Guia da Semana

Os fãs de ficção científica entraram em polvorosa quando Riddley Scott anunciou que voltaria a produzir um filme da franquia Alien, 30 anos depois de sua última incursão no gênero com o clássico cult "Blade Runner". Em janeiro de 2011, a produção sofreu uma reviravolta e o cineasta veio a público dizer que o projeto se tornaria algo muito maior. Eis que surgiu a ideia para o filme Prometheus.

>> Confira os filmes que estreiam esta semana nos cinemas
>> Saiba quais foram as maiores bilheterias do final de semana
>> Veja um roteiro com o melhor das salas e mostras em SP

Com uma trama misteriosa, foi revelado de ínicio que o enredo do filme se passaria antes de Alien. No fim das contas, o projeto gerou uma nova história. Na sinopse, uma equipe de cientistas se envolve com o mistério da origem da humanidade na Terra, fazendo uma jornada aos confins do universo que testará seus limites físicos e mentais. Num mundo distante, eles descobrem respostas para nossos dilemas mais profundos e para o grande mistério da vida.

O Guia da Semana assistiu Prometheus e te conta algumas das polêmicas e motivos que fizeram o longa estar em alta em Holywood. O texto a seguir pode conter alguns spoilers (informações do filme) que podem estragar a supresa. Leia por conta e risco:

Prometeus é um prelúdio de Alien, O Oitavo Passageiro?

O Space Jockey faz aparição misteriosa em Alien

Sim e não. Os dois filmes se passam sim no mesmo universo, com explicações para o que era o "Space Jockey", aquele criatura gigante no comando da nave onde estavam os ovos dos alienigenas em Alien, e quem era Peter Weyland, um dos donos da empresa Weyland-Yutani que faz o terror de Ripley nos três filmes da franquia.

Porém, quem esperava respostas fáceis ficará decepcionado. Ridley Scott diz que sempre imaginou Prometheus como um filme que precisaria de uma continuação. Logo, espere um final aberto que acaba não se conectando com o começo de Alien, o Oitavo Passageiro. Pena para os fãs, que terão que esperar mais uma sequência para entender algumas dúvidas deixadas ao longo de duas horas.

Riddley Scott ainda está em forma?

Ridley Scott dirige o filme Prometheus

Depois de três décadas sem dirigir uma ficcção, Ridley Scott mostra que não perdeu a mão a filmar cenas tensas em mundos fantásticos. Os personagens ganham vida com efeitos especiais de primeira e uma fotografia muito bem produziada, apesar do roteiro não ser o ponto alto do longa.

Agora, se no elenco de Alien o destaque foi a revelação da atriz Sigourney Weaver; e em Blade Runner, Rutger Hauer roubou a cena, quem se destaca em Prometheus é Michael Fassbender. No papel de um robô com intenções duvidosas, o ator ganha a simpatia e ódio do público.

Eram os deuses astronautas?

Contrariando a grande briga entre o criacionismo e evolucionismo que rola nos Estados Unidos, o diretor britânico atribui a origem na vida na Terra ao intervencionismo, teoria que diz que a origem das espécies no planeta seria devido a visita de espécies alienígenas nos primórdios de nosso mundo.

No filme, a raça do Space Jockey é chamada de Engenheiros, povo que teria viajado ao redor do universo criando vida onde visitavam. O planeta (que de fato é uma lua) que a nave Prometheus vai visitar no longa, é na verdade uma base de encontro onde vários espécimes teriam encontrado um tenebroso fim.

Um 3D que vale a pena


Depois de filmes como Vingadores e Fúria de Titãs com 3D convertido, e com qualidade duvidosa, é bom ver um filme realmente filmado usando a tecnologia da terceira dimensão. Com uma qualidade semelhante a Avatar, os efeitos buscam mais dar profundidade para as cenas do que jogar coisas na direção de seus espectadores.

Por Edson Castro

Atualizado em 30 Nov 2012.