Guia da Semana

Foto: Divulgação

Cena do filme Lula, O Filho do Brasil, dirigido por Fábio Barreto

A cada ano o cinema nacional ganha mais notoriedade, dentro e fora do país, e atinge um número maior de espectadores. Além disso, as produções brasileiras têm sido o grande celeiro de atores brilhantes e de jovens cineastas que esbanjam talento aos olhos do público. Em 2009, a indústria cinematográfica do Brasil mostrou grande força com a diversidade de temas e com filmes que angariaram grandes bilheterias, como Se Eu Fosse Você 2, visto por mais de 5 milhões de espectadores. Para 2010, já estão previstas estreias que prometem agitar as poltronas e quebrar recordes.

Em janeiro de 2010 chega às telonas o longa de Fábio Barreto (O Quatrilho), Lula, O Filho do Brasil, que retrata a trajetória presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O drama conta com Rui Ricardo Dias, Gloria Pires, Juliana Baroni e Cléo Pires nos papéis principais. Também estão previstas as estreias de mais três filmes brasileiros. O documentário Caro Francis, de Nelson Hoineff, mostra o percurso do polêmico jornalista Paulo Francis, morto em 1997. Já Os Inquilinos é um drama de Sérgio Bianchi, estrelado por Cássia Kiss e Caio Blat, que conta a história de vizinhos que perturbam a ordem de uma tranquila família. Só Dez Por Cento É Mentira, por sua vez, aborda vida e obra do poeta Manoel de Barros.

O documentário Mamonas, Prá Sempre! tem lançamento marcado para o mês do Carnaval. O filma apresenta os detalhes da meteórica carreira da banda paulista. Em fevereiro, Márcia Derraik e Simplício Neto levam para as telas o filme Onde a Coruja Dorme, sobre a relação do sambista Bezerra da Silva com seus compositores, que são pessoas anônimas dos morros cariocas e da baixada. Ainda nesse mês, os fãs de High School Musical poderão conferir a versão brasileira do musical do Disney Channel, dirigida por Cesar Rodrigues.

Foto: Divulgação

Os Inquilinos, de Sérgio Bianchi, chega ao cinemas em janeiro de 2010

Em março acontece o maior número de estreias, já que, até agora, há previsão de que dez produções brasileiras cheguem aos cinemas. Entre eles está Cinco Vezes Favela - Agora Por Nós Mesmos, que traz cinco histórias dirigidas por jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, sob a coordenação de Carlos Diegues. Eles foram treinados por meio de oficinas profissionalizantes de audiovisual ministradas por grandes nomes do cinema brasileiro. Haverá também a première do infantil Eu e Meu Guarda-chuva, de Toni Vanzolini, com Lucas Cotrim, Paola Oliveira e Daniel Dantas no elenco.

Raul - O início, o fim e o meio, de Walter Carvalho e Evaldo Mocarzel, poderá sem visto em abril. Como o nome já indica, o filme retrata a vida e obra de Raul Seixas. A biografia do líder espírita Chico Xavier também chega aos cinemas no mesmo mês, sob a direção de Daniel Filho. As Melhores Coisas do Mundo, drama de Laís Bodanzky, também faz parte dos lançamentos de abril. A produção exibe o cotidiano de um grupo de adolescentes e seus dilemas com as descobertas comuns dessa fase.

Maio marca a estreia de 400 contra 1 - A história do Comando Vermelho, com direção de Caco Souza. Protagonizado por Daniel de Oliveira e Daniela Escobar, o longa fala sobre as origens da poderosa organização criminosa que se originou no presídio de Ilha Grande. Já Caio Blat estrela Um Dia, drama de Jeferson De que narra a história de três amigos da periferia de São Paulo. A Suprema Felicidade, filme de Arnaldo Jabor interpretado por Jayme Matarazzo, Marco Nanini, Dan Stulbach e Maria Luiza Mendonça, também estreia em maio.

Nas férias de julho o público brasileiro poderá conferir Bruna Surfistinha - O Doce Veneno do Escorpião, filme de Marcus Baldini sobre a trajetória de Raquel, uma menina da classe média que decide tornar-se garota de programa, aqui protagonizada por Deborah Secco. Mas uma das estreias mais aguardadas de 2010 chega às telonas em 13 de agosto. Tropa de Elite 2 traz a continuação da trama policial que fez sucesso em 2007. Wagner Moura volta ao papel de capitão Nascimento para mostrar o que aconteceu depois de abandonar o BOPE. A produção de José Padilha conta com roteiro de Bráulio Mantovani (Linha de Passe).


Atualizado em 26 Set 2011.