Guia da Semana

Oscar 2007: vencedores, decepções e surpresas

Os vencedores Forest Whitaker, Jennifer Hudson, Helen Mirren e Alan Arkin

O mundo voltou os olhos para o Kodak Theatre nesse domingo, dia 25. Em Los Angeles, foi realizada a festa mais importante do cinema mundial. Algumas surpresas marcaram a premiação, enquanto outras estatuetas já tinham donos praticamente certos.

Entre as celebridades que mais brilharam no Oscar 2007 estão Martin Scorsese, que levou o troféu de Melhor Diretor, por Os Infiltrados, e Guillermo Del Toro, que fez a produção mexicana O Labirinto do Fauno faturar as estatuetas de maquiagem, direção de arte e fotografia.

Outro destaque foi Pequena Miss Sunshine, uma produção de baixo orçamento que teve custo total de US$ 6 milhões. Venceu em Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor Roteiro Original.

A maior decepção da noite talvez tenha sido Babel. O longa-metragem muito bem recebido nos cinemas, que concorria em sete categorias - inclusive Melhor Filme -, ficou apenas com o Oscar de trilha sonora original. Outra decepção foi Dreamgirls - Em Busca de um Sonho. O superindicado de 2007, com oito nomeações, levou em Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Hudson) e Melhor Som. O musical concorria com três músicas na categoria Melhor Canção e foi derrotado por Uma Verdade Inconveniente, que também ganhou como Melhor Documentário.

Para Melhor Atriz, aconteceu o esperado: a veterana Helen Mirren, de A Rainha, foi a vencedora. Forest Whitaker também liderava as apostas e foi escolhido o Melhor Ator de 2007.

Na categoria animação, Carros era o favorito, mas Happy Feet - O Pingüim faturou a estatueta. Da mesma forma ocorreu em Melhor Filme Estrangeiro, em que O Labirinto do Fauno era o provável vencedor, mas quem levou foi A Vida dos Outros (Alemanha).

Também não foi a noite de Clint Eastwood. Suas Cartas de Iwo Jima ficaram apenas com o Oscar de Melhor Edição de Som. O longa concorria como Melhor Filme. Segundo alguns, o fator que determinou o pouco destaque da produção foi o fato de ser falado em japonês.

Os que foram embora de mãos abanando no Oscar 2007 foram Vôo 93, Diamante de Sangue, Nota Sobre um Escândalo, Pecados Íntimos e Filhos da Esperança.

Foto: www.oscars.org

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Veja os melhores cosplays da Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Evento acontece no São Paulo Expo entre 1 e 4 de dezembro

CCXP 2016 surpreende com vídeos exclusivos no segundo dia de evento

Cena de novo “Homem-Aranha” e trailer de “Planeta dos Macacos: A Guerra” foram destaques na sexta-feira

"Jumanji" tem estreia no Brasil adiada para 2018

Anúncio foi feito pela Sony durante a CCXP

Assista à entrevista exclusiva com Fiuk e Sandy sobre a animação "Sing - Quem Canta Seus Males Espanta"

Filme estreia no dia 22 de dezembro nos cinemas

"A Múmia": Remake com Tom Cruise ganha teaser e pôster

Estreia está agendada para junho de 2017

Cahiers du Cinéma elege os melhores filmes de 2016

O brasileiro "Aquarius" aparece em quarto lugar na lista