 1933, e deu a seus monstros mais vida e expressão do que alguns atores da época.

A técnica do stop-motion consiste em combinar um certo número de frames ou fotografias (normalmente 24) por segundo até criar movimento. Isso pode ser feito com bonecos em cenários próprios (como na animação O Estranho Mundo de Jack) ou em cenários reais (como em Fúria de Titãs), criando a ilusão de que a criatura contracena com o ator.

Por Juliana Varella

Atualizado em 8 Mai 2013.