Guia da Semana

Pais e Filmes

O Guia da Semana comemora o dia dos pais com uma seleção de filmes que retratam o relacionamento entre pais e filhos

No segundo domingo de agosto é comemorado o Dia dos Pais. O Guia da Semana não se esquece dessa figura e prepara uma homenagem inspirada pela sétima arte.

>> Confira uma lista de sugestões de presentes para os pais
>> Veja a página especial de Dia dos Pais do Guia da Semana
>> Saiba as estreias da semana no cinema

Diversos filmes, desde animações, passando por dramas e até comédias, retrataram nas telonas o relacionamento entre filhos e seus pais. Em alguns casos, um relacionamento difícil, em outros, repleto de felicidades, mas sempre com uma coisa em comum: o amor de ambas as partes.

E o seu relacionamento com seu pai, pode ser comparado a algum desses filmes? 

O Poderoso Chefão (1972)

Já diria Don Vito Corleone: "Um homem que não se dedica a familia nunca será um homem de verdade". Sábias palavras vindas do personagem insterpretado por Marlon Brando no filme vencedor de três Oscar, em 1973. Corleone é a grande figura de um paizão, capaz de fazer de tudo não só por seus filhos, mas também afilhados e aqueles que o respeitam.

O Rei Leão (1994)

Num dos mais conhecidos filmes da Disney, o pequeno leão Simba presencia a morte de seu pai, o rei Mufasa. Assustado e acusado de ser o responsável, o leãozinho foge do reino, mas nunca se esquece dos ensinamentos que seu pai lhe deixou.

Um Herói de Brinquedo (1996)

Para compensar uma falha e agradar ao filho, Arnold Schwarzenegger é capaz de tudo na comédia Um Herói de Brinquedo. Sua missão é, às vésperas do Natal, conseguir um boneco Turbo-Man para o garoto; o problema é que o brinquedo está esgotado em todas as lojas. Mas ele não quer decepcionar o filho e, para isso, entra em diversas confusões.

A Vida é Bela (1997)

A comédia dramática italiana rendeu o Oscar de melhor ator a Roberto Benigni (que também dirigiu o longa) e ainda levou a estatueta de melhor filme estrangeiro. O filme retrata os esforços de um pai amoroso para que seu filho não perca a magia da infância mesmo estando dentro de um campo de concentração judeu em meio à Segunda Guerra Mundial.

O Paizão (1999)

Adam Sandler é Sonny Kaufax, um cara sem nenhuma responsabilidade na vida, até que resolve provar que é capaz de se comportar como um adulto. Para isso, ele resolve adotar um menino de cinco anos que foi deixado na porta de seu apartamento e educá-lo a seu próprio modo. Com o passar dos dias, o amor entre eles cresce e o paizão decide realmente lutar para ficar com o garoto.

Uma Lição de Amor (2001)

Com uma emocionante atuação de Sean Penn e Dakota Fanning, o drama relata uma história de amor genuíno. Penn vive Sam Dawson, um homem com deficiência mental que conta com a ajuda de amigos para criar sua filha. Porém, aos sete anos ela começa a ultrapassar a idade mental do pai e isso chama a atenção de uma assistente social que quer tirar a garota do pai.

Procurando Nemo (2003)

No longa da Pixar vencedor do Oscar de melhor animação, o peixe palhaço Marlin perde sua esposa e quase todos os seus ovos num ataque de barbacuda. O único sobrevivente foi Nemo, um peixinho esperto por quem o pai é capaz de fazer tudo. O momento de maior desespero de Marilin é quando Nemo resolve descobrir o que existe no mar aberto e acaba se perdendo. O pai superprotetor começa, então, uma aventura pelo mar desconhecido atrás do peixinho.

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003)

Tim Burton dirige o filme sobre Edward Bloom (vivido por Albert Finney), um contador de histórias inveterado, e William Bloom (Billy Crudup), seu filho jornalista que se sente enganado e não aceita o modo como o pai fantasia a realidade. Mas Ed está prestes a morrer e, a pedido da mãe, Will deve tentar se reaproximar do pai. Ele começa, então, a recordar dos tempos em que era criança e das histórias que ouvia do jovem pai (interpretado por Ewan McGregor). 

2 Filhos de Francisco (2005)

O diretor Breno da Silveira levou para o cinema a história de Zezé Di Camargo e Luciano. Tudo começou quando Francisco Camargo, um lavrador de Pirenópolis, cidade do interior de Goiás, decidiu investir em seu sonho de transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja.

À Procura da Felicidade (2006)

Will e Jaden Smith, pai e filho na vida real, protagonizam o filme sobre esperança e perseverança com roteiro baseado numa história real. Na trama, o pai de família Chris Gardner enfrenta dificuldades financeiras vendendo aparelhos médicos que ninguém quer comprar e trabalhando como estagiário não remunerado numa importante corretora de ações. Como se a situação já não fosse ruim, ele é abandonado pela mulher e obrigado a deixar o apartamento onde mora, mas sem deixar o filho desamparado em momento algum.

O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983)

Star Wars não era uma história sobre pai e filho até o momento em que Darth Vader revela a Luke Skywalker que ele é seu pai em O Império Contra-Ataca . Talvez uma das surpresas mais marcantes da história do cinema, ditou o tom de O Retorno de Jedi, onde Luke ainda acredita que há bondade no coração de seu pai, enquanto Vader tenta traze-lo para o lado negro da força.

Atualizado em 13 Ago 2012.

Por Mariana Viola
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

“Logan” e “A Bela e A Fera” são os filmes mais vistos nos cinemas em 2017; confira os números

Veja o balanço completo das bilheterias mundiais em 2017

15 Filmes que dão uma aula sobre preconceito racial

Títulos como “Moonlight” e “Estrelas Além do Tempo” têm colocado o tema no centro das atenções

Marvel Studios divulga pôsteres incríveis de "Guardiões Galáxia Vol 2"

Filme estreia nos EUA em 27 de abril

10 Filmes que você vai querer ver nos cinemas em abril

"Joaquim" e "Guardiões da Galáxia Vol. 2" estão entre os destaques do mês

Pennywise está assustador em nova foto de "It: Uma Obra-Prima do Medo"

Adaptação do livro de Stephen King estreia em setembro

Aquaman rouba a cena em novo teaser de "Liga da Justiça"; assista

Filme estreia no dia 16 de novembro