Guia da Semana

Quem nunca viu um filme com um rosto inocente de criança e se encantou pelo personagem vivido por ela? O cinema sempre foi palco de atores mirins que arrancam elogios da crítica e cada vez mais ganham personagens de notoriedade mundial, além de rios de dinheiro. Mas não se engane com esses anjinhos. Seja em um papel de comédia, drama ou até mesmo como vilões, os pequenos com o passar do tempo vão crescendo e se tornando nomes de peso no meio cinematográfico. Em alguns casos, conseguem acumular mais filmes do que suas próprias idades. Seguindo a linha de pimpolhos que não saíram de cena e prometem roubar as estatuetas mais disputadas do mundo daqui alguns anos - ou até mesmo nos dias de hoje - separamos alguns nomes que não caíram no temido esquecimento de Hollywood e prometem muitas surpresas ao público e crítica.

Talento nato

Foto: Imdb.com


Nascida em 1993 e prestes a completar 16 anos, Anna Sophia Robb ganhou notoriedade após viver personagens marcantes nas telonas como no remake de A Fantástica Fábrica de Chocolate, no papel da mimada Violet, e como uma das protagonistas da aventura Ponte para Terabithia. A jovem que adora fazer snowboard e rafting, foi descoberta após um comercial para o Mc Donald's e fez sua estréia na TV em 2004 nas séries Samantha: An American Girl Holiday e Drake & Josh.

Mesmo nova, coleciona um belo currículo. Anna surgiu no cinema somente em 2005, atuando como Opal, a personagem principal de Because of Winn - Dixie. Um anos depois, cedeu sua voz para o desenho animado Danny Phantom e em seguida assinou seu passaporte para a fama vivendo sua primeira protagonista em Ponte para Terabítia, um drama de fantasia ao lado também do ator mirim Josh Hutcherson.

Para 2010, já trabalha em Dear Eleonor, onde viverá uma jovem que, ao lado de uma amiga, cruza os Estados Unidos em 1962 diante da uma ameça cubana com a fabricação de mísseis. Dentre outros trabalhos da jovem estão ainda A Colheita do Mal, a aventura Spy School, o drama Sleepwalking, Jumper e Have Dreams, Will Travel onde vive uma criança obrigada a lidar com pais negligentes.

Promessa certa

Foto: Imdb.com


O ator norte-americano Joshua Ryan Hutcherson acaba de completar 17 anos e já mostra mais trabalho que muito veterano. Começou a atuar por volta de 2000 fazendo pequenos papéis em filmes e programas televisivos. Em 2005, ingressou nas telonas e ganhou reconhecimento mundial com ABC do Amor e Zathura, o que lhe rendeu elogios da crítica. No ano seguinte, o jovem apareceu em Férias no Trailer, como filho do personagem de Robin Williams. Ganhou ainda mais sucesso depois de viver o sonhador Leslie Burke, em Ponte para Terabithia.

O jovem que não gosta muito de ler e é fã de velocidade, trabalhou em 2008 no longa Viagem ao centro da Terra 3-D, com Brandon Fraser, e começou a gravar Winged Creatures. Ainda sem data prevista para chegar ao Brasil, o longa promete render polêmicas. Além do beijo entre o ator e Dakota Fanning, o filme fala sobre como pessoas que sofreram assaltos encaram a história.

Pequena grande menina

Foto: Imdb.com


A pequena Abigail Breslin, de apenas 13 anos, chama a atenção de todo o mundo com seu trabalho. Depois de se encantar pelo filme A Pequena Sereia e decidir seguir carreira artística, a atriz fez seus primeiros trabalhos aos três anos de idade, gravando comerciais. Com apenas seis foi convidada para seu primeiro longa, Sinais, onde interpretou a filha de Mel Gibson. Em seguida, participou de Um Presente para Helen, onde trabalhou com seu irmão, o também ator Spencer Breslin, e com a estrela Kate Hudson.

Em sua curta carreira de 14 longas, Abigail atuou não só no cinema, mas também fez participações em séries de televisão. Somente em 2006, com o filme independente Pequena Miss Sunshine, que a jovem cai nas graças do grande público da e crítica, interpretando o papel que dá título ao longa. A personagem ainda lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar como atriz coadjuvante. Em seguida, atuou em A Ilha da Imaginação ao lado de Jodie Foster e Gerard Butler. Depois disso, a pequena só colecionou elogios e acaba de viver o polêmico papel de Anna em Uma Prova de Amor ao lado de Cameron Diaz. Para 2010, atuará ao lado da amiga AnnaSophia Robb, em Dear Eleanor.

Mais filmes que idade

Foto: Imdb.com


Quando pequena, Dakota Fanning fazia parte de um grupo teatral e apresentava semanalmente uma peça infantil. Os organizadores logo perceberam seu talento e aconselharam seus pais a procurarem um agente. Não deu outra. Ao ver que a carreira de Dakota realmente tinha futuro, a família decidiu se mudar para a Califórnia e os trabalhos não demoraram a chegar. Entre aparições em séries como E.R., C.S.I e Spin City, Dakota estreou no cinema com apenas 6 anos no longa Uma Lição de Amor com Sean Penn, em 2000. Quatro anos depois, mostrou a que veio ao viver a pequena Lupita Martin Ramos, ao lado de Denzel Washington, em Chamas da vingança. Em seguida estrelou um dos maiores sucessos de bilheteria de 2005, o longa Guerra dos Mundos, ao lado de Tom Cruise.

Aos oito anos se tornou a mais jovem indicada ao Screen Actors Guild Award e precisou usar uma peruca castanho-escura para interpretar a personagem Emily Callaway em O Amigo Oculto e não correr o risco de ter sua imagem associada a trabalhos passados. Em 2009 foi considerada pela revista Forbes como a terceira mais rentável jovem de Hollywood e, não satisfeita, é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, tendo assim direito a votar no Oscar. Dakota acaba de participar da saga Crepúsculo, no segundo longa da série, Lua Nova e já garantiu presença no terceiro, Eclipse. Com uma filmografia que soma em média 30 trabalhos, para 2010 se prepara para viver mais uma personagem marcante no longa The Runaways, que aborda a história de uma banda de rock´n´roll formada somente por mulheres nos anos 70.

O elogiado

Foto: Imdb.com


O inglês Freddie Highmore, de 17 anos, fez sua estréia em filmes de longa-metragem com apenas sete anos de idade, em Conversas de Mulheres, contracenando com a atriz Helena Bonham Carter. Depois de mais alguns pequenos papéis na televisão, no mesmo ano fez Era uma vez Dois Irmãos e Cinco Criaturas e a Coisa. Daí em diante foi só se preparar para a fama. Convidado para viver Peter, no clássico Em Busca da Terra do Nunca ao lado de Johnny Depp, o garoto comoveu o público. A atuação rendeu o convite do próprio Johnny para que ele desse vida a Charlie, no remake de A Fantástica Fábrica de Chocolate, em 2005, papel que lhe deu grande reconhecimento.

No ano seguinte, participou do drama Um Bom Ano e protagonizou a fantasia francesa Arthur e os Minimoys, do qual dará sequência com mais dois longas em 2010. Em 2007 arrancou elogios em O Som do Coração, no papel de August, ao lado de Robin Willians e em seguida emprestou sua voz para o longa A Bússola de Ouro. Seguiu com As Crônicas de Spiderwick, onde vive o papel de gêmeos e foi indicado na categoria Melhor Ator no Young Artist Awards. Esse ano se prepara para a estréia de Astro Boy, interpretando o papel-título.

Eles cresceram nas telonas:
Jodie Foster
Brooke Shields
Mathew Broderick
Drew Barrymore
Elijah Wood
Kirsten Dunst
Lindsay Lohan
Sean Astin
Christina Ricci
Haley Joel Osment


Atualizado em 1 Dez 2011.