Guia da Semana

O Discurso do Rei

Filme conta a história real do Rei George VI, um homem que venceu barreiras e tornou-se um exemplo de líder para a Inglaterra

Ele sofria de uma gagueira nervosa e, por sua dificuldade em comunicar-se perfeitamente, sempre teve suas chances diminuídas frente às oportunidades. Mas, quando menos esperava, Bertie - interpretado por Colin Firth - viu-se diante do maior desafio de sua vida: assumir o reinado da Inglaterra.

Sem nenhuma expectativa de ascensão ao trono, o protagonista foi surpreendido com a morte do pai, o Rei George VI (Michael Gambon), e com a tumultuada abdicação ao trono pelo Rei Eduardo VII.

Na falta de alternativas, o herdeiro foi coroado rei. Mas, como se não bastasse o desafio do reinado, Bertie tinha pela frente uma nação à beira de uma guerra e que precisava, com urgência, de um líder com voz ativa - justamente o que faltava ao novo rei.


Fotos: Divulgação
No longa, o Rei George VI vence a gagueira e se torna exemplo para a nação inglesa


Sentindo as dificuldades e o sofrimento do marido, Elizabeth (Helena Bonham Carter) começou a procurar diversos tratamentos para a gagueira do rei. A futura Rainha Mãe, no entanto, encontrou esperanças em um método pouco ortodoxo, com o excêntrico terapeuta da fala, Lionel Logue (Geoffrey Rush).

Chega, então, a hora de George VI acreditar em si, superar a gagueira e fazer o discurso mais importante de sua vida. Veiculada no rádio para toda a nação, sua voz vai inspirar e unir seu povo para a iminente batalha contra os alemães na Segunda Guerra Mundial.

O longa, assinado por Tom Hooper, recebeu sete indicações ao Globo de Ouro, sendo vencedor na categoria melhor ator (Colin Firth). O Discurso do Rei também foi recordista de indicações ao Oscar, concorrendo a 12 estatuetas - entre elas, melhor filme, diretor, ator e roteiro original.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Apresentadores erram e dão Oscar para o filme errado; confira os vencedores

“Moonlight” vence e mostra reação do Oscar às polêmicas de 2016 e a Trump

17 filmes para assistir no NOW durante o feriado de Carnaval

De terror a animação, confira filmes que vão te entreter nesse feriado

Logan: "filme definitivo" do Wolverine chega aos cinemas

Longa marca a despedida de Hugh Jackman do personagem que viveu por 17 anos

Um Limite Entre Nós: filme indicado ao Oscar chega ao Brasil em cima da hora

Longa traz Denzel Washington e Viola Davis em atuações singulares

13 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir em casa agora mesmo

Do premiado “A Chegada” ao emocionante “Fogo no Mar”, veja quais são os filmes do Oscar para assistir no NOW

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil