Guia da Semana

Foto: IMDB

"Não há raça, religião, classe social ou orientação sexual que nos faça ser melhor do que outra pessoa", disse Sandra Bullock ao receber a estatueta de melhor atriz

Neste mês, Sandra Bullock, uma das queridinhas de Hollywood, foi do lixo ao luxo. Depois de receber o prêmio Framboesa de Ouro de pior atriz por sua atuação na comédia romântica Maluca Paixão, a ex-Miss Simpatia saiu da celebração mais cobiçada do cinema norte-americano com a estatueta de melhor atriz pelo papel de Leigh Anne, no filme Um Sonho Possível. Essa foi sua estreia na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (também conhecida como Academy), depois de mais de 20 anos de carreira e mais de 30 longas na bagagem. Conhecida por interpretar personagens cômicas e muito carismáticas, a atriz conquistou seu primeiro Oscar com uma personagem dramática, que também lhe rendeu o Globo de Ouro.

Aos 45 anos, ela demonstra grande maturidade artística, adquirida por meio de uma trajetória de sucesso. Seu rosto apareceu pela primeira vez nas telonas no filme Carrascos (1987). Mas foi 1993 o seu ano de consagração. Depois de atuar como par romântico do astro Sylvester Stallone em O Demolidor (1993), Sandra foi convidada a estrelar Velocidade Máxima (1994) ao lado de Keanu Reeves. O filme faturou mais de 120 milhões de dólares e a tornou uma celebridade internacional, já que passou para o primeiro escalão de Hollywood. Logo após, protagonizou a comédia romântica Enquanto Você Dormia (1995), que revelou o seu talento para despertar risos e estourou nas bilheterias, com faturamento de 85 milhões.

A partir de então, Sandra tornou-se a "Namoradinha da América", protagonizando diversas comédias românticas. Com uma beleza que foge aos padrões americanos, um forte carisma e um belo sorriso, a estrela conquistou o público. Em 2000, estrelou Miss Simpatia e encantou a todos com a agente do FBI que se disfarça de candidata à miss para descobrir os planos de um grupo de terroristas. Depois de 12 anos de Velocidade Máxima, a bela voltou a contracenar com Keanu Reeves em A Casa do Lago. Mas foi com A Proposta, em 2009, que a atriz deu início a uma guinada na sua carreira. Vivendo o papel de uma executiva antipática, recebeu diversos elogios da crítica e demonstrou versatilidade, o que lhe garantiu o Globo de Ouro de atriz cômica.

Foto: Divulgação

Sandra em A Proposta, que foi um grande sucesso de público e crítica

Outro lado

Além dos papéis cômicos e leves, ela já fez performances densas, como em Crash - No Limite, que ganhou o Oscar de melhor filme em 2005. No longa, ela interpreta a rica e mimada esposa de um promotor, que teve seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O assalto termina em um acidente que aproxima pessoas de diversas classes sociais de Los Angeles. Já em Confidencial (2006), que foi baseado no livro-reportagem À Sangue Frio, de Truman Capote, ela interpreta um escritora que acompanha seu amigo na viagem para o pequeno povoado de Holcomb, no Kansas. Eles vão procurar saber mais detalhes sobre o terrível assassinato dos quatro membros da família Clutter, mortos durante um assalto em casa.

Em Um Sonho Possível, a estrela mostrou que deve realmente ser levada a sério. Na trama, ela vive a história verídica de uma mãe de família que decide abrigar em sua casa um adolescente pobre e negro sem conhecê-lo e, assim, possibilita que ele desenvolva seu potencial, tornando-o um astro do futebol americano. Com essa mulher séria e forte, Sandra chamou atenção da Academia e chegou à Meca da profissão. "Eu não aspirava isso. Eu admirava (a premiação) e gostava de assistir como todos apresentavam ou recebiam os prêmios, mas não era uma coisa do tipo: 'um dia, quando eu ganhar o Oscar", declarou em entrevista coletiva após receber a estatueta de ouro de melhor atriz.

Foto: Divulgação

Cena de Um Sonho Possível, que foi dirigido por John Lee Hancock

Fora dos padrões

Para encarnar a sulista Leigh Anne, a atriz teve que mudar seu perfil e pintar o cabelo de loiro. Além disso, teve que usar peças extravagantes que contrastam com seu jeito descontraído de ser. Mas, apesar de ter um estilo despojado, a bela cuida muito do visual e está sempre em forma. Costuma praticar muito exercício físico para estar em dia com o corpinho, e não deixa de fazer pilates, kickboxin, musculação e corrida. Sua rotina também é preenchida com muita dedicação à família, já que em 2005 casou-se com o astro de um reality na TV, Jesse James. Ela também é madrasta dos três filhos de James, Chandler, Jesse Jr., e Sunny.

Sandra prefere ficar longe das especulações que envolvem o universo da sétima arte. No entanto, logo após a entrega do Oscar 2010, a mídia revelou um escândalo envolvendo seu casamento. De acordo com a revista InTouch, ela teria sido traída durante as filmagens de Um Sonho Possível. Segundo a publicação, Jesse James teria um caso de 11 meses com a modelo Michelle McGee. Para limpar a barra publicamente, em 18 de março, James encaminhou um comunicado à imprensa pedindo desculpas por sua traição. Ele alegou que grande parte das acusações feitas pela modelo são falsas, mas assumiu seus atos. "Só existe um culpado nesta situação toda e este sou eu. Por causa dos meus julgamentos errados eu mereço tudo de ruim que estou enfrentando agora", disse.

Longe ou não do burburinho e das perversidades que envolvem o mundo da fama, Sandra não perde o charme e está sempre pronta para viver novos papéis. Os convites não param e os roteiros se acumulam em sua mesa, porém seus próximos passos ainda não foram divulgados. Mas durante a coletiva, ela já deixou claro que sua grande paixão será sempre a comédia. "Só por que eu ganhei um Oscar, não quero parar nunca de fazer coisas que façam as pessoas rirem. Eu adoro fazer as pessoas rirem", disse.

Filmografia
1987 - Carrascos
1989 - Dinheiro Não é o Meu Negócio
1989 - O Desafio Final (TV)
1989 - Agitando em 57 ..
1989 - Assassinato no Central Park (TV)
1992 - Quando a Festa Acabar
1992 - Poção do Amor nº9
1993 - Recordações
1993 - Inferno Selvagem
1993 - O Demolidor
1993 - Um Sonho, Dois Amores
1993 - O Silêncio do Lago
1994 - Eu e a Máfia
1994 - Velocidade Máxima
1995 - A Rede
1995 - Enquanto Você Dormia
1996 - No Amor e na Guerra
1996 - Tempo de Matar
1996 - Corações Roubados
1997 - Velocidade Máxima 2
1998 - Making Sandwiches
1998 - Quando o Amor Acontece
1998 - Da Magia à Sedução
1998 - O Principe do Egito
1999 - Forças do Destino
2000 - Um Tira à Beira da Neurose
2000 - 28 Dias
2000 - Miss Simpatia
2002 - Cálculo Mortal
2002 - Divinos Segredos
2002 - Amor à Segunda Vista
2004 - Crash - No Limite
2005 - Obsessão
2005 - Miss Simpatia 2: Armada e Poderosa
2006 - Confidencial
2006 - A Casa do Lago
2007 - Premonições
2009 - Maluca Paixão
2009 - A Proposta
2009 - Um Sonho Possível


Atualizado em 6 Set 2011.