Guia da Semana

Safra nacional para 2010

Confira quais são as principais estreias de filmes produzidos no Brasil previstas para o próximo ano

Foto: Divulgação

Cena do filme Lula, O Filho do Brasil, dirigido por Fábio Barreto

A cada ano o cinema nacional ganha mais notoriedade, dentro e fora do país, e atinge um número maior de espectadores. Além disso, as produções brasileiras têm sido o grande celeiro de atores brilhantes e de jovens cineastas que esbanjam talento aos olhos do público. Em 2009, a indústria cinematográfica do Brasil mostrou grande força com a diversidade de temas e com filmes que angariaram grandes bilheterias, como Se Eu Fosse Você 2, visto por mais de 5 milhões de espectadores. Para 2010, já estão previstas estreias que prometem agitar as poltronas e quebrar recordes.

Em janeiro de 2010 chega às telonas o longa de Fábio Barreto (O Quatrilho), Lula, O Filho do Brasil, que retrata a trajetória presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O drama conta com Rui Ricardo Dias, Gloria Pires, Juliana Baroni e Cléo Pires nos papéis principais. Também estão previstas as estreias de mais três filmes brasileiros. O documentário Caro Francis, de Nelson Hoineff, mostra o percurso do polêmico jornalista Paulo Francis, morto em 1997. Já Os Inquilinos é um drama de Sérgio Bianchi, estrelado por Cássia Kiss e Caio Blat, que conta a história de vizinhos que perturbam a ordem de uma tranquila família. Só Dez Por Cento É Mentira, por sua vez, aborda vida e obra do poeta Manoel de Barros.

O documentário Mamonas, Prá Sempre! tem lançamento marcado para o mês do Carnaval. O filma apresenta os detalhes da meteórica carreira da banda paulista. Em fevereiro, Márcia Derraik e Simplício Neto levam para as telas o filme Onde a Coruja Dorme, sobre a relação do sambista Bezerra da Silva com seus compositores, que são pessoas anônimas dos morros cariocas e da baixada. Ainda nesse mês, os fãs de High School Musical poderão conferir a versão brasileira do musical do Disney Channel, dirigida por Cesar Rodrigues.

Foto: Divulgação

Os Inquilinos, de Sérgio Bianchi, chega ao cinemas em janeiro de 2010

Em março acontece o maior número de estreias, já que, até agora, há previsão de que dez produções brasileiras cheguem aos cinemas. Entre eles está Cinco Vezes Favela - Agora Por Nós Mesmos, que traz cinco histórias dirigidas por jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, sob a coordenação de Carlos Diegues. Eles foram treinados por meio de oficinas profissionalizantes de audiovisual ministradas por grandes nomes do cinema brasileiro. Haverá também a première do infantil Eu e Meu Guarda-chuva, de Toni Vanzolini, com Lucas Cotrim, Paola Oliveira e Daniel Dantas no elenco.

Raul - O início, o fim e o meio, de Walter Carvalho e Evaldo Mocarzel, poderá sem visto em abril. Como o nome já indica, o filme retrata a vida e obra de Raul Seixas. A biografia do líder espírita Chico Xavier também chega aos cinemas no mesmo mês, sob a direção de Daniel Filho. As Melhores Coisas do Mundo, drama de Laís Bodanzky, também faz parte dos lançamentos de abril. A produção exibe o cotidiano de um grupo de adolescentes e seus dilemas com as descobertas comuns dessa fase.

Maio marca a estreia de 400 contra 1 - A história do Comando Vermelho, com direção de Caco Souza. Protagonizado por Daniel de Oliveira e Daniela Escobar, o longa fala sobre as origens da poderosa organização criminosa que se originou no presídio de Ilha Grande. Já Caio Blat estrela Um Dia, drama de Jeferson De que narra a história de três amigos da periferia de São Paulo. A Suprema Felicidade, filme de Arnaldo Jabor interpretado por Jayme Matarazzo, Marco Nanini, Dan Stulbach e Maria Luiza Mendonça, também estreia em maio.

Nas férias de julho o público brasileiro poderá conferir Bruna Surfistinha - O Doce Veneno do Escorpião, filme de Marcus Baldini sobre a trajetória de Raquel, uma menina da classe média que decide tornar-se garota de programa, aqui protagonizada por Deborah Secco. Mas uma das estreias mais aguardadas de 2010 chega às telonas em 13 de agosto. Tropa de Elite 2 traz a continuação da trama policial que fez sucesso em 2007. Wagner Moura volta ao papel de capitão Nascimento para mostrar o que aconteceu depois de abandonar o BOPE. A produção de José Padilha conta com roteiro de Bráulio Mantovani (Linha de Passe).


Atualizado em 26 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Reese Witherspoon quer fazer "Legalmente Loira 3"

"As mulheres precisam desse tipo de positividade hoje em dia", disse a atriz ao E! News

10 Filmes da Sessão da Tarde para ver na Netflix

“Operação Cupido” e “Aventureiros do Bairro Proibido” estão entre os filmes nostálgicos em cartaz

“Estrelas Além do Tempo” revela as mulheres negras que mudaram a história da NASA

Longa inspirador e bem-humorado estreia no dia 2 de fevereiro nos cinemas

“A Cura”: diretor de “O Chamado” retorna ao terror com longa sinistro e hipnotizante

Filme chega aos cinemas no dia 16 de fevereiro

“O Poderoso Chefinho”: animação adorável sobre um bebê “adulto” estreia em março (e vai conquistar seu coração)

Filme explora a relação entre um menino de 7 anos e seu novo irmãozinho

Final do Super Bowl será transmitida ao vivo nos cinemas

Evento acontece no dia 5 de fevereiro e terá show de Lady Gaga no intervalo