Guia da Semana

Nas teias do aranha

Veja a trajetória do personagem dos quadrinhos, criado na década de 60 por Stan Lee e Steve Ditko

Capa de Amazing Fantasy
Arte: Jack Kirby & Steve Ditko
Se fosse real, Peter Benjamin Parker completaria 45 anos em agosto de 2007. Nada mal para quem tem a disposição para combater o crime, subir e descer prédios de maneira extraordinária e ainda para defender seu grande amor, Mary Jane. Se rotina de super-herói não é fácil, a do Homem-Aranha é agitadíssima, dividindo espaço entre a tia May, a namorada, a luta contra os criminosos e o trabalho como fotógrafo, com o qual ganha dinheiro vendendo fotos exclusivas do aracnídeo em ação.

Segundo registros, a primeira aparição do personagem foi na edição de número 15 da revista Amazing Fantasy, em agosto de 1962. Os desenhistas que assinam a criação do Homem-Aranha são Stan Lee e Steve Ditko. Eles pediram autorização ao editor para publicar histórias do novo e então desconhecido herói na última edição da revista, que foi cancelada pela Marvel Comics.

Capa de The Amazing Spider Man
Arte: J. Scott Campbell
A história do personagem continuou assim que, em 1963, ele ganhou uma revista própria, batizada de The Amazing Spider Man. A publicação só foi permitida quando os executivos da editora notaram o sucesso que a aparição do herói provocou em Amazing Fantasy. Com boas tiragens e aceitação do público cada vez maior, Homem-Aranha foi visto nos quadrinhos em diversas séries lançadas pela Marvel. Fez história também na televisão, aparecendo em séries e animações ao longo das últimas décadas.

Grandes poderes, grandes responsabilidades

Introspecção e inteligência foram características que marcaram a adolescência do órfão Peter Parker. Foi criado pelos tios Benjamin e May Parker no bairro do Queens, em Nova Iorque, e nunca foi de muitos amigos e garotas. A mudança em sua vida ocorre durante uma visita ao um laboratório, no qual recebe uma picada de uma aranha mutante. O fato, aparentemente sem consequências maiores, o torna um herói, além de lhe conferir poderes extraordinários.

Gwen Stacy - Arte: Steve Rude
Peter só foi perceber o potencial que guardava quando tentou impedir a ação de um criminoso. Os instintos de aranha deram a ele força e uma percepção muito aguçada, além da resistente teia. Este ladrão foi o mesmo que acabou matando seu tio Ben tempos depois. Depois de tudo isso, se torna cada vez mais vigilante por seus atos e compreende que grandes poderes trazem grandes responsabilidades.

Cercado de inimigos que vivem ameaçando as pessoas que gosta, ele luta diariamente contra o crime nas ruas da cidade, tornando-se alvo de manchetes de jornais. Além disso, se aproxima de sua Mary Jane Watson, por quem se apaixona. Nos quadrinhos, seu primeiro amor foi a personagem Gwen Stacy (foto acima), que surgiu nas páginas das publicações da Marvel em 1965, sendo morta pelo vilão Duende Verde na edição número 121, de 1973.

A carreira em Hollywood



Tobey Maguire não chegava a ser um anônimo em Hollywood quando recebeu a confirmação de que estava escalado para viver o Homem-Aranha nos cinemas. Nada se compara, porém, à fama e ao atual cachê do ator. Estima-se que na segunda seqüência, ele ganhou US$ 17 milhões pelo trabalho.

Não está ainda confirmada a continuação da carreira de Peter Parker em Hollywood. Rumores dizem que Maguire finalmente se convenceu a participar de uma quarta seqüência. O diretor Sam Raimi e Kirsten Dunst não estariam confirmados, mas os executivos da Sony Pictures teriam dito que o filme sairá de qualquer forma.

Fotos: Divulgação Sony Pictures e Wikipedia

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

“Logan” e “A Bela e A Fera” são os filmes mais vistos nos cinemas em 2017; confira os números

Veja o balanço completo das bilheterias mundiais em 2017

15 Filmes que dão uma aula sobre preconceito racial

Títulos como “Moonlight” e “Estrelas Além do Tempo” têm colocado o tema no centro das atenções

Marvel Studios divulga pôsteres incríveis de "Guardiões Galáxia Vol 2"

Filme estreia nos EUA em 27 de abril

10 Filmes que você vai querer ver nos cinemas em abril

"Joaquim" e "Guardiões da Galáxia Vol. 2" estão entre os destaques do mês

Pennywise está assustador em nova foto de "It: Uma Obra-Prima do Medo"

Adaptação do livro de Stephen King estreia em setembro

Aquaman rouba a cena em novo teaser de "Liga da Justiça"; assista

Filme estreia no dia 16 de novembro