Guia da Semana

Foto: Imdb
Jack Sparrow (Depp) ao lado de seu inimigo-amigo de longa data, o capitão Barbossa (Geoffrey Rush).

Corre por toda Londres a notícia de que o famoso capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) está recrutando marujos para a sua mais nova missão: encontrar a lendária Fonte da Juventude. O problema é que o próprio Jack não sabe disso, afinal, está preso, sem dinheiro e, pior, sem navio. Nesse cenário, não é necessário muito mais do que uma fuga espetacular e a descoberta do farsante para ele se envolver nas aventuras de Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides), que estreia mundialmente dia 20 de maio, em 2-D, 3-D e IMAX 3-D.

Nessa nova história, Jack Sparrow cruza com uma mulher de seu passado, Angelica (Penelope Cruz), mas ele não tem certeza se o que há entre ambos é amor ou se ela é simplesmente uma trapaceira, que está atrás dele para encontrar a fonte de água milagrosa. A história se complica quando Angelica o obriga a subir a bordo do Queen Anne's Revenge, navio do pirata Barba Negra (Ian McShane - da série Deadwood). Jack não sabe quem temer mais: o novo inimigo ou a mulher de seu passado.

Foto: Imdb

Angelica (Penelope Cruz), Jack Sparrow (Deep) e o pirata Barba Negra (Ian Mcshane) a bordo do Queen's Anne Revenge.

Bastidores

Além de Johnny, Penelope e Ian, o elenco da quarta aventura da saga conta com o retorno do ator Geoffrey Rush, vivendo o vingativo capitão Hector Barbossa e a participação de Kevin R. McNally, como o marujo Joshamee Gibbs, parceiro de longa data do capitão Jack. O longa-metragem também traz a participação dos novatos Sam Claflin, como o missionário Philip Swift, e de Astrid Berges-Frisbey, vivendo a misteriosa sereia Syrena.

Diretor dos três primeiros filmes, Gore Verbinski não pode continuar no projeto - oficialmente porque as filmagens coincidiram com a produção do filme Rango (2011), com a qual já havia se comprometido. Assim, quem se tornou capitão desse navio foi Rob Marshall, diretor, entre outros, dos filmes Chicago (2002), Memórias de uma Gueixa (2005) e Nine (2009).

Novos Rumos

Foto: Imdb
O casal Will e Elizabeth no terceiro filme Piratas do Caribe: No Fim do Mundo.

Como a história de Will Turner (Orlando Bloom) e Elizabeth Swann (Keira Knightley), dois personagens importantes para a trama, foi solucionada em No Fim do Mundo (2007), terceiro filme da franquia, os roteiristas buscaram criar um novo enredo, mantendo alguns dos personagens favoritos do público, especialmente o capitão Barbossa, Joshamee Gibbs e, é claro, Jack Sparrow.

Assim, decidiram basear a trama no livro On Stranger Tides, escrito por Tim Powers em 1988, cujos direitos haviam sido comprados pela Walt Disney Pictures ainda na época do segundo longa-metragem, O Baú da Morte (2006). Na adaptação da história do livro para o ambiente de Piratas do Caribe, uma nova protagonista feminina foi criada com Angelica. A curiosidade é que, como a atriz espanhola Penelope Cruz acabou ficando grávida na época das filmagens, a produção contou com a participação da irmã dela, Mónica Cruz, como dublê de corpo nas cenas mais arriscadas. O irmão das duas, Eduardo, ainda está na trilha sonora do longa-metragem.

De forma geral, o antigo casal protagonista não faz a mínima falta para a história, o que torna Johnny Deep o grande destaque. Na pele do afetado capitão, ele continua divertindo o público com suas tiradas inspiradíssimas, como na sequência em que incita uma rebelião entre os prisioneiros do navio de Barba Negra. Obviamente, o plano não dá muito certo e dá direito a uma - das várias - sequências de ação da história. Rodado inteiramente com câmeras 3D, o filme é diversão garantida.

Festival de Cannes

Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images
Elenco do filme reunido em Cannes, na França: Sam Claflin, Astrid Berges-Frisbey, Geoffrey Rush, Penelope Cruz, Johnny Depp, o diretor Rob Marshall, o produtor Jerry Bruckheimer e o ator Ian McShane.

Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas teve sua estreia mundial durante o 64º Festival de Cannes, no mês de maio, quando foi exibido fora da competição. As críticas sobre o mais novo longa-metragem foram variadas: alguns especialistas preveem que o filme vai encontrar dificuldades para alcançar as marcas impressionantes das aventuras anteriores, apesar de seu lançamento em 3D.

Durante uma coletiva de imprensa, após a exibição do filme, Johnny Depp disse que serão feitas novas sequências caso o longa mantenha o sucesso. Se depender dos três filmes anteriores, que arrecadaram 2,7 bilhões de dólares nas bilheterias mundiais, o público tem tudo para assistir novas aventuras do capitão Jack Sparrow a partir de 2012.

Atualizado em 6 Set 2011.