Guia da Semana

Oscar 2007: vencedores, decepções e surpresas

Os vencedores Forest Whitaker, Jennifer Hudson, Helen Mirren e Alan Arkin

O mundo voltou os olhos para o Kodak Theatre nesse domingo, dia 25. Em Los Angeles, foi realizada a festa mais importante do cinema mundial. Algumas surpresas marcaram a premiação, enquanto outras estatuetas já tinham donos praticamente certos.

Entre as celebridades que mais brilharam no Oscar 2007 estão Martin Scorsese, que levou o troféu de Melhor Diretor, por Os Infiltrados, e Guillermo Del Toro, que fez a produção mexicana O Labirinto do Fauno faturar as estatuetas de maquiagem, direção de arte e fotografia.

Outro destaque foi Pequena Miss Sunshine, uma produção de baixo orçamento que teve custo total de US$ 6 milhões. Venceu em Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor Roteiro Original.

A maior decepção da noite talvez tenha sido Babel. O longa-metragem muito bem recebido nos cinemas, que concorria em sete categorias - inclusive Melhor Filme -, ficou apenas com o Oscar de trilha sonora original. Outra decepção foi Dreamgirls - Em Busca de um Sonho. O superindicado de 2007, com oito nomeações, levou em Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Hudson) e Melhor Som. O musical concorria com três músicas na categoria Melhor Canção e foi derrotado por Uma Verdade Inconveniente, que também ganhou como Melhor Documentário.

Para Melhor Atriz, aconteceu o esperado: a veterana Helen Mirren, de A Rainha, foi a vencedora. Forest Whitaker também liderava as apostas e foi escolhido o Melhor Ator de 2007.

Na categoria animação, Carros era o favorito, mas Happy Feet - O Pingüim faturou a estatueta. Da mesma forma ocorreu em Melhor Filme Estrangeiro, em que O Labirinto do Fauno era o provável vencedor, mas quem levou foi A Vida dos Outros (Alemanha).

Também não foi a noite de Clint Eastwood. Suas Cartas de Iwo Jima ficaram apenas com o Oscar de Melhor Edição de Som. O longa concorria como Melhor Filme. Segundo alguns, o fator que determinou o pouco destaque da produção foi o fato de ser falado em japonês.

Os que foram embora de mãos abanando no Oscar 2007 foram Vôo 93, Diamante de Sangue, Nota Sobre um Escândalo, Pecados Íntimos e Filhos da Esperança.

Foto: www.oscars.org

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil

“Silêncio”: 3 motivos para ver o novo filme de Scorsese (e 3 para pensar duas vezes)

Longa traz Andrew Garfield e Adam Driver como padres jesuítas

Playarte Splendor inaugura novo cardápio para ser degustado no cinema

Praticidade é o foco dos novos petiscos da Sala Vip

Cinema nacional tem crescimento expressivo em 2016

Filmes brasileiros atraíram 30,4 milhões de espectadores no último ano

"La La Land" ganha vídeo em versão 8-Bit e você precisa assistir!

Com 14 indicações, musical é a grande apostar do Oscar 2017

Filmes com mulheres protagonistas em Hollywood bate recorde em 2016

Estudo mostra que 29% dos filmes com maiores bilheterias foram estrelados por mulheres