Guia da Semana

Os pequenos grandes mestres


Dá para imaginar Jean Renoir subindo em uma árvore? Ou Fritz Lang fugindo de casa? Quem sabe Alfred Hitchcock levando uma bronca da mãe? Enquanto se é criança uma porção de acontecimentos vão moldando a personalidade. Para algo que parecia tão impactante hoje conseguimos reconhecer o quanto era na verdade singelo. Mas todo esse apanhado de momentos define, em maior ou menor escala, o adulto que somos hoje. Freud bem sabia o quanto a infância é decisiva.

Em meu passeio à 31º Mostra Internacional de Cinema tive o imenso prazer em me deparar com o francês Enfances, em português Infâncias. Infelizmente já adianto que, pela minha busca, até fevereiro de 2008 o filme não estréia. Cinco diretores e uma dupla elaboraram curtas-metragens que contavam um episódio da vida dos mestres Fritz Lang, Orson Welles, Jacques Tati, Jean Renoir, Alfred Hitchcock e Ingmar Bergman. Em quase uma hora e meia, permaneci curiosa para tentar descobrir quem pertencia a qual episódio.

Dirigido por Ismaël Ferroukhi, o capítulo O par de sapatos mostrava Jean Renoir de férias. Nesse tempo, o bem-nascido descobriu uma porção de coisas simples com um garoto pobre da mesma idade. Subir na árvore, espiar mulheres e assar na brasa um bicho que acabara de matar na floresta foram algumas das peripécias vividas por ele.

Já o episódio de Orson Welles, chamado O olhar de uma criança, mostra um pequeno drama. O garoto, vendo sua mãe adoentada, acreditava que ela não morreria enquanto ele estivesse olhando-a, literalmente. Lá ficou ele por muito tempo na maior preocupação e comprometimento, lutando pela vida da mãe e contra o próprio sono. Em Um segredo atrás da porta, dirigido por Yann Le Gal sobre Fritz Lang, mostra um menino de forte personalidade argumentar sobre política e viver sérios conflitos interiores em função disso. O choque de ideais e sentimentos fez com que ele corresse em busca de respostas.

Abra a porta, por favor, da dupla Joana Hadjithomas e Khalil Jorelge, retrata o constrangimento que Jacques Tati enfrentou ao ser praticamente um gigante perto dos colegas de classe. Sempre tem aquele que é o mais baixinho, o mais gordinho, o magrelo que sofre com piadinhas. Eis que todos eles um dia têm o momento de revidar.

Short Night, algo como "breve noite", de Corinne Garfin, é a conexão mais forte para mim. O pequeno Alfred Hitchcock é deixado sozinho em casa. Como toda criança com forte imaginação começa a ver silhuetas onde nada existe e ouvir um mínimo barulho em um silêncio total. Todo apreensivo, o menino luta contra seus medos para "sobreviver" até os pais chegarem. Em preto-e-branco, o curta tem fortes cortes propositais de suspense. Nada mais de acordo quando se trata da infância daquele que é considerado por muitos o mestre desse gênero.

O Nascimento, de Saly Nebboi, é um episódio engraçado de Ingmar Bergman. Quando sua irmã nasceu toda aquela rotina masculina parecia estar abalada. Não só isso, mas agora a atenção dos pais seria disputada com a recém-chegada. A solução seria dar um fim no bebê. Claro que o plano não é concluído, mas me deixou a impressão da ligação familiar.

Fotos: Divulgação/site oficial do filme

Leia as colunas anteriores da Vanessa:
  • Vida e negócios: The Corporation levanta discussão acerca do consumo na sociedade contemporânea

  • Um filme para sentir: Conduzido por uma marcante trilha sonora, Baraka oferece interpretações diferentes para cada um

  • Raridade de Streisand: Yentl é um musical de 1983 que até concorreu ao Oscar

    Quem é a colunista: Vanessa Carvalho, atriz em processo, adora uma boa maratona de filmes, jogos de vídeo game e um papo descomprometido em uma mesa de bar.

    O que faz: Estudante de jornalismo e repórter da equipe do Guia da Semana.

    Pecado gastronômico: Tudo menos doce.

    Melhor lugar de São Paulo: Meu quarto, meu domínio.

    Fale com ela: vanessacarvalho_f@hotmail.com
  • Atualizado em 6 Set 2011.

    Compartilhe

    Comentários

    Outras notícias recomendadas

    7 Fatos sobre “Fallen” que você precisa saber antes de ir aos cinemas

    Adaptação do primeiro livro da saga adolescente estreia no dia 8 de dezembro

    4 Motivos para ver “A Qualquer Custo” nos cinemas

    Filme com Chris Pine e Jeff Bridges chega aos cinemas em janeiro

    "50 Tons Mais Escuros" ganha trailer inédito; confira

    Novo vídeo do longa está mais caliente do que nunca!

    Clássico de Chaplin tem sessão gratuita no Auditório Ibirapuera

    Exibição encerra a programação do centenário de Paulo Emílio Sales Gomes

    Saiu o primeiro teaser de "Homem Aranha: De Volta ao Ler"; vem assistir!

    Trailer completo será divulgado nesta quinta-feira

    Mais de 20 fotos inéditas de "Transformers: O Último Cavaleiro" vazam na internet; confira

    Próximo longa da franquia estreia em junho de 2017