Guia da Semana

Onde Assistir aos Filmes do Oscar 2012

A maioria dos filmes do Oscar 2012 estão em cartaz nos cinemas. Saiba onde assistir os longas que disputaram a estatueta

A Academia divulgou os grandes vencedores do Oscar 2012 na noite de domingo, 26. O destaque da edição foi o francês O Artista. Além deste, muitos longas vencedores e indicados estão em cartaz, outros têm data de estreia prevista para os próximos meses e alguns até já podem ser encontrados em DVD/ Blu-ray.

Confira os horários e salas de cinema que exibem os filmes que participaram da maior disputa de Hollywood.

* Clique nos títulos para saber mais informações: sinopse, trailers, local de exibição e horários

VENCEDORES:

O Artista

Grande vencedor da edição 2012 do Oscar, O Artista levou os prêmios de melhor filme, diretor, ator, trilha sonora original e figurino.

A história que homenageia o cinema mudo estreou sendo alvo de grande expectativa do público, já que recebeu 10 indicações ao prêmio.

 

 

 

A Invenção de Hugo Cabret

O filme assinado por Martin Scorsese liderava a lista de indicados com 11 categorias, mas levou cinco troféus em categorias técnicas (melhores efeitos visuais, edição de som, mixagem de som, direção de arte e fotografia).

A obra marca a estreia do diretor em uma produção em 3D e para o público infanto-juvenil.

 

 

 

A Dama de Ferro

Vencedor da categoria melhor maquiagem, o filme também rendeu a estatueta de melhor atriz para Meryl Streep (em sua 17ª indicação ao Oscar).

O filme lança um olhar humanizado sobre a mulher de forte personalidade que se destacou no cenário político do Reino Unido no século 20. No papel de Margaret Thatcher, a atriz Meryl Streep ganhou sua terceira estatueta. 

 
 


Os Descendentes

Estrelado por George Clooney (que estava entre os indicados na categoria melhor ator, mas perdeu para Jean Dujardin, de O Artista), o filme ganhou o troféu de melhor roteiro adaptado.

Na lista dos indicados, a produção também aparecia na disputa pelos títulos de melhor filme, diretor e montagem. 






Histórias Cruzadas

O filme que leva para as telonas o preconceito e a segregação racial da década de 60 rendeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante para Octavia Spencer. 

A obra ainda concorria aos prêmios de melhor filme e atriz (Viola Davis).

 

 


 

A Separação

O mais comentado filme estrangeiro que figurava na disputa ao Oscar 2012 confirmou o favoritismo e levou a estatueta. 

Inicialmente, o longa era uma das opções em cinemas mais alternativos de São Paulo, mas conseguiu espaço em salas do circuito comercial.

 

 

 

 

Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres

A história dirigida por David Fincher figurou entre as estreias de janeiro. A adaptação hollywoodiana para o suspense sueco venceu o Oscar na categoria melhor montagem, mas também recebeu indicação para melhor atriz (Rooney Mara).

 

 

 

 

 

Os Muppets

 
O filme, que estreou no dia 2 dezembro continua em cartaz em algumas salas para quem ainda não conferiu a nova aventura de Kermit, Miss Pig e toda a turma.

No Oscar 2012 o longa bateu a animação RIO (que concorria com uma canção de Carlinhos Brown) e levou a estatueta de melhor canção original.

 

 

 
 

Meia-Noite Em Paris

O filme assinado por Woody Allen estreou em junho de 2011 e não está mais em cartaz, mas já pode ser visto em DVD e Blu-ray. 

O filme, que também estava concorrendo nas categorias melhor filme e diretor (Woody Allen), levou a estatueta de melhor roteiro original.

 

 

 

 

INDICADOS:

Albert Nobbs

Protagonista do filme, Glenn Close estava entre as concorrentes ao prêmio de melhor atriz pela interpretação do personagem-título.

No longa, o mordomo Albert Nobbs é, na verdade, uma mulher que, na Irlanda do século 19, se traveste de homem para poder trabalhar e viver com o mínimo de dignidade.

A atriz perdeu o troféu para Meryl Streep (A Dama de Ferro).

 

 
 

Tão Forte e Tão Perto


Com Tom Hanks e Sandra Bullock no elenco, o drama estava entre os indicados aos prêmios de melhor filme ator coadjuvante.

O primeiro ficou para o longa francês O Artista, enquanto Christopher Plummer (Toda Forma de Amor) levou o segundo.

 

 


 

O Homem que Mudou o Jogo

Protagonizado por Brad Pitt (que concorreu na categoria melhor ator), o filme ainda constava entre os indicados ao Oscar 2012 como melhor filme ator coadjuvante (para Jonah Hill).

 

  

 

 

 

 

Cavalo de Guerra

A produção assinada por Steven Spielberg estava na expectativa do Oscar 2012. Indicado em seis categorias, entre elas melhor filme e fotografia, o longa acabou não vencendo em nenhuma.

Mas continua em cartaz para quem quiser conferir a obra.

 

 

 



As Aventuras de Tintim: O Segredo de Licorne

Também assinado por Steven Spielberg, o filme está em cartaz desde o dia 20 de janeiro. A superprodução ficou fora da categoria melhor animação por ter sido feita com a técnica de captura de movimentos, mas concorria ao prêmio de melhor trilha sonora original

O vencedor da categoria foi o filme O Artista.

 

 

 

 

Gato de Botas

Um dos candidatos ao título de melhor longa de animação estreou no dia 9 de dezembro, mas ainda se mantém em cartaz nos cinemas das principais capitais.

O filme perdeu a estatueta para o camaleão que sofre com crisa de identidade Rango (esta animação já pode ser conferida em DVD e Blu-ray).




 

Sete Dias Com Marilyn

O longa ainda não chegou ao Brasil (a previsão de estreia é 23 de março), mas estava entre os indicados nas categorias melhor atriz (Michelle Williams) e melhor ator coadjuvante (Kenneth Branagh).

 

 

 


 

Atualizado em 10 Abr 2012.

Por Jussi Maria e Mariana Viola
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Após polêmica, Bernardo Bertolucci desmente estupro em "Último Tango em Paris"

Diretor julgou repercussão como um "mal-entendido ridículo"

"Guardiões da Galáxia Vol. 2" tem o trailer mais assistido da história da Marvel

Continuação do longa de 2014 chega aos cinemas em abril de 2017

"Sully - O Herói do Rio Hudson" ganha nova data de estreia no Brasil

Filme em que Tom Hanks evita acidente aéreo teve lançamento adiado após tragédia com Chapecoense

Apresentador Jimmy Kimmel comandará o Oscar 2017

Notícia foi confirmada pela revista Variety

Assista à nova prévia de "Tamo Junto", comédia estrelada por Sophie Charlotte

Longa apresenta humor repleto de referências da cultura pop

Bertolucci revela que houve estupro em cena de "Último Tango em Paris" e revolta Hollywood

"Queria sua reação como garota, não como atriz", disse o diretor