Guia da Semana

Os cinéfilos paulistanos estão prestes a ganhar um novo espaço para assistirem aos clássicos. No dia 30 de janeiro, às 15h, será aberta ao público a sala Cinematographos, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida, na rua Cardoso de Almeida em Perdizes. A inauguração terá exibição de “São Paulo, Sinfonia da Metrópole” (1929), com trilha sonora ao vivo por Livio Tragtenberg.

A nova sala terá cerca de 80 metros quadrados e deve abrigar até 40 pessoas, em sessões semanais gratuitas. O nome, “Cinematographos”, faz referência à coluna que Guilherme de Almeida escreveu para o jornal O Estado de S. Paulo entre os anos 1920 e 1940, com críticas de filmes.

Confira a programação da inauguração da Sala Cinematographos:

Sábado, 30 de janeiro

15h - Solenidade Abertura da Sala Cinematographos, com a presença do Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araujo, da Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, Renata Motta, e do diretor executivo da Poiesis – Organização Social de Cultura, Clóvis Carvalho.

15h30 - Exibição do filme “São Paulo, sinfonia da metrópole”, de Rudolf Lustig e Adalberto Kemeny, com trilha sonora ao vivo por Livio Tragtenberg.

16h30 - Palestra sobre o filme e leitura da crítica escrita a ele por Guilherme de Almeida, em 1929, pelo coordenador do Projeto Cinematographos, Donny Correia.

17h - Palestra “A fotografia e as transformações urbanas na capital paulista”, por Luciana Fátima, sobre como as inúmeras transformações pelas quais a cidade de São Paulo passou ao longo de sua história e os registros fotográficos de tal evolução, permitem analisar o impacto no ambiente imaginário de alguns fotógrafos em diferentes momentos históricos.

17h40 - Exibição do filme “São Paulo, sinfonia e cacofonia”, de Jean-Claude Bernardet, com a presença de seu diretor e da montadora Maria Dora Mourão.

19h - Coquetel de encerramento.

Outras sessões confirmadas:

Sexta-feira, 19 de fevereiro

19h - Sessão Versátil: “Copacabana Mon Amour”, de Rogério Sganzerla

Para iniciar o ciclo de sessões, será exibido o clássico marginal de Rogério Sganzerla, Copacabana mon amour (1970), em cópia restaurada e com a presença da cineasta e atriz Helena Ignez (protagonista do filme), que participará de um bate-papo com Fernando Brito, curador da Versátil e com Donny Correia, coordenador da Sala Cinematographos.

Domingo, 21 de fevereiro

15h - Sessão Matinê: A Trilha Sonora de Marcello Tupynambá

A Sessão Matinê destina-se à projeção e discussão de temas relacionados ao cinema brasileiro clássico. Nesta primeira edição serão comentadas as participações do compositor modernista Marcello Tupynambá em trilhas de filmes como "Coisas nossas" (1931), "Honra e ciúmes" (1933) e "Angela" (1951). O músico, mestre em musicologia e bisneto do compositor, Marcelo Tupinambá Leandro, comentará aspectos do movimento modernista brasileiro e como seus principais representantes consideravam e atuavam no campo da cinematografia. Este evento conta com apoio da Cinemateca Brasileira.

Sábado, 27 de fevereiro

15h - CHAPLIN: 80 anos de um tempo moderno, por Donny Correia

"Tempos modernos", filme revolucionário e polêmico de Charles Chaplin, estreou nos Estados Unidos em 25 de fevereiro de 1936. Em 12 de junho do mesmo ano, após assistir à produção, Guilherme de Almeida publicou uma crítica a ela em sua coluna “Cinematographos”, no jornal O Estado de S. Paulo, classificando-a como “uma sátira aos (próprios) tempos modernos”, considerando a grande ousadia do diretor ao fazer um filme mudo numa época em que filmes sem diálogos já eram coisas da “pré-história” do cinema.

Para homenagear os 80 anos desta ousadia técnica e estética, convidamos o público a se vestir com elementos do traje do famoso personagem Carlitos e vir à Sala Cinematographos para ver (ou rever) “Tempos modernos” em cópia restaurada. Após a sessão haverá uma discussão em torno do filme, com a leitura da crítica escrita por Guilherme no calor da hora de seu lançamento.

Serviço:

Sala Cinematographos - Casa Guilherme de Almeida Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883.
www.casaguilhermedealmeida.org.br

Por Juliana Varella

Atualizado em 28 Mar 2016.