Guia da Semana

Piratas do Caribe 4 estreia

No quarto capítulo da saga, o capitão Jack Sparrow busca a Fonte da Juventude e tem um novo inimigo: o temido pirata Barba Negra

Foto: Imdb
 
Jack Sparrow (Depp) ao lado de seu inimigo-amigo de longa data, o capitão Barbossa (Geoffrey Rush).

Corre por toda Londres a notícia de que o famoso capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) está recrutando marujos para a sua mais nova missão: encontrar a lendária Fonte da Juventude. O problema é que o próprio Jack não sabe disso, afinal, está preso, sem dinheiro e, pior, sem navio. Nesse cenário, não é necessário muito mais do que uma fuga espetacular e a descoberta do farsante para ele se envolver nas aventuras de Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides), que estreia mundialmente dia 20 de maio, em 2-D, 3-D e IMAX 3-D.

Nessa nova história, Jack Sparrow cruza com uma mulher de seu passado, Angelica (Penelope Cruz), mas ele não tem certeza se o que há entre ambos é amor ou se ela é simplesmente uma trapaceira, que está atrás dele para encontrar a fonte de água milagrosa. A história se complica quando Angelica o obriga a subir a bordo do Queen Anne's Revenge, navio do pirata Barba Negra (Ian McShane - da série Deadwood). Jack não sabe quem temer mais: o novo inimigo ou a mulher de seu passado.

Foto: Imdb
 
Angelica (Penelope Cruz), Jack Sparrow (Deep) e o pirata Barba Negra (Ian Mcshane) a bordo do Queen's Anne Revenge.

Bastidores

Além de Johnny, Penelope e Ian, o elenco da quarta aventura da saga conta com o retorno do ator Geoffrey Rush, vivendo o vingativo capitão Hector Barbossa e a participação de Kevin R. McNally, como o marujo Joshamee Gibbs, parceiro de longa data do capitão Jack. O longa-metragem também traz a participação dos novatos Sam Claflin, como o missionário Philip Swift, e de Astrid Berges-Frisbey, vivendo a misteriosa sereia Syrena.

Diretor dos três primeiros filmes, Gore Verbinski não pode continuar no projeto - oficialmente porque as filmagens coincidiram com a produção do filme Rango (2011), com a qual já havia se comprometido. Assim, quem se tornou capitão desse navio foi Rob Marshall, diretor, entre outros, dos filmes Chicago (2002), Memórias de uma Gueixa (2005) e Nine (2009).

Novos Rumos

Foto: Imdb
 
O casal Will e Elizabeth no terceiro filme Piratas do Caribe: No Fim do Mundo.

Como a história de Will Turner (Orlando Bloom) e Elizabeth Swann (Keira Knightley), dois personagens importantes para a trama, foi solucionada em No Fim do Mundo (2007), terceiro filme da franquia, os roteiristas buscaram criar um novo enredo, mantendo alguns dos personagens favoritos do público, especialmente o capitão Barbossa, Joshamee Gibbs e, é claro, Jack Sparrow.

Assim, decidiram basear a trama no livro On Stranger Tides, escrito por Tim Powers em 1988, cujos direitos haviam sido comprados pela Walt Disney Pictures ainda na época do segundo longa-metragem, O Baú da Morte (2006). Na adaptação da história do livro para o ambiente de Piratas do Caribe, uma nova protagonista feminina foi criada com Angelica. A curiosidade é que, como a atriz espanhola Penelope Cruz acabou ficando grávida na época das filmagens, a produção contou com a participação da irmã dela, Mónica Cruz, como dublê de corpo nas cenas mais arriscadas. O irmão das duas, Eduardo, ainda está na trilha sonora do longa-metragem.

De forma geral, o antigo casal protagonista não faz a mínima falta para a história, o que torna Johnny Deep o grande destaque. Na pele do afetado capitão, ele continua divertindo o público com suas tiradas inspiradíssimas, como na sequência em que incita uma rebelião entre os prisioneiros do navio de Barba Negra. Obviamente, o plano não dá muito certo e dá direito a uma - das várias - sequências de ação da história. Rodado inteiramente com câmeras 3D, o filme é diversão garantida.

Festival de Cannes

Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images
 
Elenco do filme reunido em Cannes, na França: Sam Claflin, Astrid Berges-Frisbey, Geoffrey Rush, Penelope Cruz, Johnny Depp, o diretor Rob Marshall, o produtor Jerry Bruckheimer e o ator Ian McShane.

Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas teve sua estreia mundial durante o 64º Festival de Cannes, no mês de maio, quando foi exibido fora da competição. As críticas sobre o mais novo longa-metragem foram variadas: alguns especialistas preveem que o filme vai encontrar dificuldades para alcançar as marcas impressionantes das aventuras anteriores, apesar de seu lançamento em 3D.

Durante uma coletiva de imprensa, após a exibição do filme, Johnny Depp disse que serão feitas novas sequências caso o longa mantenha o sucesso. Se depender dos três filmes anteriores, que arrecadaram 2,7 bilhões de dólares nas bilheterias mundiais, o público tem tudo para assistir novas aventuras do capitão Jack Sparrow a partir de 2012.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

“Logan” e “A Bela e A Fera” são os filmes mais vistos nos cinemas em 2017; confira os números

Veja o balanço completo das bilheterias mundiais em 2017

15 Filmes que dão uma aula sobre preconceito racial

Títulos como “Moonlight” e “Estrelas Além do Tempo” têm colocado o tema no centro das atenções

Marvel Studios divulga pôsteres incríveis de "Guardiões Galáxia Vol 2"

Filme estreia nos EUA em 27 de abril

10 Filmes que você vai querer ver nos cinemas em abril

"Joaquim" e "Guardiões da Galáxia Vol. 2" estão entre os destaques do mês

Pennywise está assustador em nova foto de "It: Uma Obra-Prima do Medo"

Adaptação do livro de Stephen King estreia em setembro

Aquaman rouba a cena em novo teaser de "Liga da Justiça"; assista

Filme estreia no dia 16 de novembro