Guia da Semana

A 37ª Mostra Internacional de Cinema traz cerca de 300 filmes a São Paulo, entre inéditos e clássicos, espalhados por mais de 20 salas na capital. Além de retrospectivas com filmes de Stanley Kubrick, Eduardo Coutinho e do filipino Lav Diaz, e de um panorama do cinema sul-coreano, também chegam à cidade longas descobertos nos principais festivais internacionais.

+ Confira a programação do dia 27/10 na Mostra
+ Consulte a programação completa da Mostra
+ Saiba quais são os filmes imperdíveis da Mostra

+ Conheça a programação grátis da Mostra
+ Veja quem são os diretores convidados da Mostra

O Guia da Semana selecionou os filmes mais comentados e promissores para ajudar você a montar sua programação na Mostra.

Confira o melhor da Mostra neste domingo, 27 de outubro:

Pressão Sanguínea (Blood Pressure, Sean Garrity, Canadá, 2012, 95 min, 18 anos)

Este suspense de produção independente gira em torno de uma mulher comum (Michelle Giroux): divorciada, mãe de dois adolescentes e dona de um emprego detestável como farmacêutica (daí o título). Um dia, ela recebe uma carta anônima de alguém que parece conhecê-la muito bem, e que se oferece para “ajudá-la”, por meio de uma série de pedidos misteriosos e crescentemente perigosos que vão se intercalando com presentes igualmente inexplicáveis.


22h20 - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 4

O Sol por Testemunha (Plein Soleil, René Clément, França, 1960, 115 min, 12 anos)

O clássico de 1960 de René Clement foi restaurado e está em cartaz na Mostra. O longa é uma adaptação do livro de Patricia Highsmith, “O Talentoso Ripley”, e traz Alain Delon no papel do jovem pobre e brilhante que planeja o assassinato de um amigo para roubar sua identidade.


17h35 - Cine Livraria Cultura 1

Nathan, o Sábio (Nathan Der Weise, Manfred Noa, Alemanha, 1922, 128 min, livre)

Dando sequência às projeções de clássicos alemães no Parque do Ibirapuera (que recebeu Nosferatu em 2012), a Mostra exibirá “Nathan, O Sábio”, de 1922. O longa é uma adaptação da peça escrita por Gotthorld Ephraim Lessing e discute as diferenças étnicas e religiosas a partir de um judeu (Werner Krauss), um cavaleiro e um sultão muçulmano. A cópia foi proibida durante a ascensão do nazismo e só voltou a ser encontrada em 1996.


20h - Parque Do Ibirapuera

Como Descrever Uma Nuvem (How to Describe a Cloud, David Verbeek, Holanda, 2013, 80 min, livre)

Gravado com poucos recursos, “Como Descrever Uma Nuvem” acompanha uma jovem musicista que volta à sua pequena cidade natal para cuidar da mãe, que acaba de ficar cega. Enquanto a garota tenta explicar o mundo com palavras, a mãe prefere encarar a situação de forma mais espiritual, “sentindo” os espaços e elementos.


22h - Espaço Itaú De Cinema - Augusta Anexo 5

Por Juliana Varella

Atualizado em 23 Out 2013.