Guia da Semana

www.oscars.org
Catherine Deneuve e Ken Watanabe aprentam a montagem que marcou a comemoração de 50 anos da categoria Melhor Filme Estrangeiro em 2007

Em 1º de outubro passado, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas encerrou as inscrições para filmes que almejam uma vaga entre as cinco disponíveis para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O anúncio dos finalistas ocorre em 22 de janeiro de 2008 e a cerimônia de premiação está marcada para 24 de fevereiro, em Los Angeles.

Quem pode colocar o pé na cerimônia mais importante do cinema representando o Brasil é O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger. Eleito por uma comissão e o Ministério da Cultura entre 18 produções nacionais, o longa desbancou o polêmico Tropa de Elite, causando uma discussão entre a opinião pública.

Fatos sobre o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro:
? Puderam participar este ano produções lançadas em seus países e que ficaram em cartaz pelo menos uma semana em circuito comercial entre 1º de outubro de 2006 e 30 de setembro de 2007.

? Para que Tropa de Elite pudesse entrar na disputa para a vaga brasileira, o longa ficou em cartaz uma semana num único cinema da cidade de Jundiaí.

? Era necessário que a predominância do idioma do filme fosse outra além de inglês e era preciso haver legendas em inglês.

? O Brasil nunca ganhou um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

? O país que mais ganhou prêmios na categoria foi a Itália, com um total de 13 estatuetas. Em seguida, vem França, com 12, e Espanha, com 4.

? O prêmio se tornou uma categoria própria em 1956.



Levar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro abre um verdadeiro leque de oportunidades para o vencedor, como a chance de ser projetado em diversos países, façanha complicada para longas produzidos no circuito off-Hollywood. Além de abrir fronteiras comerciais, ostentar um Oscar num país com estrutura cinematográfica em ascensão como o Brasil certamente impulsionaria investimentos na indústria.

Confira o que alguns países levarão para a disputa das cinco vagas para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2008!

França
O país europeu será representado por Persépolis, que levou o prêmio do júri em Cannes este ano. A animação é baseada na HQ de Marjane Satrapi e conta o drama de uma garota iraniana um tanto precoce durante a Revolução Islâmica. Entre os dubladores dos personagens está a divina Catherine Deneuve. No Brasil ainda não há data de estréia prevista e a distribuição será da Europa Filmes.

Romênia
O candidato do país é 4 meses, 3 semanas e 2 dias, de Cristian Mungiu. Com sessões concorridas durante o Festival do Rio e provável sucesso durante a Mostra de São Paulo, o filme revela a gravidez indesejada de uma mulher durante o fim do comunismo. Um homem é chamado para fazer o aborto e, ao notar que a gestação está mais avançada do que o esperado, faz suas exigências. O longa levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2007.

Alemanha
O país vencedor do Oscar deste ano de Melhor Filme Estrangeiro com A Vida dos Outros concorrerá em 2008 com Do Outro Lado, de Fatih Akin, vencedor na categoria melhor roteiro em Cannes. Construída como um mosaico, a produção alemã promove ligações entre seis personagens paralelos e concentra parte do enredo na saga de um homem que tenta encontrar a filha de uma ex-namorada de seu pai.

Canadá
Deny Arcand ostenta em sua coleção um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, conquistado em 2005, por Invasões Bárbaras. Volta a representar o Canadá com a comédia L´âge des ténèbres, que mostra a Montreal do futuro. Na cidade, um homem com um trabalho burocrático cria um mundo paralelo de tantas reclamações alheias que ouve no seu dia-a-dia.

Itália
La Sconosciuta, de Giuseppe Tornatore, é a esperança italiana no Oscar 2008. O país já concorreu 27 vezes ao prêmio, sendo que duas foram com produções de Tornatore, entre elas Cinema Paradiso. O filme deste ano revela a obsessão de uma mulher que tenta construir a vida na Itália, trabalhando como garçonete. Só que ela não pensa em outra coisa a não ser a riqueza de um casal de joalheiros que tem uma garotinha de 4 anos.


Veja a lista completa dos filmes selecionados

Atualizado em 6 Set 2011.