Guia da Semana

O Garoto de Liverpool

Depois de um ano de atraso, chegou ao Brasil a história do membro mais polêmico dos Beatles

Foto: Divulgação


Após diversos cancelamentos de sua estreia, O Garoto de Liverpool ( Nowhere Boy, 2009) chegou aos cinemas no dia 3, menos de uma semana antes do aniversário de 30 anos de morte do polêmico Beatle. Assassinado em 8 de dezembro de 1980 por um fã, o cantor, que teria feito 70 anos em outubro de 2010, tem sua adolescência retratada no longa, dirigido pela inglesa Sam Taylor-Wood (do curta Love You More e de um dos sete curtas da série pornográfica 7 Vezes Erotismo).

O ano é 1957, e acompanhamos o jovem John Lennon (Aaron Johnson) que, aos 17 anos, vive com os tios Mimi (Kristin Scott Thomas) e George (David Threlfall). Com um espírito livre e libertino, o garoto estuda na conservadora escola Quarry Bank, em Londres, onde é constantemente reprimido por suas atitudes ousadas.

Após a morte do tio, John tem de viver com a rígida Mimi. Mas seu comportamento torna-se um incômodo para ela, que se sente impotente diante do despertar do rapaz. Eis que John, então, parte em busca de sua mãe, Julia (Anne-Marie Duff), que o abandonou ainda na infância e hoje vive com o marido Bobby (David Morrissey) e as duas filhas, Julia e Jackie.

Assim, indo contra as ordens da reservada Mimi, John começa a se encontrar às escondidas com a mãe, uma mulher ousada e espevitada, que aflora ainda mais o espírito aventureiro do rapaz. Com fortes pitadas de contornos incestuosos, Lennon e Julia começam a descobrir as afinidades que os unem. Nesse meio tempo, o amor à música desperta o desejo de John de criar uma banda. Ao ver Elvis Presley em um filme, o rapaz sente o rock´n roll pulsar em suas veias: ele muda de estilo e monta, com amigos do colégio Quarry Bank, a banda The Quarry Men, que daria origem aos Beatles.


Com Lennon, Pete Shotton (Josh Bolt), Colin Hanton (Sam Wilmott), alguns outros amigos e a posterior entrada de Paul McCartney (Thomas Sangster) e George Harrison (Sam Bell), The Quarry Men ganha certa fama em apresentações na cidade. Os meninos do rock começam a descobrir o estrelismo e o sucesso - embora o nome Beatles nem chegue a ser citado. Afinal, o filme não chega a 1960, ano em que a banda seria formada, com a entrada de Ringo Starr dois anos depois.


Com uma direção correta, que dá um ar de feel-good movie (mesmo com as cenas de forte apelo dramático), O Garoto de Liverpool tem, ainda, interpretações acima da média, com situações embaladas por (como era de se esperar) uma ótima trilha sonora. Johnson, que ficou mais conhecido pelo papel-título em Kick Ass - Quebrando Tudo (já com continuação confirmada para 2012) tem, aos 21 anos, carisma, talento e sensualidade latentes, fazendo dele um dos maiores trunfos do filme, embora ele não chegue a incorporar o próprio John Lennon.


E, ao mostrar a trágica e conturbada relação entre o músico, sua tia Mimi e a mãe Julia (que se tornou tema de uma canção homônima de Lennon), acompanhamos os traumas de infância que perseguem o jovem por longos anos - e talvez pela vida toda. Porém, aquele garoto de "lugar nenhum" (como predestinavam muitos e o próprio título original do filme revela) inicia uma jornada que o levaria a se tornar um dos maiores ídolos da música do século 20.

Leia as colunas anteriores de Leonardo Freitas:

José e Pilar

Reaprendendo a viver

O mundo era delas


Quem é o colunista: Um jornalista aficionado por cinema de A a Z.

O que faz: Dono do blog Dial M For Movies.

Pecado gastronômico: Lasanha.

Melhor lugar do Brasil: Qualquer lugar, desde que eu esteja com meus amigos.

Para Falar com ele: leonardo.g.freitas@gmail.com ou o siga no twitter (@leogfreitas)



 


 

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Primeiro trailer de "Planeta dos Macacos: A Guerra" é divulgado; assista

Terceiro longa da franquia estreia em julho de 2017

Primeiro trailer de "Homem Aranha: De Volta ao Lar" é divulgado; assista

Filme chega aos cinemas brasileiros em julho de 2017

Série baseada em “Evil Dead”ganha maratona gratuita em SP

Cine Phenomena exibe primeira temporada de “Ash vs Evil Dead” em dezembro

10 Motivos para ver a animação “Sing – Quem Canta Seus Males Espanta”

Filme chega aos cinemas no dia 22 de dezembro

“Pets” tem sessão gratuita para incentivar a adoção de animais

Cine Matilha exibe a animação em sessão aberta para cães e seus donos

7 Fatos sobre “Fallen” que você precisa saber antes de ir aos cinemas

Adaptação do primeiro livro da saga adolescente estreia no dia 8 de dezembro