Guia da Semana

Produções off-Hollywood

Confira alguns filmes que disputam as cinco vagas para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2008

www.oscars.org
Catherine Deneuve e Ken Watanabe aprentam a montagem que marcou a comemoração de 50 anos da categoria Melhor Filme Estrangeiro em 2007

Em 1º de outubro passado, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas encerrou as inscrições para filmes que almejam uma vaga entre as cinco disponíveis para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O anúncio dos finalistas ocorre em 22 de janeiro de 2008 e a cerimônia de premiação está marcada para 24 de fevereiro, em Los Angeles.

Quem pode colocar o pé na cerimônia mais importante do cinema representando o Brasil é O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger. Eleito por uma comissão e o Ministério da Cultura entre 18 produções nacionais, o longa desbancou o polêmico Tropa de Elite, causando uma discussão entre a opinião pública.

Fatos sobre o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro:
? Puderam participar este ano produções lançadas em seus países e que ficaram em cartaz pelo menos uma semana em circuito comercial entre 1º de outubro de 2006 e 30 de setembro de 2007.

? Para que Tropa de Elite pudesse entrar na disputa para a vaga brasileira, o longa ficou em cartaz uma semana num único cinema da cidade de Jundiaí.

? Era necessário que a predominância do idioma do filme fosse outra além de inglês e era preciso haver legendas em inglês.

? O Brasil nunca ganhou um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

? O país que mais ganhou prêmios na categoria foi a Itália, com um total de 13 estatuetas. Em seguida, vem França, com 12, e Espanha, com 4.

? O prêmio se tornou uma categoria própria em 1956.



Levar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro abre um verdadeiro leque de oportunidades para o vencedor, como a chance de ser projetado em diversos países, façanha complicada para longas produzidos no circuito off-Hollywood. Além de abrir fronteiras comerciais, ostentar um Oscar num país com estrutura cinematográfica em ascensão como o Brasil certamente impulsionaria investimentos na indústria.

Confira o que alguns países levarão para a disputa das cinco vagas para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2008!

França
O país europeu será representado por Persépolis, que levou o prêmio do júri em Cannes este ano. A animação é baseada na HQ de Marjane Satrapi e conta o drama de uma garota iraniana um tanto precoce durante a Revolução Islâmica. Entre os dubladores dos personagens está a divina Catherine Deneuve. No Brasil ainda não há data de estréia prevista e a distribuição será da Europa Filmes.

Romênia
O candidato do país é 4 meses, 3 semanas e 2 dias, de Cristian Mungiu. Com sessões concorridas durante o Festival do Rio e provável sucesso durante a Mostra de São Paulo, o filme revela a gravidez indesejada de uma mulher durante o fim do comunismo. Um homem é chamado para fazer o aborto e, ao notar que a gestação está mais avançada do que o esperado, faz suas exigências. O longa levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2007.

Alemanha
O país vencedor do Oscar deste ano de Melhor Filme Estrangeiro com A Vida dos Outros concorrerá em 2008 com Do Outro Lado, de Fatih Akin, vencedor na categoria melhor roteiro em Cannes. Construída como um mosaico, a produção alemã promove ligações entre seis personagens paralelos e concentra parte do enredo na saga de um homem que tenta encontrar a filha de uma ex-namorada de seu pai.

Canadá
Deny Arcand ostenta em sua coleção um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, conquistado em 2005, por Invasões Bárbaras. Volta a representar o Canadá com a comédia L´âge des ténèbres, que mostra a Montreal do futuro. Na cidade, um homem com um trabalho burocrático cria um mundo paralelo de tantas reclamações alheias que ouve no seu dia-a-dia.

Itália
La Sconosciuta, de Giuseppe Tornatore, é a esperança italiana no Oscar 2008. O país já concorreu 27 vezes ao prêmio, sendo que duas foram com produções de Tornatore, entre elas Cinema Paradiso. O filme deste ano revela a obsessão de uma mulher que tenta construir a vida na Itália, trabalhando como garçonete. Só que ela não pensa em outra coisa a não ser a riqueza de um casal de joalheiros que tem uma garotinha de 4 anos.


Veja a lista completa dos filmes selecionados

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Mais de 20 fotos inéditas de "Transformers: O Último Cavaleiro" vazam na internet; confira

Próximo longa da franquia estreia em junho de 2017

"O Círculo": Suspense com Tom Hanks e Emma Watson ganha primeiro trailer

Em 2017, os atores vão se encontrar nas telonas pela primeira vez

Após polêmica, Bernardo Bertolucci desmente estupro em "Último Tango em Paris"

Diretor julgou repercussão como um "mal-entendido ridículo"

"Guardiões da Galáxia Vol. 2" tem o trailer mais assistido da história da Marvel

Continuação do longa de 2014 chega aos cinemas em abril de 2017

"Sully - O Herói do Rio Hudson" ganha nova data de estreia no Brasil

Filme em que Tom Hanks evita acidente aéreo teve lançamento adiado após tragédia com Chapecoense

Apresentador Jimmy Kimmel comandará o Oscar 2017

Notícia foi confirmada pela revista Variety